Buscar

Diodo Tunnel e Optoacopladores

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Diodo Túnel e Opto acopladores
Arthur Moura Camargos de Freitas 
		
Diodo Túnel
		
Historia do Diodo Túnel
	 O diodo de túnel surge em 1958 advindo das pesquisas do cientista japonês Dr. Leo Esaki efetuadas nos laboratórios de desenvolvimento da Sony Corporation, no Japão. Sua concepção consistia na formação de uma junção bastante abrupta entre as regiões P e N de uma matriz de Germânio com alto teor de impurezas, obtendo-se uma área de depleção bem fina, da ordem de centésimos de mícron.
	De uma forma geral o comportamento deste tipo de diodo, correspondia ao efeito de resistência negativa, o que permitia o seu emprego em topologias de circuito para aplicações em alta frequência, amplificação ou mesmo comutação. .
Devido a sua extrema velocidade de processamento de sinais, cerca de 100 pico segundo, descortinou-se um grande futuro para o diodo de túnel.
Funcionamento do Diodo Túnel 
	São diodos de junção PN com elevadas concentrações de impurezas (dopagem) em ambas as camadas. Nessa situação, a região de depleção é muito estreita, na faixa de "algumas dezenas de átomos" de espessura. Para correntes cujos valores estão compreendidos entre Iv e Ip, podemos obter o mesmo valor de corrente para 3 diferentes valores de tensão aplicada. Esta característica de valores múltiplos faz com que o diodo-túnel seja útil em circuitos de pulso digitais. Outra aplicação é como chave, operando em velocidade muito altas, como o tunelamento ocorre à velocidade da luz.
	
Gráfico e Símbolo do Diodo tunel
Circuito Interno de Diodo Tunel
Vantagens e Desvantagens
Vantagens: baixo custo, baixo ruído, simplicidade de fabricação, alta velocidade(o tempo de chaveamento é da ordem de Nanossegundos ), imunidade ao meio ambiente e baixa potência.
Desvantagens: baixa variação na tensão de saída e o fato de ser um dispositivoi com dois terminais, com isso não existe isolação entre a entrada e a saída, provocando assim sérias dificuldades em projetos de circuitos.
Optoacoplador
	Um circuito opto acoplador e um dispositivo eletrônico que mescla tecnologias óticas e eletrônicas. Sua principal característica e a detecção e emissão de radiação de ondas eletromagnéticas.
Componentes óticos
	Materiais óticos são matérias que podem conduzir ou modificar características das ondas eletromagnéticas como velocidade e direção de propagação como espelhos, fibras óticas e outros.
DIODO EMISSOR DE LUZ (LIGHT EMMITING DIODE - LED)
	O LED diodo é um componente que apresenta uma junção PN, semelhante a um diodo, que emite luz visível ou radiação perto do infravermelho quando diretamente polarizado. LED de luz visível emitem em comprimentos de onda bastante definidos, tais como azul, amarelo, vermelho, laranja, verde, etc. Os LEDs são componentes cuja intensidade luminosa depende da corrente que circula pelos mesmos. Geralmente a corrente para a polarização de um LED deve ficar na faixa de 3 mA a 40 mA.
Foto Transistor
O foto transistor é um transistor bipolar comum, porém com uma janela de modo a facilitar entrada de luz. A luz age sobre as junções internas do transistor exatamente como se fosse uma corrente de base, incrementando a condução entre o coletor e o emissor, em razão da intensidade da luz.
Finalidade de circuitos Opata acopladores
	Opta acopladores são componentes eletrônicos cuja finalidade e isolar tensões entre dois circuitos que estejam interligados. Principalmente entre circuitos que possuam terras distintas.
Funcionamento de um Opa acoplador 4n25
	Os pino 1 esta ligado ao anodo do diodo infra vermelho e o pino dois ao catodo. Na teoria quanto maior a corrente que passa estre o anodo para o catodo maior e a quantidade de portadores livres e mais íons e liberado para a base do foto transistor. Como a corrente na base aumenta a diferença de potencial entre o coletor pino 5 e o emissor pino 4 maior a corrente que percorre entre os dois terminais.
Circuito Interno de Um Opa acoplador 4n25
FIM

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais