Buscar

etica apol objetiva discursiva

Prévia do material em texto

Disciplina(s): 
Fundamentos Filosóficos da Educação
Ética e Educação
	Data de início: 
	20/11/2014 13:48 
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	20/11/2014 16:34 
Questão 1/10
No artigo, Röhr (2010) apresenta uma definição objetiva sobre a Educação. Qual é essa definição?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A educação é o caminho pelo qual os valores são apresentados ao educando.   
	
	B
	A educação corresponde ao único caminho para a compreensão dos valores éticos sociais.   
	
	C
	A educação é um processo que objetiva contribuir para a formação humana do educando, sem eximir-se da tarefa de orientá-lo em seu agir ético. 
Você acertou!
Röhr (2010) define a educação como sendo um processo que objetiva contribuir para a formação humana do educando, sem eximir-se da tarefa de orientá-lo em seu agir ético (p. 2).
	
	D
	A educação visa, tão somente, à construção do conhecimento científico dos educandos, para que passem a agir em sociedade.   
Questão 2/10
No que diz respeito à perspectiva marxiana da sociedade comunista, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I.É a de uma sociedade na qual a formação humana produz homem de classe média.
II.Nessa perspectiva, a realização do homem existe como necessidade interna, como urgência.
 III. A riqueza e a pobreza do homem recebem igualmente uma perspectiva socialista.
IV.A riqueza é o vínculo passivo que faz sentir ao homem como necessidade a maiores recursos.
	
	A
	Somente as proposições I e III estão corretas.   
	
	B
	Somente a proposição III está correta.  
	
	C
	Somente as proposições II e III estão corretas.
Você acertou!
A perspectiva marxiana da sociedade comunista é a de uma sociedade na qual a formação humana produz o homem rico: O homem rico é, ao mesmo tempo, o homem necessitado de uma totalidade de exteriorização vital humana. O homem no qual sua própria realização existe como necessidade interna, como urgência. Não somente a riqueza, também a pobreza do homem, recebe igualmente numa perspectiva socialista um significado humano e, por isso, social. A pobreza é o vínculo passivo que faz sentir ao homem como necessidade a maior riqueza, o outro homem (p. 8 - 9).
	
	D
	Somente as proposições I e II estão corretas.   
Questão 3/10
De acordo com Saviani e Duarte (2010), “para que a relação do ser humano com seu trabalho mude radicalmente numa sociedade comunista, é necessário que a atividade deixe de ser um meio para a satisfação de necessidades externas a ela e passe a ser ela mesma um processo no qual o sujeito se desenvolve e se realiza como um ser humano”.
Com relação à superação do trabalho alienado, analise as afirmações abaixo e marque V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da marcação.
 
(  ) Superar essas condições significa transformar a atividade em autoatividade. 
 
(  ) A superação do trabalho ocorre principalmente pela negação do trabalho e pela busca de uma suposta essência reprimida no interior do indivíduo. 
 
(  ) Se dá pela transformação da atividade em relação consciente com o mundo resultante da objetivação histórica e social do gênero humano. 
 
(  ) A relação de exterioridade está intrinsecamente ligada à atividade de trabalho.
	
	A
	F – V – F – V   
	
	B
	V – F – V – F
Você acertou!
A relação de exterioridade não é intrínseca à atividade de trabalho, ela acontece nas condições de alienação. Superar essas condições significa transformar a atividade em autoatividade, ou seja, em atividade autorrealizadora. A atividade vital como atividade autorrealizadora é a única forma de o indivíduo se efetivar como um ser genérico, isto é, um ser conscientemente representativo do desenvolvimento alcançado pelo gênero humano. A superação do trabalho alienado não se dá pela negação do trabalho ou pela busca de uma suposta essência reprimida no interior do indivíduo, mas sim pela transformação da atividade em relação consciente com o mundo resultante da objetivação histórica e social do gênero humano (p. 7 - 8).
	
	C
	V – V – F – F  
	
	D
	F – F – V – V   
Questão 4/10
Segundo Marx, citado no artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, a superação positiva da propriedade privada não significaria a abolição do trabalho, nem mesmo o abandono da riqueza material e espiritual produzida pelo trabalho alienado, mas sim a superação dessa forma histórica da atividade humana que é o trabalho alienado pela sua transformação em autoatividade.
 
No que diz respeito aos aspectos da atividade humana, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I.O sujeito relaciona-se com os resultados da atividade humana.
II.O sujeito relaciona-se com as atividades realizadas pelo outro.
III. O sujeito relaciona-se consigo mesmo como ser genérico.
IV. O sujeito se relaciona com os outros sujeitos. 
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.   
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.  
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
Você acertou!
Isso significa uma mudança de quatro aspectos da atividade humana - a relação do sujeito com os resultados da atividade humana, a relação do sujeito com sua própria atividade, a relação do sujeito consigo mesmo como ser genérico, isto é, representante do gênero humano, e a relação do sujeito com os outros sujeitos (p. 6).
 
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.   
Questão 5/10
De acordo com o artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, se o conteúdo da filosofia é a história, o método de filosofar pode elidir a história ao fazer abstração de seu movimento concreto e convertê-la em ideias que se justificam por si mesmas, se movimentam de forma autônoma e, na sua formulação mais extrema, se convertem em geradoras do próprio mundo real.
Qual é o nome atribuído a esse modo de filosofar? Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Fenomenologia 
	
	B
	Perspectiva histórico-ontológica  
	
	C
	Formação humana  
	
	D
	Metafísica 
Você acertou!
Esse modo de filosofar é conhecido pelo nome de metafísica (p. 3).
Questão 6/10
Considerando os seus estudos sobre ética e educação, relacione a coluna A com a coluna B e, após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna B de cima para baixo.
	COLUNA  A 
 
	COLUNA  B 
 
	I. Ética Pedagógica 
  
 
 II. Educação e ética 
 
III. Ética da comunidade dos educadores
	(   ) Auxilia o educando a se constituir um ser ético.
 
(   ) Volta-se para questões éticas envolvendo os educadores em projetos.
 
(   ) O educador deve considerar a rede de pertencimento das pessoas do educando.
 
(   ) Enfatiza indagações éticas que envolvem as ações do educador. 
 
 
	
	A
	III - II - I - II   
	
	B
	I - II - II - III   
	
	C
	II - III - III - I 
Você acertou!
I - Ética pedagógica: Enfatiza indagações éticas que envolvem as ações do educador. II - Educação e ética: Auxilia o educando a se constituir um ser ético. III - Ética da comunidade dos educadores: Volta-se para questões éticas envolvendo os educadores em projetos e ressalta que o educador deve considerar a rede de pessoas de pertencimento do educando (p. 2). 
	
	D
	II - III - I - II   
Questão 7/10
De acordo com o artigo A formação humana na perspectiva histórico-ontológica, a análise do aspecto intelectual, isto é, da consciência, revela que o homem não se mantém preso às suas condições situacionais e pessoais.
Quais argumentos justificam a análise mencionada acima?
Analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeiro) para as sentenças corretas e F (falso) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta.(  ) A análise do aspecto pessoal mostrava o homem como um ser que se revelava incapaz de intervir no seu processo de transformação. 
 
(  ) O homem é capaz de transcender a situação, assim como as opções e os pontos de vista pessoais, para colocar-se na perspectiva universal. 
 
(  ) Enquanto ser livre, o homem se mostrava incapaz de tomar decisões por conta própria. 
 
(  ) O homem, sendo livre e capaz de intervir em situações, pode intervir na vida das novas gerações para educá-las. 
	
	A
	F – V – F – V 
Você acertou!
A análise do aspecto pessoal, isto é, da liberdade, mostrava o homem como um ser que, embora situado, se revelava capaz de intervir pessoalmente na situação para aceitar, rejeitar ou transformar. Enquanto ser livre, ele mostrava-se capaz de optar e tomar decisões. Esse aspecto já permitia responder positivamente à questão da possibilidade da educação. Se o homem é livre e capaz de intervir na situação, então ele pode intervir na vida das novas gerações para educá-las. O homem é capaz de transcender a situação, assim como as opções e os pontos de vista pessoais, para colocar-se na perspectiva universal (p. 1 - 2).
	
	B
	V – V – V – F  
	
	C
	F – F – F – V   
	
	D
	V – F – V – F  
Questão 8/10
Durante a leitura do artigo Ética e Educação – caminhos buberianos, você pôde perceber que o professor necessita conhecer a abordagem filosófica acerca da ética para o bom desempenho do seu trabalho e o desenvolvimento das suas atitudes. A partir de seus estudos, qual aspecto trata do agir ético do educador?
 
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Educação ética;   
	
	B
	Ética educativa;   
	
	C
	Ética comunitária;   
	
	D
	Ética pedagógica.
Você acertou!
Ética Pedagógica – visa tratar da ética do agir do educador (p. 1).
Questão 9/10
O artigo Ética e Educação – caminhos buberianos, de Röhr (2010) traz uma discussão sobre três aspectos relevantes da ética. Após os seus estudos, identifique quais são estes três aspectos.
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	A postura do professor em sala, os valores familiares e a filosofia da escola.  
	
	B
	Os valores familiares dos alunos, as regras do convívio escolar e os direitos e deveres institucionais.   
	
	C
	A educação ética, a ética pedagógica e a ética da comunidade.
Você acertou!
A educação ética, a ética pedagógica e a ética da comunidade (p. 1).
	
	D
	A valorização ética familiar, os costumes tradicionais da escola e a educação pedagógica.   
Questão 10/10
Leia o caso abaixo:
 
Paula, diretora na escola “Valores e educação”, reuniu os professores para dialogarem sobre iniciativas educacionais que visem atitudes e ações mais éticas dos educandos. 
 
A partir de seus estudos, qual aspecto aborda o caso descrito na escola “Valores e educação”?
Analise as proposições abaixo e, após, assinale a alternativa correta.
	
	A
	Ética pedagógica educacional;   
	
	B
	Ética pedagógica escolar;   
	
	C
	Filosofia ética educativa;   
	
