Buscar

Legislação Trabalhista e Previdenciária AV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0571_AV_201512657751 » LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201512657751 - ITALA MARIA VIANA
	Professor:
	CARLA SENDON AMEIJEIRAS VELOSO
	Turma: 9004/AD
	Nota da Prova: 5,0    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 1,5  Data: 11/06/2016 15:17:36
	�
	 ��1a Questão (Ref.: 201512902294)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	José Maria trabalhava na agricultura no cultivo e preparo do solo para a plantação. Na prestação dos serviços não tinha qualquer autonomia, já que era preciso entregar boa parte da produção para senhor feudal em troca da proteção militar e política. Não tinha liberdade, pois estava preso aos feudos tendo que trabalhar para o senhor feudal que era o dono da terra. Nessa época já havia normas de proteção ao trabalho?
	
	
Resposta: Não havia normas de proteção ao trabalhador, mas os trabalhadores dos feudos já reclamavam por melhores condições de trabalho.
	
Gabarito: Não. As normas de proteção do trabalho só passaram a surgir com a Revolução Industrial.
	
	�
	 ��2a Questão (Ref.: 201512984366)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Joana firmou contrato de trabalho, por 7 meses, para realizar o treinamento dos empregados de uma empresa acerca da implementação de um novo sistema. No final do prazo, a diretoria decidiu ampliar a formação dos trabalhadores, e prorrogou o contrato de trabalho de Joana por mais 3 meses. Mais uma vez, no final deste novo prazo, a diretoria resolveu prorrogar o contrato por mais 2 meses, quando foi encerrado definitivamente. Joana terá direito a receber, entre suas verbas rescisórias, a indenização de 40% sobre os depósitos de FGTS realizados ao longo do contrato? Justifique sua resposta.
	
	
Resposta: Não, visto que é um contrato por prazo que poderia se estender até no máximo 2 anos.
	
Gabarito: O contrato de trabalho por tempo determinado só pode ser prorrogado uma única vez. Sendo assim, a partir da segunda prorrogação, o contrato se tornou indeterminado, o que garante à Joana a percepção da indenização compensatória de 40% sobre os depósitos de FGTS.
	
	�
	 ��3a Questão (Ref.: 201512962533)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O princípio que possui como propósito tentar corrigir desigualdades, criando uma superioridade jurídica em favor do empregado diante da sua condição de hipossuficiente é especificamente o princípio da
	
	 
	condição mais benéfica
	
	primazia da realidade.
	
	dignidade da pessoa humana.
	 
	proteção
	
	boa-fé.
	
	�
	 ��4a Questão (Ref.: 201512981932)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considere as seguintes assertivas: I. A empresa que assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço é considerada empregadora; II. Empregado é toda pessoa física ou jurídica que presta serviços de natureza não-eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário; III. Empregado é toda pessoa física que presta serviços de natureza não eventual a empregador, sob a subordinação deste e mediante salário; IV. Como regra, o requisito pessoalidade do empregador é fundamental para a sua conceituação. Está integralmente correto o que se afirma APENAS em
	
	
	I e II.
	
	I, II e IV.
	
	I, III e IV.
	 
	I e III.
	
	III e IV.
	
	�
	 ��5a Questão (Ref.: 201513308996)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	João Carlos procura a loja Flores Brasil e se oferece para fazer as entregas com sua bicicleta, passando a fazê-lo diariamente, no horário de funcionamento da loja, recebendo orientações e semanalmente uma determinada importância por liberalidade da proprietária da floricultura. No tocante a estes fatos podemos dizer que estamos diante de um contrato de trabalho. Se sim, qual a sua forma. Assinale a alternativa correta.
	
	
	Não há nenhum vínculo entre as partes, e se houvesse o contrato de trabalho seria tácito;
	
	Não há nenhum vínculo entre as partes, e se houvesse o contrato de trabalho seria verbal;
	
	Nenhuma alternativa está correta;
	
	A um vinculo empregatício entre as partes, sendo o contrato na forma verbal;
	 
	A um vínculo empregatício entre as partes, sendo o contrato na forma tácita;
	
	�
	 ��6a Questão (Ref.: 201513477341)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Considerando que a definição de empregado está no artigo 3º da CLT, como sendo: toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob dependência deste e mediante salário. Questiona-se: O elemento salário é o pagamento do trabalho executado pelo empregado que está ligado com a:
	
	
	natureza sucessória para subsistência do empregado e seus familiares.
	
	natureza tributária para subsistência do empregado e seus familiares
	 
	natureza alimentar para subsistência do empregado e seus familiares.
	
	natureza previdenciária para subsistência do empregado e seus familiares..
	 
	natureza cambial para subsistência do empregado e seus familiares.
	
	�
	 ��7a Questão (Ref.: 201513498582)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a Legislação Trabalhisa vigente, em regra, não terá direito a férias o empregado que, no curso do período aquisitivo
	
	 
	deixar o emprego por iniciativa do empregador e não for readmitido dentro de 30 dias subsequentes à sua saída.
	 
	permanecer em gozo de licença, com percepção de salários, por mais de 30 dias.
	
	deixar de trabalhar, com percepção do salário, por mais de 15 dias, em virtude de paralisação parcial ou total dos serviços da empresa.
	
	tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 5 meses, embora descontínuos.
	
	tiver percebido da Previdência Social prestações de acidente de trabalho ou de auxílio-doença por mais de 3 meses, embora descontínuos.
	
	�
	 ��8a Questão (Ref.: 201513389498)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Qual o conceito e a importância da Estabilidade no emprego?
	
	
	A estabilidade de uma gratificação instituída em alguns países a ser paga ao empregado pela entidade patronal. O seu valor, embora variável, é geralmente aproximado ao de um salário mensal, podendo ser paga em uma ou mais prestações, de acordo com a legislação laboral de cada país.
	
	A estabilidade é a garantia de um valor devido ao empregado exposto a atividades periculosas , conforme algumas condições preestabelecidas pelo Ministério do Trabalho
	
	A estabilidade é a garantia que deve ser pago com acréscimo mínimo de 20% para trabalho efetuado entre as 22h00min e 05h00min na região urbana, e acréscimo mínimo de 25% para o trabalho rural efetuado entre as 21h00min e 05h00min na lavoura ou entre as 20h00min e 04h00min na pecuária.
	 
	A estabilidade é o direito de não ser despedido, senão em razão da prática de ato que tenha violado o contrato. A estabilidade real é a absoluta, a que resulta em reintegração do trabalhador e não se substitui por indenização, nem se quer com sua concordância.
	
	A estabilidade é a garantia devido ao empregado que trabalha em ambiente considerado insalubre, podendo ser de 10% (mínimo), 20% (médio) e 40% (máximo), tendo como base de cálculo o salário mínimo. É regrado pelo art. 192 da CLT.
	
	�
	 ��9a Questão (Ref.: 201513294599)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação:
	
	 
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	
	Não são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, são atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros:assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; somente o transporte coletivo e a captação e tratamento de esgoto e lixo.
	
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação.
	
	�
	 ��10a Questão (Ref.: 201513321879)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Considerando as regras do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, constituem-se em segurados obrigatórios os tipos de trabalhadores abaixo relacionados, EXCETO:
	
	
	Contribuinte Especial
	
	Empregado
	
	Empregado Doméstico
	 
	Aquele acima de 16 anos, que desejam integrar o sistema de previdenciário, apesar de não exercerem atividade remunerada.
	 
	Contribuinte Avulso

Outros materiais