Buscar

Etnocentrismo e religião

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

SINOPSE DO CASE: ETNOCENTRISMO E FENÔMENOS RELIGIOSOS[1: Case apresentado à disciplina Antropologia, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB.² Aluno do 2º período, do Curso de Direito, da UNDB.³ Professor Me.	]
Aluno Lucas de Cássio Cunha Aranha²
Bruno Azevedo³
1 DESCRIÇÃO DO CASO
 Liôncio Chagas, de 77 anos, estava doente. Para tentar ajudar, sua vizinha pediu que um pastor evangélico fosse a casa dele para fazer algumas orações. Na casa de Liôncio havia algumas imagens sacras, as quais deveriam ser retiradas da casa, segundo o pastor, pois elas poderiam ser as causadoras da doença. A mulher de Liôncio, Ana Chagas, se negou a fazer isso, pois sabia o valor histórico e cultural das imagens. 
 Duas imagens, uma de São Pedro e outra de Jesus Cristo morto, foram retiradas da casa de Chagas sem a sua autorização. O MP entrou com uma ação para reaver as peças de Liôncio, que morreu dois dias após o sumiço delas. Ana Chagas lembrou que a única pessoa estranha que estivera na sua casa foi o pastor evangélico. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido e um oficial de justiça conseguiu encontrar parte de uma das imagens queimada em um cômodo da igreja do pastor evangélico, concluindo-se que a outra fora totalmente destruída.
 Um inquérito foi instaurado pela PF para investigar o pastor evangélico, pois há fortes indícios dele ser o incendiário das imagens sacras, as quais eram protegidas pelo Iphan.
2 ANÁLISE DO CASO E RESPOSTA À QUESTÃO PRINCIPAL 
 Segundo a crença evangélica, Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens, sendo tudo aquilo que é colocado no lugar dele, referente a essa função, como os santos, deve ser considerado como idolatria e isso é pecado. O pastor evangélico foi doutrinado dessa forma e acredita nisso e por esse motivo recomendou que as imagens sacras fossem retiradas da casa de Liôncio Chagas, pois ele estaria cometendo um pecado, prejudicando sua saúde. Devido ao valor histórico e cultural das imagens sacras, Ana Chagas, a mulher de Liôncio, não acatou a sugestão do pastor.
 Foram retiradas da casa de Liôncio, sem a permissão dele, duas imagens sacras, uma de São Pedro e outra de Jesus Cristo. O pastor pode ter feito isso com o intuito de querer ajudar o enfermo, uma vez que ele achara que aquilo era o correto a se fazer. Mas o pastor não levou em consideração a crença católica, a qual não considera o culto aos santos uma forma de idolatria, uma vez que esses são considerados como iguais a nós, nossos irmãos a quem direcionamos pedidos e interseção, não os colocamos no lugar de Jesus. 
 São apresentadas duas crenças que apresentam pontos de vista divergentes a respeito de um mesmo assunto, as imagens sacras. Uma condena o culto a elas, enquanto a outra defende. Não se pode decidir qual das duas está certa, pode-se apenas decidir qual doutrina acatar. 
 O etnocentrismo pode ser definido como uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente (SILVINO, 2007). Podemos identifica-lo na ação do pastor evangélico, pois quando ele sugeriu que as imagens fossem retiradas da casa de Leôncio e quando roubou e queimou essas imagens, ele fiz isso sob a sua visão de mundo, na qual colocou a sua crença como centro das coisas e julgou, sob seus valores, a crença católica. 
 
 
2.1 RESPOSTA ÀS QUESTÕES SECUNDÁRIAS 
 O pasto evangélico rouba e queima duas imagens sacras porque considera o culto a elas uma forma de pecado, diferente da crença católica que defende esse culto. Esse etnocentrismo poder ser configurado como religioso, uma vez que o pastor evangélico considera sua crença superior as outras e demonstra isso através dos seus atos, apesar das crenças mostradas no caso, a evangélica e a católica, pertencerem a mesma religião, o cristianismo.
 Apesar das imagens que foram queimadas pelo pastor evangélico possuírem alto valor histórico e cultural, não é correto que o estado julgue questões religiosas como essa, somente por esses valores, pois há uma questão etnocêntrica e ocorre uma discriminação de uma crença por um representante de uma outra e há leis contra os vários tipos de discriminação que devem ser aplicados em casos análogos a esse.
3 BIBLIOGRÁFICA CONSULTADA 
Por que os crentes criticam tanto os santos e as imagens?, 2011. Disponível em: < http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htm >. Acesso em: 05 Out 2013.
Porque os evangélicos não adoram Maria e os santos da Igreja Católica, 2010. Disponível em: <http://www.evangelizacao.blog.br/porque-os-evangelicos-nao-adoram-maria-e-os-santos-da-igreja-catolica.aspx>. Acesso em: 05 Out 2013.
SILVINO, Paulo. Etnocentrismo, 2007. Disponível em: <http://www.slideshare.net/assyar/cultura-e-etnocentrismo>. Acesso em: 05 Out 2013.

Outros materiais