	D
	Educação ética. 
Você acertou!
A educação ética visa, inicialmente, ajudar o educando a se tornar um ser ético (p. 1).
Disciplina(s): 
Fundamentos Filosóficos da Educação
Ética e Educação
	Data de início: 
	11/12/2014 15:27 
	Prazo máximo entrega:
	11/12/2014 16:42 
	Data de entrega:
	27/12/2014 17:12 
Questão 1/5
Discorra sobre os significados das palavras "capitalistas e proletários", segundo Marx e Engels, autores estudados na disciplina de Fundamentos Filosóficos da Educação.
Nota: 16.0
	Expectativa de resposta: Os capitalistas são os detentores de capital, isto é, possuem itens que podem ser convertidos em dinheiro. Os proletários, trabalhadores desprovidos de capital, 
viam-se na condição de vender sua força de trabalho em troca de salários. Não necessariamente os capitalistas moram nas capitais. O significado refere-se ao indivíduo que detém o capital que pode ser transformado em dinheiro.
BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta: Para Marx e Engels; os "capitalistas" são os que possuem os meios de produção, ou seja, o capital. Os "proletários", são os operários que possuem apenas a força do trabalho para garantirem seu próprio sustento.
Questão 2/5
Alencastro (2012), em seu livro “Ética Empresarial na Prática”, cita Jean Piaget e suas etapas do desenvolvimento moral das crianças: anomia; heteronomia; socionomia; autonomia. Descreva resumidamente no que consiste cada uma dessas fases.
Nota: 20.0
	Expectativa de resposta: anomia é o comportamento puramente instintivo, que se orienta pelo prazer e pela dor, isto é, busca o prazer e foge da dor e não consegue relacionar suas atitudes às normas morais. Na heteronomia a criança obedece às ordens para receber recompensa ou evitar castigo, ou, no adulto, é seguir as leis só por medo da punição. Socionomia é a fase em que a criança começa a interiorizar os critérios morais por meio da relação com outras crianças; age buscando a aprovação e evitando a censura. Por fim, a autonomia, na qual a criança já interiorizou completamente as regras morais e pauta suas ações pelas regras estabelecidas e por seus próprios princípios internos; é a etapa mais madura do comportamento moral.
BUARQUE, C. Da Ética à Ética: minhas dúvidas sobre a ciência econômica. Curitiba: Ibpex, 2012.
Resposta: Anomia é o período do nascimento até seus primeiros anos de vida, onde o indivíduo está desprovido de moral, e irá adquirir-la ao longo da vida.
Heteronomia é a fase em que a criança começa nesse período a obter os primeiros conceitos do que é certo e errado, ou seja, da moral.
Socionomia é o período em que a criança começa uma vida social mais ampla alem da vivencia dos familiares, vai aprender a viver em sociedade aprendendo e praticando os fundamentos da moral.
Autonomia: é a fase em que a criança já tem a personalidade formada, possui o conceito de certo e errado imposto pela sociedade em que vive, em fim, já possui os conceitos da moral.
Questão 3/5
Considerando o pragmatismo de Dewey, para você, como futuro docente, qual seria a proposta para a escola superar o modelo de repetição e memorização?
Nota: 16.0
	Expectativa de resposta: propor a transformação da sala de aula em uma comunidade de investigação científica. Dewey propõe a apresentação de problemas para que os alunos, por si mesmos, busquem soluções. Desse modo, a aprendizagem tem em vista consequências práticas dos conteúdos trabalhados e está em sintonia com a vida dos educandos.
Resposta: Concordo com as idéias de Dewey, em que a sala de aula deve ser lugar de investigação científica, e o professor propor ao educando problemas a serem resolvidos aguçando a capacidade de raciocínio e aprendizagem.
Questão 4/5
Segundo Vasconcelos (2011), o naturalismo exerceu uma grande influência na história do pensamento pedagógico.
 Com base nos apontamentos do autor citado e nas reflexões realizadas nas aulas da disciplina Fundamentos Filosóficos da Educação, descreva o que pressupõe o naturalismo.
Nota: 20.0
	De acordo com o naturalismo, a natureza humana é essencialmente boa e o nosso aperfeiçoamento físico e moral se dá à medida que retornamos ao estado natural. Segundo Vasconcelos (2011), o naturalismo postula um retorno a nós mesmos, à nossa verdadeira essência, já que a natureza humana é essencialmente boa. O mundo artificial que construímos é que provocou o surgimento dos males morais e até mesmo físicos. Jean-Jaques Rosseau, nascido no século XVIII, é o mais influente filósofo da vertente naturalista (VASCONCELOS, 2011, p. 48).
Resposta: O naturalismo acredita que a civilização é uma degeneração da natureza. Para Rousseau filósofo naturalista o ser humano é bom por natureza mas a sociedade o corrompe. Voltaire filósofo naturalista defendia que a educação deveria superar o modelo livresco colocando a razão acimada tradição, e que o aluno deveria sair da sala de aula e explorar a natura. Essa corrente filosófica deriva do Iluminismo.
Questão 5/5
John Dewey foi o filósofo pragmatista que mais se debruçou sobre a questão da educação. Ele desenvolveu uma versão particular de pragmatismo, que ele mesmo chamava de instrumentalismo. (VASCONCELOS, 2011 p. 148)
Nesse contexto, discorra sobre a visão de educação de Dewey.
Nota: 20.0
	Para Dewey, o grande problema do sistema educacional de sua época é que os alunos saem da escola sem o adequado preparo para a vida. Ao insistir na repetição e na memorização de fórmulas prontas, a escola leva os alunos a respostas automatizadas que pouco tem a ver com o dia a dia pessoal ou do trabalho. (VASCONCELOS, 2011, p. 149-150)
 
