Buscar

discursiva uta organização escolar

Prévia do material em texto

discursiva uta organização escolar
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
O bom funcionamento do EBE [Estado de Bem-estar] estava baseado na abundância de recursos que abasteciam o fundo público e proporcionavam a implantação de políticas públicas. Tais políticas fomentavam o desenvolvimento econômico capitalista e, ao mesmo tempo, elevavam o padrão de vida da população gerando um ambiente de segurança e prosperidade. [...]
 
SOUZA, Nelson Rosário de. Sociologia política. Curitiba: IESDE, 2009. (p. 55)
 
De acordo com os conteúdos apresentados no livro-base da disciplina, a crise do Estado de bem-estar acabou por permitir a retomada do liberalismo, sendo que isso ocorreu com base em alguns acontecimentos sociais. Responda: quais foram esses quatro acontecimentos / processos sociais?
Nota: 6.0
A crise do Estado de bem-estar permitiu a retomada do liberalismo, que retomou como política monetarista e foi renomeado de neoliberalismo. Esse procedimento foi integrado por quatro processos simultâneos:
* o toyotismo, uma nova forma de organização social do trabalho capitalista,
* a gIobaIização da produção material e a transnacionalização do poder;
* a ideologia neoliberal;
* a ampliação da mundialização da cultura. (p. 58)
Resposta:
surgimento e o desenvolvimento do estado feudal, do estado absolutista, do estado liberal, a revolução industrial e o capitalismo.
Questão 2/5
A pesquisa em história, nos dias atuais, busca averiguar e explicar bem mais do que datas e nomes “importantes”. Para que historiadores desenvolvam a pesquisa em história considerando a compreensão da vida, as experiências e o pensamento das pessoas comuns.
GONÇALVES, Nadia Gaiofatto. Constituição histórica da educação no Brasil. Curitiba, Ibpex, 2011 (p. 18)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, o que se entende por história?
Nota: 20.0
A definição sobre o que é o conhecimento histórico “valido” academicamente não foi sempre a mesma. De acordo com o período, com a construção e concepção dos campos de conhecimento e das ciências, houve várias respostas distintas. Trata-se da escola annales, movimento que buscou renovar a produção do conhecimento histórico, cujas proposições ganharam força no campo historiográfico a partir das primeiras décadas do século XX e perpassam as pesquisas realizadas na área atualmente (p.16)
Resposta:
A historia tem embasamento em documentos escritos de grandes homens. A historia privilegia uma linha de aspectos objetivos de grandes acontecimentos.
O interesse principal está centrada em aspectos políticos da história mundial.
Questão 3/5
O documento não é inócuo. É antes de mais nada, o resultado de uma montagem, consciente ou inconscientes da história, da época, da sociedade que produziu, mas também das épocas durante os quais continuou a viver, talvez esquecido, durante as quais continuou a ser manipulado, ainda que pelo silencio.
LE GOFF, J. Documento/monumento. In: História e Memória. 5 ed. Campinas: Ed. Da Unicamp, n. 32 p. 2003 (p. 537-538)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a importância para o historiador dos termos documentos e fontes.
Nota: 16.0
Fonte - o historiador extraí informações específicas, de acordo com a pergunta que quer responder. Meio por qual é possível selecionar e interrogar, tornando-se informações para o historiador. As fontes históricas devem ser lidas com vistas nas múltiplas relações subjacentes à produção e o historiador deve ter conhecimento dos diversos tipos de fontes. Toda fonte histórica é um documento, mas nem todo documento se torna uma fonte histórica. Documento - É inócuo, durável e pode ser analisado. Registro ou testemunho do passado humano. É todo registro ou testemunho do passado humano. Todo documento traz inerente uma visão possível – individual, institucional ou coletiva – sobre o evento ou fenômeno a que se refere (p. 26-28)
Resposta:
Permite avaliar como foi entendida e praticada a educação em épocas e sociedades diferentes, entender a educação em um processo dinâmico.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Para o autor, a entrada da economia-mundo numa crise longa e que se associa ao esgotamento de suas tendências seculares coloca o liberalismo definitivamente em ocaso como ideologia e, com ele, o Estado-nação. As lutas pela emancipação humana rompem as cadeias do Estado nacional e se tornam mundiais. A primeira expressão desse processo é 1968. Cria-se um movimento mundial que resgata as bandeiras da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade e as lança contra o imperialismo, a tecnocracia, a desigualdade e a intolerância. [...]
 
MARTINS, Carlos Eduardo. Globalização, dependência e neoliberalismo na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2011. (p. 270)
 
De acordo com as aulas e o livro-base da disciplina, existiram quatro processos sociais simultâneos que levaram à crise do Estado de bem-estar e permitiram o estabelecimento do neoliberalismo. Entre esses fatores, estava a mundialização da cultura. Disserte sobre a mundialização da cultura e suas implicações na crise do modelo político de Estado de bem-estar.
Nota: 16.0
A mundialização da cultura implicou em trocas culturais mais intensas com a expansão da indústria cultural, em particular com a popularização da internet e dos canais de distribuição de audiovisual. Assim, costumes e formas de vida dos países produtores de mercadorias culturais estão se generalizando rapidamente e provocando dois tipos dc crise:
Crises de identidade, nas quais filhos não se reconhecem na cultura dos pais;
Movimentos xenófobos de autopreservação de culturas locais, em oposição radical a formas estrangeiras. (p. 59-60)
Resposta:
Era uma estrutura que objetivava atender as nessecidades do período, que foi chamada de estado de bem estar social, que contia numa politica social na qual o estado era responsável em atender as demandas da população.
Questão 5/5
A repressão ao movimento comunista de 1935 alimentou o autoritarismo de Vargas e seu governo. Com o apoio de amplos setores, do Exército e das classes dominantes, Getúlio passou a conspirar para perpetuar-se no poder.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. São Paulo: Ática, 2010 (p. 87)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, discorra sobre a escolarização no Brasil, no governo Getúlio Vargas e no período democrático (de 1930-1964).
Nota: 16.0
A organização educacional do período foi configurada, principalmente, pela Reforma Francisco Campos, pela Reforma Gustavo Capanema, e pela primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A preocupação com o desenvolvimento do pais e a articulação com a formação para o trabalho foram fortes influencias para os rumos da educação nesse período. A criação do Ministério da Educação e Saúde foi feita no contexto de organização e desenvolvimento de uma estrutura de Estado no Brasil (p. 126-142)
Resposta:
A organização educacional do período foi configurada por uma reforma, onde, havia a preocupação no desenvolvimento do país, a articulação e a formação para o trabalho foram forte influencias para os rumos da educação nesse período.

Continue navegando