Buscar

trab de bioquimica micronutrientes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Trabalho de Bioquímica metabólica 
	
	
	
	
 Curso: Nutrição 
 Campinas 
 Outubro/2013
QUESTÕES DE BIOQUÍMICA METABÓLICA
Qual é a função Bioquímica das seguintes vitaminas e sais minerais: Vitamina B12, Vitamina D, Vitamina C, , Cobre, Zinco e Ácido Fólico.
Vitamina B12: É uma vitamina primordial para varias reações bioquímica na natureza, a maioria das quais implica redistribuição de hidrogênios e de carbonos. No organismo humano funciona como um cofator essencial para 2 enzimas: metionina sintase e L-metilmalonil-coA mutase ambas direta ou indiretamente envolvidas no metabolismo da homocisteína. A metionina sintetase promove a metilação da Homocisteína à metionina, tendo o 5-metiltetraidrofolato como doador de grupamento metil e a metilcobalamina como cofator. Após a metilação da Homocisteína, a metionina formada é condensada com o trifosfato de adenosina (ATP), resultando na S-adenosilmetionina. Em seguida, por uma reação de desmetilação, forma-se a S-adenosil-homocisteína com posterior hidrólise para liberar adenosina e Homocisteína, completando o ciclo. 
Vitamina D: A principal ação da vitamina D é contribuir para manter níveis séricos e extracelulares de cálcio constantes. Sua ação mais estabelecida é a estimulação do transporte ativo do cálcio da luz do duodeno para o sangue. Acredita-se que este processo ocorra através de três mecanismos: um canal de cálcio na luz da membrana celular, proteínas ligadoras do cálcio (calbindina D9k) e uma bomba trocadora de prótons (membrana plasmática adenosina trifosfato).A vitamina D aumenta a absorção de fósforo pelo intestino. Quando ocorre uma diminuição no fosfato sérico há um aumento na síntese de calcitriol, gerando aumento na absorção deste íon. Na manutenção da massa óssea, a vitamina permite a mineralização óssea normal e mobiliza cálcio do osso para a circulação. Participa da maturação do colágeno e da matriz celular. Os osteoclastos são estimulados de forma indireta através da ação da vitamina D nos osteoblastos e osteócitos que produzem várias citoquinas, a mais conhecida chamada fator estimulador osteoclástico, é um membro da superfamília do fator de necrose tumoral. A vitamina D também estimula a formação de osteocalcina, osteopantina e fosfatase alcalina. Age sinergicamente com o PTH na ativação e maturação das células osteoclásticas.
Vitamina C: A vitamina C (ácido ascórbico) participa de diversos processos metabólicos, e também atua como cofator enzimático, participa dos processos de óxido-redução, aumentando a absorção de ferro e a inativação de radicais livres. É uma vitamina necessária no metabolismo de vários outros aminoácidos, além de ser um cofator muito importante nas reações de hidroxilação, onde o cobre e o ferro devem permanecer reduzidos, A presença da vitamina C aumenta a absorção do ferro não-heme mesmo na presença de fatores inibidores (fitatos, polifenóis, fosfatos carbonatos e taninos) nas refeições.
Cobre: O Cobre (Cu) encontra-se distribuído por todo o organismo preferencialmente na forma de complexo orgânico, normalmente associado à metaloproteínas com função enzimática. Estas enzimas encontram-se envolvidas na síntese de proteínas constituintes do esqueleto e vasos sanguíneos, e neurotransmissores essenciais à função nervosa.
Zinco: Zinco (Zn) é um oligoelemento, Tem participação em processos enzimáticos e estabilização da estrutura molecular dos componentes subcelulares e da membrana. Encontra-se em todos os tecidos e fluidos corporais, sendo o cérebro um dos órgãos que contém níveis mais elevados deste metal.
Ácido Fólico: Age com função de transferir uma unidade de carbono a vários compostos durante a síntese de purinas (guanina e adenina) e pirimidinas (tiamina) do DNA e RNA, assim como nos processos de interconversões de aminoácidos. O ácido fólico aceita os fragmentos de carbono de seus doadores bioquímicos e os transferem para o local adequado nos anéis de purina e pirimidina. Age também como uma coenzima na síntese de um aminoácido não essencial, a glicina. A glicina por sua vez, é doadora de carbono e nitrogênio na síntese das purinas. E assim, o ácido fólico está envolvido em quase todos os aspectos da síntese de DNA e RNA. Quando ele falta, a divisão celular não pode prosseguir normalmente.
Sódio: Sódio (Na) é o cátion predominante no líquido extracelular, sendo o principal responsável pela osmolalidade do plasma. E também atua com um importante papel na excitabilidade neuromuscular.

Outros materiais