Buscar

Minha discursiva Metodologia Cientifica e Sistema de Politicas públicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Metodologia Científica
Sistema de Ensino e Políticas Educacionais
	Data de início:
	27/07/2016 20:03
	Prazo máximo entrega:
	27/07/2016 21:18
	Data de entrega:
	27/07/2016 21:05
Questão 1/5
Leia o fragmento de texto: 
Consideram-se como elementos de apoio ao texto todo e qualquer material que possa vir a complementar, atestar ou ilustrar a lisura e a veracidade das informações colocadas no trabalho.
Como exemplos, temos as citações de livros, artigos científicos, fotos, documentos e relatórios oficiais. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MICHALISZYN, Mario Sérgio; TOMASINI, Ricardo. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis: Vozes, 2005. (p. 98)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem citações diretas e indiretas. Qual a diferença entre esses tipos de citações? Caracterize-as:
Nota: 20.0
	1.4.1.1 Citação direta
A explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar-se mediante citação curta ou citação longa. [...] (p. 57)
1.4.1.2 Citação indireta
A citação indireta consiste na transcrição, utilizando-se de palavras próprias, das ideias de outro(s) autor(es). No entanto, embora com palavras diferentes, devemos apresentar exatamente o que o autor quis dizer cm seu material, tendo sempre o cuidado para não mudar a ideia original que lemos e citamos.
Esse tipo de citação pode aparecer sob a forma de paráfrase (explicação do texto por meio de outras palavras) ou de condensação (resumo da ideia central de um livro ou de vários parágrafos). Em ambos os casos, seguimos as mesmas regras de apresentação da citação direta, identificando o autor (sobrenome), o ano e a página. (p. 54).
 
Resposta:Citação direta: É a explicação de conceito e ideias de outros autores por meio das citações diretas, pode efetuar-se mediante as citações curtas e longas. Citação indireta: Consiste na transcrição utilizando se de palavras próprias das ideias de outros autores no entanto com palavras diferentes devendo apresentar exatamente o que o autor quis dizer em seu material não mudando a ideia original do artigo sitado.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
Seguindo o preceito legal, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação implementaram, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96), iniciativa no sentido de elaborar e estabelecer diretrizes curriculares nacionais para todos os níveis de ensino.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba: IESDE, 2008. (p. 79)
Os princípios norteadores para educação infantil previstos nas DCNEI são, segundo o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, os mesmo que servem de base para todas as etapas da educação básica. Nesse contexto, descreva as funções sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil:
Nota: 10.0
	A função sociopolítica e pedagógica da educação infantil: as propostas curriculares das instituições escolares de educação infantil devem garantir o cumprimento pleno da função sociopolítica e pedagógica, entendido como: condições c recursos para o acesso aos direitos civis, humanos e sociais; compartilhamento e “complementaridade de educação e cuidados entre escola e família”; possibilidade de convivência entre adultos e crianças; amplia-lo dc saberes e conhecimentos dc diversos tipos; promover “a igualdade dc oportunidades educacionais entre as crianças de diferentes classes sociais no que se refere ao acesso a bens culturais c às possibilidades de vivência da infância”; e consrn1ço dc “novas formas dc sociabilidade c de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta c com o rompimento dc relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa” (Resoiuçâo CNE/CEB n° 5/2009, art. 7). (p. 190)
Resposta:Disponibilizar processos de apropriação , renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de deferentes linguagens, promover o direito à proteção, à saúde, à liberdade , à confiança, ao respeito, à dignidade, à convivência, à brincadeira e a interação com outras crianças de forma ética, política e estética.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto : 
Em muitos cursos universitários, resumos e resenhas são frequentemente exigidos pelos professores. Ambos são formas de proporcionar ao estudante a prática da leitura e da escrita, ao mesmo tempo em que o incentivam a entrar em contato com conteúdos específicos das disciplinas de seu curso. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OLIVEIRA, Luciano Amaral. Manual de sobrevivência universitária. 2 ed. Campinas: Papirus, 2008. (p. 59-60) 
O texto em questão toma como pressuposto o fato de que há trabalhos acadêmicos que muitas vezes se confundem. 
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, caracterize “resumo” e “resenha”, diferenciando-os:
Nota: 20.0
	Resumo é uma apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação. O resumo como parte de um trabalho técnico-científico é diferente do resumo como trabalho acadêmico. Enquanto o primeiro (seguido de palavras-chave, abstract e keywords) faz parte de uma estrutura textual, o segundo é um trabalho acadêmico propriamente dito, que, ao contrário do primeiro, não tem um número de palavras definido. (p. 105)
A resenha é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos à obra estudada, pois inclui julgamentos de valor, comparações com outras obras da mesma área e avaliação da relevância do estudo quando comparado a outros do mesmo gênero (ANDRADE, 2004, p. 61). (p. 108)
 
Resposta:Resenha: é um tipo de resumo crítico que permite comentários e opiniões relativos a obras estudadas, pois inclui julgamento de valor, comparando com outras obras da mesma área da relevância dos estudos. Resumo:é apresentação sucinta e ordenada das ideias centrais do texto lido, sem a utilização de citação e pode ser parte de um trabalho técnico-científico ou um trabalho acadêmico.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto : 
Os elementos textuais são considerados como a parte principal e essencial da monografia. Correspondem ao corpo do trabalho propriamente dito, onde o autor expõe e demonstra suas ideias e o resultado de sua pesquisa.
Dessa forma, a pesquisa, sob qualquer método, metodologia ou técnica, é que fornece os elementos necessários para a produção textual. A pesquisa e a leitura antecedem ao escrito do desenvolvimento.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SERRA NEGRA, Carlos Alberto; SERRA NEGRA, Elizabete Marinho. Manual de trabalhos monográficos de graduação, especialização, mestrado e doutorado. São Paulo: Atlas, 2003.  (p. 106)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste o “desenvolvimento” de um trabalho acadêmico? Caracterize-o:
Nota: 20.0
	Segundo a NBR 14724,0 desenvolvimento é a parte do texto “que detalha a pesquisa ou estudo realizado” (ABNT, 2011, p. 8). Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.
Trata-se do corpo do trabalho ou da pesquisa, onde devem ser apresentadas as fundamentações, as teorias dos autores estudados, a descrição da pesquisa de campo (se houver) e dos resultados obtidos e o desenvolvimento do tema principal. Os capítulos podem ser divididos pelo uso de subtítulos, dependendo da necessidade do escritor. No entanto, o texto deve ser apresentado em uma sequência lógica para o desenvolvimentodo assunto.
Diferentemente do que ocorre com as seções de introdução e conclusão, a palavra desenvolvimento deve ser substituída por um título, como Fundamentação teórica. (p. 52).
Resposta:É a parte do texto de grande importância pois consiste na pesquisa de estudo do pesquisando para e deve conter a introdução, desenvolvimento e conclusão, que podem conter capítulos como uma unidade e não necessitam de subtítulos o leitor atendo que deve perceber.
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
A escola e a educação escolar, nesse contexto, são concebidas como instituições específicas, que possuem funções determinadas pelo modelo  de sociedade em que se inserem com o objetivo maior de garantir a atualização histórico-cultural da população em sua totalidade. Nesse sentido, a dimensão eminentemente política da formação humana se concretiza no trabalho realizado pela escola sobre a formação de conhecimentos, personalidades, subjetividades.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BRUEL, Ana Lorena de Oliveira. Políticas e legislação da educação básica no Brasil. Curitiba: Ibpex, 2010.(p. 17-18)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, para a efetivação das políticas públicas educacionais, é preciso que cada um dos sujeitos da educação coloque em prática as suas funções, de acordo com as suas particularidades. 
Nesse contexto, quais as particularidades da ação dos professores e pedagogos?
Nota: 16.0
	Os PROFESSORES E OS PEDAGOGOS: são sujeitos fundamentais do processo escolar. Em função de suas qualificações profissionais, do envolvimento ético e do espaço de participação nas decisões, alteram significativamente a qualidade da educação. Os professores e os pedagogos quase sempre lideram os diferentes movimentos educacionais, mas também têm se mostrado ativos na inclusão de outros sujeitos nas reivindicações educativas, como os familiares, os funcionários de escolas e as comunidades do entorno da escola. (p. 36)
Resposta:Participação na elaboração da proposta pedagógicas das instituições escolar, elaboração e cumprimento do plano de trabalho de acordo com PPP, cumprimento de jornada escolas anual em dias letivos e hora-aulas, participação integral nos períodos dedicados aos planejamentos, à avaliação e ao desenvolvimento legal.

Outros materiais