Resposta: John Dewey acreditava que a sala de aula deveria tornar-se uma comunidade de investigação científica, e o papel do professor seria o de propor problemas a serem resolvidos pelos alunos sem fórmulas prontas a serem decoradas.
Disciplina(s): 
Ética e Educação
	Data de início: 
	11/12/2014 14:59 
	Prazo máximo entrega:
	11/12/2014 15:59 
	Data de entrega:
	11/12/2014 15:26 
Questão 1/10
Além das semelhanças, observa-se que também entre moral e lei existem algumas diferenças importantes.
Em relação às diferenças entre moral e lei, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. A moral é um instrumento informal de justiça e a lei é formal (escrita e promulgada).
II .A moral é indicada como boa ou má e a lei é imposta como obrigatória.
III. A moral, quando rejeitada, provoca rejeição do grupo e a lei, quando rejeitada, gera a punição.
IV. A moral possui um sistema jurídico único e a lei possui variações num grupo.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
A moral possui variações num grupo e a lei possui um sistema jurídico único. (Teleaula 1 p. 4).
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Questão 2/10
Tanto a ética discursiva quanto a educação devem estar em sintonia para que a sociedade tenha como resposta maiores benefícios.
Considerando alguns aspectos sobre a ética discursiva e a educação, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I.  A educação exige a comunicação entre os envolvidos.
II. A intenção de ambas (ética discursiva e educação) deve ser ética.
III. Uma norma para ser justa deve ser acordada somente pelo líder.
IV. O diálogo entre ambas deve ser constante e flexível.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Uma norma para ser justa deve ser acordada por todos os envolvidos. (Teleaula 3 p. 5).
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Questão 3/10
As posturas morais estão presentes em nossa sociedade desde os tempos mais remotos.
Considerando os tipos de posturas morais existentes, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. Moral essencialista.
II. Moral individualista.
III. Ética de responsabilidade.
IV. Visão preconceituosa de certos grupos da sociedade.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
Jamais o preconceito deve estar presente na sociedade, muito menos deve estar relacionado a algum tipo de moral, pois diferentemente do passado, nos tempos atuais, o preconceito é algo completamente inaceitável. (Teleaula 1 p. 7).
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Questão 4/10
Nietzsche criticou a moral que leva à revolta dos indivíduos inferiores, das classes subalternas e escravas contra a classe superior e aristocrática.
Em relação aos estudos da ética de Nietzsche, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. “A moral de escravos” retratada por Nietzsche é marcada pela indisciplina total, paixões ilimitadas e pelas fracas emoções.
II. Para Nietzsche, o homem com o desenvolvimento da sociedade, desenvolveu uma “moral de escravos”.
III. Pecado, culpa e castigo foram criados para limitar o desenvolvimento da força vital.
IV. Há um elemento repressor na moral racionalista que impede o desenvolvimento da liberdade.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
A “moral de escravos” retratada por Nietzsche é marcada pela disciplina, moderação das paixões e pelas emoções fortes. (Teleaula 2 p. 4).
Questão 5/10
É de conhecimento de todos que ética e educação se relacionam, ou seja, onde há educação, há ética, e onde há ética, há educação.
Considerando outros aspectos importantes presentes na ética e na educação, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. A diferenciação entre informação, conhecimento e sabedoria.
II. Alguns conceitos em educação.
III. A formação do homem moderno.
IV. A presença restrita das características do pensamento clássico.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
A ética e a educação envolvem características do pensamento pós-moderno. (Teleaula 3 p. 6).
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Questão 6/10
Há inúmeros estudos éticos envolvendo a ética na Idade Média, a ética estoica, a ética na Idade Moderna e a ética histórica.
Considerando essas correntes éticas citadas anteriormente, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. A ética na história inicia-se com o Período Clássico, com ênfase no Naturalismo (pólis grega).
II. Na ética estoica, há o princípio da apatheia, isto é, a atitude de aceitação de tudo o que acontece, uma vez que tudo faz parte de um plano superior.
III. Na Idade Média, a origem dos valores e das normas morais era centrada somente no homem, sem a interferência divina.
IV. Na Idade Moderna, a ética é a retomada do Humanismo, que a centrará na autonomia humana.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
Na Idade Média, a ética era centrada na relação pessoal, individual, de cada pessoa com Deus. (Teleaula 2 p. 1 - 3).
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Questão 7/10
A ética vem do grego “ethos”, que significa modo de ser ou caráter, enquanto forma de vida adquirida ou conquistada pelo homem.  Em relação  à definição e às características que envolvem a ética, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeira para as sentenças corretas e F (falsa) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência certa. 
(   ) É a reflexão sobre a ação humana, para extrair dela o conjunto excelente de ações.  
(   ) É o fundamento que sustenta todo o agir ético, do plano individual ao global, garantindo a justiça. 
(   ) É restrita, e assim sendo limitada, não alcança a realização subjetiva, política, social, cultural, profissional.  
(   ) Seus atos visam ao bem e à realização e garantem uma melhor qualidade de vida a todos.
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
Você acertou!
A ética vai além da realização subjetiva: é política, social, cultural e profissional, atingindo também o aspecto espiritual. (Teleaula 1 p. 3 - 4)
	
	DF – V – F – V
Questão 8/10
Mudanças nos paradigmas de conhecimento como a rejeição dos sistemas teóricos da tradição filosófica foram constantes no Período Pós-Moderno.
Considerando os estudos sobre a ética discursiva e a educação, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. Não existe separação entre sujeito e objeto.
II.  Há a presença da construção social do conhecimento.
III. A ciência não é absolutizada.
IV. Não há a presença da linguagem, uma vez que a Ética Discursiva descarta a importância dela.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
Você acertou!
Ocorre a presença da linguagem, visto que se trata da ética discursiva e de educação. (Teleaula 3 p. 5)
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Questão 9/10
A ética de Epicuro privilegia o mundo transcendental, além de abordar a questão da moral e a maneira pela qual o homem deve encarar a vida, no momento em que ele procura pela felicidade. 
De acordo com o pensamento da ética epicurista, analise as proposições abaixo e, após, selecione a alternativa que contém os itens corretos.
I. Prevalece a valorização da busca pelo prazer espiritual, segundo a filosofia epicurista.
II. Há o princípio da ataraxia, isto é, a atitude de desvio da dor e a procura pelo prazer.
III. A chave para encontrar o caminho da felicidade, segundo Epicuro, é a preocupação com o materialismo.
IV. O essencial para a felicidade é a condição íntima do homem, a qual o homem domina.
	
	A
	As proposições I, II e III estão corretas.
	
	B
	As proposições I, II e IV estão corretas.
Você acertou!
A chave para encontrar o caminho da felicidade, conforme Epicuro, é a condição íntima do homem, da qual ele é senhor. (Teleaula 2 p. 3).
	
	C
	As proposições I, III e IV estão corretas.
	
	D
	As proposições II, III e IV estão corretas.
Questão 10/10
A ética socrática afirma que o bem é igual ao útil. Ou seja, as pessoas fazem o bem por interesse próprio, porque isso as levará à felicidade. Assim, Sócrates ressaltava o desejo de que as pessoas se desenvolvessem na virtude. 
Considerando o que caracteriza a ética socrática, analise as proposições abaixo, assinalando V (verdadeira) para as sentenças corretas e F (falsa) para as sentenças incorretas. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência certa.
(     )  A máxima “Nosce te ipsum”, ou seja, “conhece-te a ti mesmo”.
(     )  A concepção de bem como felicidade da alma.
(     ) A concepção de virtude como o conhecimento; e de vício como a ignorância.
(     ) O homem mesmo que conheça o bem, agirá mal, pois ao conhecer o bem, deixará de praticá-lo imediatamente.
	
	A
	V – V – V – F
Você acertou!
O homem que conhece o bem agirá bem, e ao conhecer o bem, não deixará de praticá-lo. (Teleaula 2 p. 2).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – F – V
	
	D
	F – V – V – F

Continue navegando