Buscar

SOLUÇÃO PADRÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SOLUÇÃO PADRÃO
É uma solução de concentração exatamente conhecida, que é indispensável para realizar análises volumétricas. É a solução que será usada para comparação das concentrações. É desejável que a concentração das soluções de trabalho possa ser determinada com erro inferior a 0,1%. A solução padrão a ser usada em uma análise volumétrica deve ser cuidadosamente preparada, pois,caso contrário, a determinação resultará errada.
PADÃO PRIMARIO
A preparação de uma solução requer, direta ou indiretamente, o uso de um reagente quimicamente puro e com composição perfeitamente definida. Quando o reagente com que se tem de preparar a solução é uma substância padrão primário, ou seja, substâncias aquelas que satisfazem os seguintes requisitos: Fácil obtenção, dessecação e conservação; Estabilidade à atmosfera; Não ser higroscópico.; ser bastante solúvel; baixo custo; Possuir grande massa molar, pois assim o erro relativo na pesagem seria pequeno e desprezível, recorre-se à técnica direta, pesando uma fração definida ou medindo seu volume para dissolução (dissolvido em água destilada ou deionizada). A solução assim obtida é uma solução padrão primário (É um reagente puro o suficiente para ser pesado e usado diretamente, apresentando um alto grau de pureza que serve como referência na titulação).
Ex: Oxalato de sódio (99,95 %), Ácido benzóico (99,985), Biftalato de potássio (99,99 %), Dicromato de potásssio (99,98 %)
PADRÃO SECUNDÁRIO 
São substâncias que tem sua concentração determinada por análise química e também são utilizadas como referência em análises volumétricas. Quando não há disponível um padrão primário recorre-se à técnica indireta, que consiste em preparar inicialmente uma solução com concentração próxima à desejada e após, padronizá-la, isto é, determinar sua concentração exata em relação a um padrão primário adequado. A solução assim obtida será então denominada padrão secundário.
Ex: Nitrato de prata, Hidróxido de sódio, EDTA, Permanganato de potássio
Volumetria de precipitação (DETERMINAÇÃO DE CLORETOS)
Volumetria de precipitação envolve a titulação com Formação de compostos pouco solúveis precipitados.
O pH comanda a especificação química das águas, p. ex.: a capacidade de neutralizar ácidos é chamada de alcalinidade e a de neutralizar base é chamada de acidez, estando os dois estados em função do menor ou maior teor de CO2 numa água e da presença de soluções tampões, que no caso impedem a mudança brusca de pH em substâncias líquidas, gasosas ou em fluidos que se expandem ou ocorrem à maneira de um líquido ou gás.

Outros materiais