Buscar

Ética e Moral

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética e Moral
A diferença entre Ética e Moral
Na filosofia, moral é o conjunto de normas de conduta, de regras de comportamento que são consideradas padrão em uma dada sociedade; por isso, ela varia de um contexto social para o outro.
As regras morais existem para garantir a convivência social, orientando a conduta dos indivíduos. Por isso, quem as contraria sofre punições, sejam formais, como a prisão, ou informais, como o desprezo dos outros.
Diferente da moral, que é parte da cultura e se compõe de normas obrigatórias, a ética é a reflexão filosófica, racional e justificada a respeito de como devemos agir, sendo assim, fruto de uma decisão.
A diferença entre Ética e Moral
Como procura justificar racionalmente o agir correto, a ética, diferente da moral, busca não se restringir a uma sociedade específica, mas sim encontrar regras de conduta universais, válidas em quaisquer circunstancias.
Podemos ver que a ética é muito mais radical e abrangente do que a moral. O comportamento moral se baseia na aceitação passiva de normas sociais; já a conduta ética reflete a respeito dessas normas.
As exigências da Ética
Nas suas línguas originais, as palavras “ética” e “moral” têm o mesmo significado: “hábito, costume”. É por isso que esses conceitos são, frequentemente, visto como idênticos, tanto no dia- a - dia, como por filósofos.
Tomando como base não o significado do termo, mas o conceito que vimos anteriormente, podemos dizer que a ética, sendo uma reflexão a respeito de como devemos agir, exige um certo tipo de postura de quem a pratica.
Uma descrição possível da postura ética é dizer que ela exige convicção pessoal, liberdade e coragem. Ou seja, a reflexão sobre o agir correto deve ser sincera e sem coerção, baseada unicamente no desejo pelo bem.
Senso Moral, Consciência Moral e Dilemas Morais
O senso moral ou sensibilidade moral é a nossa capacidade afetiva de ter sentimentos ou emoções diante de atitudes nossas e dos outros. É o que nos permite ter admiração por alguém honesto ou raiva de algum assassino.
A consciência moral é a capacidade racional que nós temos de julgar ações, nossas ou dos outros, como certas ou erradas. Ela se exercita, sobretudo, quando estamos em um dilema moral, sem saber o que fazer. 
Um bom exemplo de dilema moral, ou seja, de situação em que é difícil determinar o certo e o errado, é o caso do aborto, especialmente em certos tipos de gravides. São nesses casos que se exercita a consciência moral.
Senso Moral, Consciência Moral e Dilemas Morais
A importância da consciência moral está no poder que ela tem de orientar nossas decisões. É ela que nos faz pensar o que devemos ou não fazer, a partir das circunstâncias concretas que estamos.
Um dilema moral como a eutanásia revela o funcionamento da consciência moral. Ao jugar algo, ele imediatamente escolhe um critério de ação. O que é, por exemplo, mais importante: a vida ou a ausência de dor?

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando