Buscar

39722_20100922-173724_historia_do_pensamento_administrativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação Presencial – AP1
Período - 2010/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo
Coordenador: Francisco Paulo de Melo Neto
ALUNO: MATR:
	
Boa Prova!!!
Questão 01) O que são disfunções burocráticas? Dê exemplos.
Resposta: são conseqüências negativas da burocracia na vida real. São exemplos, o formalismo, o nepotismo, o apego às regras, o formalismo, a impessoalidade, a lentidão, o particularismo, o mecanicismo, o fazer a cama, resistência às mudanças, desestímulo à inovação etc.
Questão 2) Como você analisaria os fatores motivacionais que afetam o desempenho das pessoas no trabalho? Faça menção a algumas teorias comportamentalistas que analisaram essa questão
Resposta: As teorias de McClelland e Maslow analisaram essa questão com o foco nas necessidades dos trabalhadores e disseram que os estímulos motivacionais devem ser direcionados para o atendimento daquelas necessidades que no momento são prioritárias para as pessoas. Por exemplo, estímulos financeiros para satisfazer necessidades físicas; os estímulos para atender as necessidades sociais; as promoções e recompensas para atender as necessidades do ego e de auto-realização. Hersberg analisa o ambiente de trabalho (fatores de higiene) e os fatores diretamente relacionados ao trabalho (fatores motivacionais). As demais teorias são focadas nas expectativas de recompensa e esforço.
Questão 3) O que é uma estrutura descentralizada fisicamente ou desconcentrada?Dê exemplos de empresas que adotam esse modelo de estrutura.
Resposta: é a estrutura composta por unidades dispersas geograficamente que funcionam de forma descentralizada. Algumas empresas criam suas próprias unidades, como por exemplo, os bancos com suas agencias. Outras abrem fábricas em diversos paises e mercados. Mas existem empresas que desconcentram suas atividades através de parcerias e franquias como Boticário, McDonalds e outros.
Questão 4) Quais os principais desafios que uma empresas nos dias de hoje? Dê exemplo de duas empresas que venceram dois tipos de desafios e tiveram resultado altamente positivo.
RESPOSTA: São os seguintes desafios: tecnológicos, sociais, humanos, de mercado, de inovação, de negócio, ambientais, globais, de inovação, concorrenciais, comunitários. Um exemplo é a MICROSOFT que desenvolveu seu sistema operacional Windows 7 ENVOLVENDO FORNECEDORES, CLIENTES E UMA EXTENSA REDE DE DEENVOLVIMENTISTAS
Questão 5) Explique as diferenças básicas entre as escolas clássica e de relações humanas.
Resposta: A escola clássica é focada na organização formal, enfatiza os fatores motivacionais econômicos, é direcionada para o estudo da produtividade com base em seus aspectos físicos (divisão do trabalho, tarefas, ritmo de produção). A escola de relações humanas é focada na organização informal, o papel dos grupos e as motivações sociais e psicológicas.
Orientações para prova:
Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;
Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis;
Cada questão vale 2,0 pontos.

Outros materiais