Buscar

EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA
A extração da cafeína tem sido muito utilizada na disciplina de Química Orgânica por essa ser uma prática cuja demonstração e execução em laboratório são simples, e por esse ser um composto encontrado no dia-a-dia. A cafeína é um composto que contém nitrogênio e causa efeitos diuréticos e estimulantes no organismo humano. Além disso, não é somente encontrada em café, mas em refrigerantes e chás também.
No experimento realizado foi extraída de uma solução, que no caso foi utilizado o refrigerante, a cafeína em pó. O experimento iniciou-se com a medição de 300ml de solução, no caso o refrigerante, em uma bureta. Após, foi transferido para um béquer e adicionado Carbonato de Sódio (Na2CO3) até que o pH dessa solução se tornasse alcalino. 
Em seguida, por meio de um filtro, foi extraída a fase orgânica (mais densa) que se concentrou no fundo do recipiente, após três seções de adição de 20ml de Diclorometano (CH2Cl2). Logo depois, acrescentou-se duas espátulas de Sulfato de Sódio (Na2SO4) à fase orgânica extraída. Esperou-se decantar e quando notou-se a limpidez, o conteúdo foi filtrado para um balão de fundo redondo para o rota vapor até a secagem completa do líquido. Após alguns minutos, obteve-se o produto: o pó da cafeína. 
No experimento descrito foram realizadas técnicas que permitiram ao grupo isolar, caracterizar e extrair substâncias. O grupo ficou atento a metodologia empregada a esta prática e a cumpriu, e com isso, obteve êxito com o produto final. 
O pó da cafeína extraído será utilizado na próxima prática em que será discutido e analisado o ponto de fusão desse produto por meio de um teste empírico, comparando o valor obtido com o valor padrão. Ou seja, o experimento da extração da cafeína dá início para a utilização desse produto em outras metodologias e técnicas como: a purificação, encontrar o ponto de fusão e o isolamento de substâncias.

Continue navegando