Buscar

modelo cemporaneo de gestão discursiva 2.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

isciplina(s):
Modelos Contemporâneos de Gestão
Questão 1/3
Ouve-se muito a palavra competência e fala-se sobre ela nas conversas informais, na escola e nas empresas. Competência é essencial? Competência representa chances de maior produtividade e  aprendizado? Você já parou para refletir o que essa palavra significa e quais suas implicações na sua vida profissional? Iniciemos essa conversa a partir de algumas definições. Para se iniciar a discussão, darei um exemplo de competência a partir de três dimensões (conhecimento, habilidade e atitude). Um determinado protético é muito solicitado pelos dentistas, pois é bastante competente na confecção de próteses dentárias. Ele tem um saber acadêmico ótimo (conhecimento), sabe esculpir a prótese muito bem devido à sua precisão manual (habilidade) e entrega os pedidos rapidamente graças a sua capacidade de planejamento, organização e vontade de atender o cliente rapidamente (atitude).
 
VILHENA, B. Competência e sua importância no mercado de trabalho. Dinherama, 2009. Disponível em: < http://dinheirama.com/blog/2009/07/29/competencia-e-sua-importancia-no-mercado-de-trabalho/>
A partir do que se descreve no enunciado e as perspectivas apresentadas na Rota de Aprendizagem da disciplina, descreva pelo menos duas das competências que devem estar presentes nas organizações.
Nota: 33.3
	Competências sobre processos: abrangem os conhecimentos sobre o processo de trabalho;
Competências técnicas: são os conhecimentos específicos sobre o trabalho que a ser realizado;
Competências sobre a organização: implica em saber organizar os fluxos de trabalho;
Competências de serviço: aliar à competência técnica, a resposta da pergunta: qual o impacto que este produto ou serviço terá sobre o consumidor final; e
Competências sociais: saber ser, incluindo atitudes que sustentam os comportamentos das pessoas.
Resposta:para ZARIFIAN (2001), dentro de uma organização existem as seguintes competências: Competências sociais: O "saber ser" incluindo atitudes que sustentam os comportamentos das pessoas. Competências técnicas: São os conhecimentos específicos sobre o trabalho a ser realizado. Competências sobre a organização: implica em saber organizar os fluxos do trabalho. Competências de serviço: aliar a competência técnica ao impacto que o produto ou serviços terá sobre o consumidor final. Competências sobre processos: abrangem os conhecimentos sobre o processo de trabalho.
Questão 2/3
Nos dias de hoje mais do que gerir uma empresa, o gestor deve apresentar competências sobre o gerenciamento de equipe. O papel do gestor não se resume a apenas gerenciar determinada área, ou toda uma empresa (privada / pública), mas contribuir para o desenvolvimento da sociedade, pois sua atribuição se estende as funções: social e política e isso o torna um profissional mais requerido no cenário atual. O gestor deve compreender a parte financeira, ter planejamento e estratégia de negócio, noções de ofertas para contribuir para a expansão da empresa e torná-la lucrativa, entretanto deve visar o coletivo, para que a produtividade cresça é importante investir no capital humano e buscar manter um bom clima organizacional. No paradigma atual podemos notar que hoje a prioridade das instituições passou a ser a equipe (pessoas), e com isso o equilíbrio entre a gestão de pessoas e os negócios devem ser compreendidas para que se alcance bons resultados.
UNIDADE DE GESTÃO E FORMAÇÃO. O papel atual de um administrador, 2012. Disponível em: <http://www.posugf.com.br/noticias/todas/1923-o-papel-atual-de-um-administrador>
A partir do que se destaca acerca do papel do gestor, nas organizações da atualidade, apresente três características que devem ser inerentes a eles para que as organizações alcancem seus objetivos.
Nota: 33.3
	Alguns aspectos característicos do perfil do administrador, quais sejam:
Ter visão e pensamento sistêmicos: capacidade de correlacionar fatos, ideias, sinais de mercado e do ambiente com repercussões para a empresa;
Realizar, do lugar em que se encontra, a escuta e a compreensão ativa das situações que se apresentam: oportunidades e ameaças aos negócios advindas do contexto social mais amplo (macro ambiente, exógeno) e das forças e fraquezas do mundo operativo (microambiente, endógeno);
Lidar com as diferenças: abertura a novas ideias - predisposição à negociação – capacidade de negociação – administrar o conflito;
Antecipar o futuro: oportunidades e ameaças, tomada de decisões;
Alcançar a unidade organizacional (bem comum) pelas diferenças e não tão somente pelas igualdades;
Gerenciamento da mudança organizacional: produzir resultados.
Resposta:O gestor nos dias atuais deve compreender sobre sua área , o que o mercado quer e necessita , entretanto habilidades como: capacidade de trabalho em grupo, dinamismo, abertura para novas ideias, flexibilidade, organização e inovação são importantes diferenciais que se somam para a formação desse profissional.
Questão 3/3
Nos dias de hoje, as organizações impõem um novo padrão de comportamento, mais criativo, inovador e participativo, em comparação a um foco quase único na eficiência, como era comum há algum tempo atrás. É evidente que essa transformação gera a necessidade de mudanças, envolvendo desde os produtos e serviços até o comportamento das pessoas. Criatividade implica engenhosidade e imaginação para a proposição de novas abordagens ou soluções para os problemas organizacionais, enquanto inovação envolve o processo de criar novas ideias e colocá-las em prática, com base na criatividade.
Essas transformações levam, necessariamente, ao surgimento de novos conceitos e técnicas de gestão, constituindo o que se pode chamar de “novos paradigmas no campo da administração”.
Tendo por base essas premissas, resolva o item a seguir.
A transformação das organizações, no sentido de sua adaptação a este novo padrão comportamental, exige, entre outras coisas, que todos os envolvidos na Organização aceitem esses novos paradigmas, agora analise o cenário atual, exemplifique e explique essas transformações. (No mínimo 3 exemplos)
Nota: 33.3
	Resposta:A transformação da organizaçao e a necessidade de se adequar a implantacao das estrategias formuladas pra atingir os objetivos definidos, por meio da execução das ações estratégicas definidas. Para que isso ocorra, ha necessidade de alinhar todas as áreas e as pessoas as estrategias formuladas de forma que toda a organizaçao esteja comprometida com a execução das ações estratégicas. Dessa forma, os objetivos definidos serão atingidos.

Outros materiais