Buscar

Tuberculose: Causas, Sintomas e Tratamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tuberculose
Faculdades Integradas do Extremo Sul da Bahia
Acadêmica: Marina Soares dos Santos
Também chamada antigamente de peste cinzenta, é conhecida em português como tísica pulmonar ou doença do peito. 
A tuberculose, ainda hoje, apresenta-se como um grave problema de saúde pública mundial. Seu agente etiológico mais comum, o Mycobacterium tuberculosis, mais conhecido por, Bacilo Koch, apresenta-se na forma de bacilo delgado aeróbico obrigatório.
O dia 24 de março é o Dia Mundial de combate a tuberculose.
2
Etiologia
A tuberculose é uma infecção aguda ou crônica, causada por bactérias que geralmente destroem os alvéolos pulmonares, e segundo Aguiar; Ribeiro, 2009, p.339 pode afetar outras partes do organismo (gânglios, pleura, cérebro e ossos).
É duas vezes mais comum em homens do que em mulheres e quatro vezes mais frequente em indivíduos de outras raças que não a raça branca. Contudo, a incidência é maior em pessoas que vivem em condições de aglomeração, pouca ventilação e condições de higiene precárias. 
Fisiopatologia
A tuberculose é devida a exposição ao Mycobacterium tuberculosis e, em alguns casos, a outras cepas de microbactérias. A transmissão ocorre quando uma pessoa infectada tosse ou espirra, disseminando perdigotos infectados.
 Os principais fatores de risco a levar a essa doença são:
Contato próximo com alguém que tem tuberculose ativa;
Estado imunológico comprometido;
Abuso de substancias;
Patologias pré-existentes ou tratamentos especiais;
Profissionais de saúde que realizam atividades de alto risco.
Sinais e Sintomas
Febre baixa
Tosse persistente com escarro e sangue
Falta de apetite
Cansaço excessivo
Dor no peito
Fraqueza
Sudorese noturna
Fadiga
Palidez
Perda de peso
Os casos graves de tuberculose apresentam:
Dificuldade na respiração
Eliminação de grande quantidade de sangue
Colapso do pulmão
Acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
Curiosidades
No ano de 2013, a Secretaria de Vigilância em Saúde (Ministério da Saúde) registrou 73.577 novos casos de tuberculose no Brasil. No mesmo ano, houve 4.577 óbitos em decorrência da doença. Em 2010, morreram sete vezes mais pessoas por tuberculose do que por dengue. 
Fonte: http://www.jdv.com.br/noticia/3529/preocupacao--vigilancia-epidemiologica-alerta-sobre-a-tuberculose
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1/3 da população do mundo tem contato com o bacilo da tuberculose e são dados alarmantes.
 
No Rio, 73 mil novos casos são notificados por ano. A taxa de incidência é de 33 para cada 100 mil habitantes, dados de 2014. Já a taxa de óbito é de 4500 pessoas por ano. O Rio de Janeiro é a maior incidência do Brasil também com a maior taxa de tuberculose em números de resistentes.
Fonte: http://radios.ebc.com.br/reporter-rio/edicao/2016-03/tuberculose-segundo-oms-13-da-populacao-do-mundo-tem-contato-com-o
Dados divulgados hoje (26) pelo Ministério da Saúde indicam que os casos de tuberculose registrados no país em 2011 caíram 3,54% em relação ao ano anterior – foram notificados, ao todo, 69.245 casos contra 71.790 em 2010.
Já a taxa de incidência da doença no Brasil, de acordo com a pasta, caiu 15,9% na última década. Em 2001, foram registrados 42,8 casos de tuberculose para cada 100 mil habitantes contra 36 casos no ano passado.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/03/26/tuberculose-ainda-e-a-quarta-causa-de-mortes-entre-doencas-infecciosas-no-brasil.htm
Achados Radiológicos
A tuberculose miliar e a meningite tuberculosa (tuberculose meningoencefálica) são as formas mais graves de tuberculose.
Tratamento Medicamentoso
O tratamento à base de antibióticos é 100% eficaz. A cura da tuberculose leva seis meses, mas muitas vezes o paciente não recebe o devido esclarecimento e acaba desistindo antes do tempo.
Os medicamentos mais usados no tratamento são:
Rifampicina – R
Isoniaida – H
Pirazinamipa – Z
Etambutol - E
Prevenção
A busca ativa dos casos
Oferta do teste de anti-HIV no inicio do tratamento
Registro em prontuário
Vacinação com BCG
O treinamento dos profissionais de saúde
Educação em saúde
Evitar o uso de objetos (copo, toalhas, talheres, etc.) de pessoas contaminadas.
Evitar aglomeração em lugares fechados e sem ventilação	
Achados da ausculta pulmonar
A ausculta pulmonar, podem ser encontrados poucos estertores à inspiração profunda e eventualmente roncos e sopros tubários. Entretanto, na maioria das vezes, as alterações do aparelho respiratório passam despercebidas ao exame físico.
Fonte: Lopes AJ, Jansen U, Capone D, Jansen JM. História natural e apresentação clínica. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2006;5(2):40-45
Considerações Finais
A tuberculose é uma doenças antiga que até hoje pouco se preocupa com eles, a falta de informações quanto aos fatores de risco, tratamento e formas de prevenção leva com que as pessoas não se previnam.
Enfim, a tuberculose é uma doença que tem cura, o diagnostico precoce e a realização correta do tratamento, além do treinamento dos profissionais de saúde na orientação e campanhas de prevenção levam a melhoria na qualidade de vida proporcionando ao paciente um estilo de vida mais saudável.
Referencias Bibliograficas
Condutas em Pneumologia Volume I/ da Silva, Luiz Carlos Corrêa – Rio de Janeiro Editora Revinter, 2001.
Enfermagem médico-cirúrgia/Janice Boundy ... [et al.] : tradução Carlos Henrique Cosendey; revisão Sônia Regina Souza. – Rio de Janeiro:Reichmann e Affonso Editores, 2014.
Farmacologia Ilustrada/ Richard D. Howland, Mary J. Mycek; tradução Augusto Langeloh ... [et al.]. – Porto Alegre: Artmed, 2007.
http://radios.ebc.com.br/reporter-rio/edicao/2016-03/tuberculose-segundo-oms-13-da-populacao-do-mundo-tem-contato-com-o
http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2012/03/26/tuberculose-ainda-e-a-quarta-causa-de-mortes-entre-doencas-infecciosas-no-brasil.htm
http://pt.slideshare.net/JonathanSampaio21/sistematizao-da-assistencia-de-enfermagem-a-um-paciente-com-sida-e-tuberculose-pulmonar-um-relato-de-experincia
http://brasilescola.uol.com.br/doencas/tuberculose.htm
http://www.fmt.am.gov.br/manual/tuberculose.htm
http://portalsaude.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=11045&Itemid=674
http://www.scielo.br/pdf/jpneu/v27n6/a07v27n6.pdf - Imagem em tuberculose pulmonar
http://sopterj.com.br/profissionais/_revista/2006/n_03/07.pdf - Diagnostico por imagem da tuberculose pulmonar

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais