Buscar

Plano de Aula PCN

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
IDENTIFICAÇÃO
Nome: Alessandro de Jesus, Anderson Peruna, Douglas Santos, Gustavo Bronze
Data: 13/04/2016
Turma: 3º Semestre
Instituição: Faculdade Unime
Horário: Noturno
Abordagem: Pcns
Número de alunos: 30 alunos
Faixa Etária: 7 a 8 anos
Série: 2º e 3º ano 
Matérias: 1 corda grande, 15 colchonetes
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Conhecer as características da ginástica de solo. Vivenciar os elementos ginásticos desta modalidade respeitando o limite de  cada um.
Objetivos Específicos: 
Reconstruir as capacidades de ritmo;
Coordenar a agilidade com as práticas de ginástica, envolvendo a sociabilizarão nas formações de grupos e o respeito aos limites de cada aluno;
Estimular a modalidades de ginástica sem a exigência da perfeição, utilizando fundamentos básicos como ponto de partida.
CRONOGRAMA
	Desenvolvimento
	Tempo
	Parte Inicial: 
	05 minutos
	Alongamento: Imitando os animais – As atividades são realizadas de forma lúdica, onde os alunos são organizados em seis filas com cinco alunos em cada uma. O professor orienta os alunos a imitarem os movimentos aplicados, que estão relacionados à natureza, aos movimentos e posturas dos animais, e como eles interagem com espécies diferentes. Serão usadas algumas mímicas como: a árvore, estrela, pirâmide, cisne, macaco, leão, cavalo dentro outros. Essas atividades são dadas para que as crianças desenvolvam a cinestesia e realizem melhor as atividades propostas.
	
	Aquecimento: 
Nome: Atividades com corda - Nessa atividade ficaram todos os alunos de um lado da quadra, e do outro lado ficar o professor, mas um aluno esticando a corda, elas passaram com a corda esticada de um lado a outro fazendo vários movimentos com suspender e abaixar a corda, nesse mesmo momento pedira que os alunos passassem também de um lado a outro da quadra, mas sem serem atingidos pela corda. Quem for atingido pela corda, sai da brincadeira.
	05 minutos
	Parte Principal:
	30 minutos
	Nome: Pular corda – A corda é movimentada por dois alunos e os outros alunos começam a pular. Quando apenas uma for pular, se ela errar é substituído. Quando forem várias pessoas, quem enganchar na corda é eliminado. Para trabalhar a parte cognitiva, o professor faz uma adaptação fazendo perguntas como tabuadas, membros superiores e inferiores, levantar o braço direito ou esquerdo indicando o lado quando solicitado, dentro outros. Há várias versões para essa brincadeira. O objetivo desta brincadeira é trabalhar a lateralidade, área cognitiva em conjunto com as áreas motoras.
	
	Parte Final:
	10 minutos
	Nome: Equilíbrio – Os alunos formarão um trio pra realizar essa atividade e todos devem executa-la, no primeiro momento. Um começa realizando o movimento, onde colocara as palma da mão ao chão, inclinar para frente e suspender o corpo e elevar as pernas pra cima, onde os outros colegas a seguraram elas a sustentando e não deixando as cair, o, mas chamado (PLANTAR BANANEIRA).
Nesse segundo momento, um aluno devera realizar o seguinte movimento partindo da posição à frente da outra e os braços esticados e elevados. Desequilibrar-se para trás, levando as mãos ao solo, elevando a perna que está à frente. Ao tocar as mãos no solo, lançar as pernas em afastamento antero-posterior,passando pelo apoio invertido à posição de pé, (PONTE PARA TRÁS).
Nesse ultimo momento eles realizarão esse movimento partindo da posição de pé, braços paralelos e elevados, dar um passo à frente apoiando as mãos no solo na mesma direção do pé que está à frente, impulsionar a outra perna passando pelo apoio invertido, mantendo as pernas afastadas, girando em torno do eixo antero-posterior até a perna ligeiramente flexionada tocar o solo. Imediatamente, a outra perna tocará o solo,as mãos perdem o contato com o mesmo.Braços elevados na posição final que será de frente para o início do movimento,pernas afastadas (ESTRELA OU RODA).
	
AVALIAÇÃO
Atitudinal: comportamento, participação e frequência.
Conceitual: As competências do aluno materializam-se através do trato reflexivo de conteúdos específicos de ensino, em situações problematizadoras, desafiadoras para o grupo (situação didática planejada pelo professor). A elaboração de conceitos permite ao aluno vivenciar o conhecimento, elaborar generalizações, e relacionamento com os outros alunos.
Procedimental: Expressam um saber fazer que envolva tomar decisões e realizar uma série de ações, de forma ordenada e não aleatória, para atingir uma meta. 
OBS.:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Outros materiais