Buscar

Discursiva Analise e cenarios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MARCILÉIA RENATA COELHO - RU: 1135246 
Nota: 96
PROTOCOLO: 201607191135246A3039A
Disciplina(s):
Análise Conjuntural e Cenários
Gestão do Conhecimento
	Data de início:
	19/07/2016 17:21
	Prazo máximo entrega:
	19/07/2016 18:21
	Data de entrega:
	19/07/2016 18:15
Questão 1/5
Nas organizações, a tomada de decisão formal é estruturada por procedimentos e regras que especificam papéis, métodos e normas. A ideia é que as regras e as rotinas esclareçam o necessário processamento de informação diante de problemas complexos, incorporem técnicas eficientes e confiáveis aprendidas com a experiência e coordenem ações e resultados dos diferentes grupos organizacionais.
Para realizar uma escolha totalmente racional, o indivíduo deve identificar todas as alternativas disponíveis, prever as consequências de cada alternativa e avaliar essas consequências de acordo com seus objetivos e preferências. Além disso, são necessárias informações sobre como caminhar do presente para o futuro.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 91-93
Dentro desse contexto, podemos entender que a racionalidade é limitada por algumas razões. Escreva, a seguir, algumas dessas razões, considerando o tema estudado.
Nota: 20.0
	A racionalidade é limitada, no mínimo, por três razões:
- A racionalidade requer um conhecimento total e previsão das consequências de cada escolha – o conhecimento das consequências é sempre fragmentário.
- Como as consequências pertencem ao futuro, a imaginação deve suprir a falta de experiência para avalia-las.
- A racionalidade requer escolher entre todos os comportamentos alternativos possíveis. No comportamento real, apenas algumas dessas possíveis alternativas vêm à mente.
 
Resposta:1 - A racionalidade requer um conhecimento total das consequências de cada decisão. 2- Como as consequências são futuras a falta de experiência para cada escolha deve ser bem pensada devido a previsão de valores ser sempre imperfeita. 3 - A racionalidade requer escolher entre todos os comportamentos alternativos possíveis, no comportamento real , apenas algumas dessas possíveis alternativas vêm a mente.
Questão 2/5
A competitividade e o crescimento da organização têm sido considerados limitados, no curto prazo, pelo conhecimento e pela competência que a organização possui em um dado momento.
As áreas do conhecimento dedicadas à compreensão do processo de transformação dos conhecimentos individuais em ações direcionadas ao alcance dos objetivos organizacionais, à compreensão e à conceitualização da natureza do conhecimento organizacional são, respectivamente, a aprendizagem organizacional e o conhecimento organizacional.
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 118-119
Com base nas informações, redija um texto dissertativo acerca da aprendizagem e conhecimento organizacionais como construtores que representam a capacidade da organização.
Nota: 16.0
	A aprendizagem e o conhecimento organizacionais se relacionam por um processo interativo de reforço mútuo. Enquanto a aprendizagem (o processo) produz novo conhecimento (o conteúdo), esse conhecimento gerado impacta na aprendizagem futura. Assim, espera-se o alinhamento entre os processos de aprendizagem organizacional e a criação de conhecimento com a estratégia organizacional. Também, o conhecimento e a aprendizagem têm se estabelecido com o objetivo de potencializar a utilização do conhecimento para gerar vantagens competitivas.
Resposta:A gestão do conhecimento e analise de aprendizagem devem ser sempre incorporadas as organizações através de conhecimentos individuais,estabelecendo assim o objetivo de potencializar o conhecimentos geral e gerar vantagens competitivas e relacionar por um processo interativo de esforço , onde o processo produz o conhecimento e impacta na aprendizagem futura da organização.
Questão 3/5
A relação entre crescimento econômico e comércio internacional (doravante comércio), tem sido objeto de estudo nas ciências econômicas há um longo tempo. Não obstante, há, ainda hoje, pouca evidência sobre o papel do comércio no crescimento e desenvolvimento econômicos. A origem da literatura teórica acerca da relação entre comércio e crescimento encontra-se na teoria das vantagens comparativas, assim como no modelo Hecksher-Ohlin. Embora os resultados de alguns modelos indiquem que o crescimento econômico pode ter efeitos sobre os padrões de comércio internacional, não há evidências claras sobre a relação causal entre estas variáveis.
Com base no contexto acima, descreva o Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H).
Nota: 20.0
	Modelo Heckscher-Ohlin (ou O-H)- Foi desenvolvido por suecos ganhadores do prêmio Nobel de 1977, enfatiza a inter-relação entre os fatores de produção disponíveis em diferentes proporções em cada país e sua utilização na produção de diferentes bens. O modelo nos diz que os países tendem a direcionar os seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.16-27
Resposta:Heckscher-Ohlin: Enfatiza a inter-relação entre fatores de produção disponíveis em diferentes proporções em cada país.O ponto central do modelo nos diz que alguns países tendem a direcionar os seus esforços para a produção dos bens que demandam os fatores em que esses países são abundantes.
Questão 4/5
As importações brasileiras mais que triplicaram na última década. O crescimento foi de 361,77% comparando dados de 2012 com os de 2003, segundo a Associação de Comércio Exterior do Brasil (AEB). As estatísticas mostram que o País está cada vez mais aberto às negociações com outros países, mas isso também tem aumentado a preocupação com a defesa da produção nacional. A presença massiva de produtos importados no País pode gerar uma concorrência desleal com a indústria brasileira. E os números da Organização Mundial do Comércio (OMC) mostram que o governo está atento para resguardar o que é produzido aqui. Em seu mais recente relatório submetido ao G-20, a entidade informou que o Brasil lidera o número de pedidos de investigações antidumping no mundo, são 18 no total.  (http://economia.terra.com.br/operacoes-cambiais/operacoes-empresariais/brasil-lidera-a-lista-mundial-de-processos-contra-o-dumping,7014026dccb7f310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html)
Com base nesse contexto defina dumping.
Nota: 20.0
	Essa é a alternativa correta.
Dumping – Dumping é um conceito relacionado à estratégia de preço praticado pela organização, onde a empresa pratica um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são menores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países, constituindo uma prática protecionista.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010, P.27-30
Resposta:Dumping: É um conceito relacionado a estrategia de preço praticada pela organização, onde as empresam praticam um preço no mercado interno e outro no mercado externo. Normalmente os preços cobrados no exterior são maiores a fim de destruir a capacidade concorrencial de outros países constituindo uma prática desleal.
Questão 5/5
Um dos problemas relacionados ao Mercosul é que os países que o constituem continuam muito heterogêneos em todos os aspectos, não sendo isso resolvido ao longo da formação do acordo. Assim as disparidades levam a distorções grandes entre os membros, inviabilizando a formação de algo parecido com a União Européia e constituindo um centro gerador de conflitos. Nesse interim quais são os países que fazem parte do Mercosul?
Nota: 20.0
	Fazem parte desse acordo Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Peru, Colômbia , Equador eVenezuela.
DALLA COSTA, Armando João; SOUZA, Elson Rodrigo. Economia Internacional: teoria e prática, Curitiba: IBPEX, 2010. p.125-133
Resposta:Mercosul: Mercado Comum do Sul é regido pelo seguintes países: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai e partir de 2006 a Venezuela solicitou a sua entrada em 2012 a Bolivia também solicitou e esta em processo de concretização.

Outros materiais