Buscar

MECANISMO DA PATOGENIA VIRAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MECANISMO DA PATOGENIA VIRAL, DIAGNÓSTICO LABORATORIAL DAS VIROSES
Citar as vias pelas quais os vírus penetram no organismo, as barreiras contra infecção em cada via e fornecer um exemplo de vírus que infecta por cada uma dessas vias.
Descrever ou esquematizar a via de um vírus transmitido por aerossol, que causa lesões na pele (semelhante à varicela).
Identificar as estruturas que iniciam a resposta protetora dos anticorpos contra adenovírus, vírus da influenza A, polivírus e vírus da raiva.
Descrever as principais funções de cada um dos seguintes fatores no processo de resolução de uma infecção viral: Interferon, macrófago, célula killer naturais T CD4, células T CD8 e anticorpos.
Por que os alfa- e beta-interferons são produzidos antes do gama-interferon?
Como a nucleoproteína do vírus da influenza transforma-se em antídoto para as células T CD8 citolíticas?
Quais os eventos que ocorrem durante os períodos prodrômicos de uma doença viral respiratória (por exemplo, vírus da parainfluenza) e encefalite (por exemplo, vírus da encefalite de St. Louis)?
Relacionar as características virais (estrutura, replicação, tecido-alvo) que promovem a transmissão por via orofecal, através de artrópode, fômites, leite materno e atividade sexual.
Descrever os diferentes mecanismos pelos quais os vírus oncogênicos imortalizam as células.
Obtém-se uma amostra de tecido cerebral na necrópsia de um indivíduo que morreu de raiva. Que procedimentos podem ser utilizados para confirmar a presença de células infectadas pelo vírus da raiva no tecido cerebral?
Efetua-se um esfregaço de Papanicolaou de amostra cervical de uma mulher com papiloma vaginal (verrruga). Certos tipos de papiloma tem sido associados ao carcinoma cervical. Que método ou métodos devem ser utilizados para a detecção e identificação do tipo de papiloma no esfregaço cervical?
Um caso legal seria resolvido pela identificação da fonte de uma infecção por HIV. Foram obtidas amostra de soro, bem como vírus isolados da pessoa infectada e dois contratos. Que métodos poderiam ser utilizados para determinar se a pessoa é infectada e dois contratos. Que métodos poderiam ser utilizados para determinar se a pessoa é infectada pelo HSV-1 ou HSV-2? Que métodos poderiam ser utilizados para comparar o tipo e a cepa de HSV obtidos das três pessoas?
Quais são os efeitos citopatológicos dos vírus observados no diagnóstico laboratorial das viroses
São obtidas amostras de soro de um homem de 50 anos, com sintomas semelhantes a influenza, na época da manifestação da doença 3 semanas após. Os dados da IH para a cepa atual de influenza A (H3N2) são apresentados na parte superior, à direita. A hemaglutinação é indicada pelo círculo cheio. O paciente está infectado pela cepa atual de influenza A?
	Fase aguda
	
	
	
	
	
	
	
	3 semanas após
	
	
	
	
	
	
	
	
	2
	4
	8
	16
	32
	64
	128

Continue navegando