Buscar

Casos Concretos Respondido pelo o professor Historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Caso 1
A divisão e o exercício dos poderes são  temas de grande relevo de que deve tratar a constituição de um país, que, como já dissemos, é a Lei Maior de um sistema jurídico. É também comum ouvirmos que um regime é tanto mais democrático quanto maior for o número de pessoas que participam das decisões da comunidade política. A Constituição de 1824, nossa primeira Carta Magna, como não poderia deixar de ser, enfrentou o tema em alguns momentos, inclusive quando tratou da divisão e exercício do poder em seu texto. Porém, esse é um tema que está sempre em destaque.. Em reportagem extraída em 04/10/2008, do endereço http://noticias.busca.uol.com.br/buscar.html?
Garibaldi Alves (PMDB-RN), na oportunidade em que presidia o Congresso, criticou o excesso de poderes que a Constituição oferece ao Poder Executivo - principalmente no que diz respeito ao excesso de medidas provisórias editadas pelo Presidente da República. 
Segundo o texto da reportagem, afirmou o Senador: "Eu diria que ela, a despeito de ser uma Constituição que nasceu com vocação para o Parlamentarismo, terminou permitindo o Presidencialismo imperial. Com o enfraquecimento do Poder Legislativo, ela deu a oportunidade do Executivo legislar, gerando uma certa hipertrofia entre os Poderes" (grifo nosso).
Agora, leia o texto da Constituição de 1824, que poderá ser encontrado no endereço virtual http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao24.htm,  e responda às seguintes questões:
a -  Segundo o art. 10 da Constituição de 1824, quais os poderes consagrados pela nossa primeira Carta?
RESPOSTA: Poder legislativo, o poder moderador, o poder executivo e o poder judicial.
b - De acordo com a Carta de 1824, como se apresentava o Poder Moderador na estrutura política do Império? Quem era seu titular? Quais eram suas atribuições?
RESPOSTA: Poder moderador servir de coordenação do poder ele coordenava atuava sobre o poderes em algumas situações e ele atuava o poder executivo ele indicava alguém suprevinista para ser o chefe gabinete eles nomeavas os juiz do judiciário.ele tinha o poder de dissolver as câmeras a câmera dos deputados.
Caso 6
 
Analise a seguinte afirmativa: 
Ainda que o imperador D. Pedro II entendesse que a questão da emancipação dos escravos no Brasil devesse ser tratada com a cautela necessária no que se referisse aos interesses da agricultura e do instituto da propriedade, a lei do Ventre Livre e a Lei Áurea propunham em seus textos a extinção definitiva e imediata do trabalho escravo, sem que se fizesse qualquer referência a possíveis indenizações que pudessem vir a ser concedidas aos proprietários de escravos pela emancipação dos mesmos.  Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique.
 Resposta:Errada por que ebulição de ser imediata não pereceria de indenização do proprietário a lei áurea no fato ela falou numa ebulição mediata do dia 13 de maio de 88 que apartir da participação da lei acabou a escravidão ninguém teve direito de tentar a indenização de proprietário e ela tratava de uma ebulição especifica para que nascido de escrevo apartir daquele momento ela trazia previsão de portas anuais da abolição e seria percentuados dos escravos seria abolidos e isso demonstra que especificamente essa abolição ela não foi assim tão direta alem do que havia uma previsão de que nasceu do escravo de ficar com a mãe ate os dezoito anos de idade.
Caso 7
Os constituintes responsáveis pela elaboração da Constituição brasileira de 1891 optaram pela manutenção do perfil unitário e confessional do então recém-configurado Estado republicano brasileiro, ao mesmo tempo em definiu que a república teria um perfil parlamentarista, estabelecendo que o Parlamento seria unicameral, renovável por meio de eleições convocadas a critério do Presidente da República. Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique. 
Resposta: Errada a constituição 1891 não trouxe o perfil de uma republica federativa perfil acabou com estado unitário da economia do perfil confessional do estado que e um estado que tem uma religião oficial a constituição de 1824 ela tinha uma religião oficial da república que era presidencialista que o parlamento e bicameral e as duas câmeras era câmera federal e a câmera dos deputados. As eleições era para renovação a critério estimulado pela a constituição de de que o deputados tinha um mandato de quatro anos e senador tinha mandato de oito anos então a quatro anos tinha eleição.
Caso concreto 8 
Qual diploma jurídico autorizou pela primeira vez o exercício do direito de voto pelas mulheres no Brasil?
Resposta: Código eleitoral de 1932 o histórico que estava previsto para o código eleitoral era o 1934 que trouxe foi o código eleitoral de 1932 que o votos da mulheres era federativa que tinha que ser maior de 21 anos e o código 32 assegurou o voto secreto que criou a justiça eleitoral.
Caso Concreto 9
Segundo Francisco Campos, reconhecido como principal autor da Constituição de 1937, em entrevista concedida ao jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, em março de 1945, depois de seu rompimento com Getúlio Vargas, disse que esta Constituição não podia invocar em seu favor o teste da experiência, pois não foi posta à prova, permanecendo em suspenso desde o dia de sua outorga, sendo um texto de valor puramente histórico.  Por que, segundo Francisco Campos, a Constituição de 1937, adquiriu esta característica de um texto de valor puramente histórico?
Resposta: Ela não seria aplicada por que foi ortogada no dia 10 de novembro de 1937 ela trazia a organização da constituição para ser aplicada e se submetida aprovada pelo plebiscito na constituição de cenarista que elaborava pelo o poder forte sem a participação de míngüem e era submetida a aprovação da população através do plebiscito isso com a forma do poder autoritário que nunca aconteceu que a constituição não poderia ser aplicada ela só poderia ser aplicada depois que ela for oficializada.
Caso Concreto 10
Como se encontrava organizada, de acordo com a Constituição de 1946, a justiça federal?
Resposta: existe a chamada de justiça especializada como justiça eleitoral justiça do trabalho e militar. Existe a justiça eleitoral elas não são federais que são ligada a união mas ele não são federais as justiça especializada como juiz de distancia ela não acumula a justiça federal as justiça especializada elas são federais.
Caso Concreto 11
Apesar de todas as restrições à representação política impostas pelo AI 2 (27/09/65), foi mantida a eleição direta para o cargo de Presidente da República e conservou-se a estrutura partidária herdada do período da “república populista”. Esta afirmativa está CORRETA ou ERRADA? Justifique. 
Resposta: Errada por que AI2 estimulou os partidos os partidos políticos da republica para que não ouve eleições na verdade mas ouve eleições indiretas modificou a eleição de direta ate por que hoje em dia na democraçao a eleição indireta que o sistema de eleição indireta. Eleições indiretas para presidente, no modelo triangular votava-se nos candidatos a Deputado e Senador e estes votavam no presidente e só existiam 2 partidos o Arena e o MDB .
Caso concreto 12
O filme “O que é isso companheiro” baseado no livro de mesmo nome de autoria do ex-deputado Fernando Gabeira, relata o episódio do sequestro do embaixador americano, Charles Elbrick, pelo MR-8, em 04 de setembro de 1969, sendo que tal fato se constituiu em uma reação de determinados setores da esquerda brasileira ao "fechamento" do regime promovido pela edição do Ato Institucional n° 5 de 13 de dezembro de 1968. Muito a contragosto, o regime foi obrigado a cumprir as exigências dos sequestradores do embaixador, tendo, todavia, implantado no dia seguinte após o sequestro novas medidas de caráter jurídico-repressivo. Quais foram essas medidas? 
Resposta: Ela trata do episódio exemplar de resistência da obra de seqüestro do atos intucionais que tinha seqüestrado o rapaz que ate conseguiram libertar tendo repressivo que ouve a troca que o fato constituiuque na lógica do regime depois dessa concepção especifica e necessário endurecer mais para não ficar repetitivo AI3 que trazia precisão da troca.

Outros materiais