Buscar

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ex1

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	Processando, aguarde ...
		
		
	
	HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL
	
	Exercício: CEL0242_EX_A1_201402055145 
	Voltar 
	Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS
	Matrícula: 201402055145
	
	Data: 14/09/2014 22:42:55 (Não Finalizada)
	
	1a Questão (Ref.: 201402078394)
	1a sem.: história e ciência/Annales
	
	A proposta de renovação historiográfica dos fundadores dos Annales opunha-se a um fazer historiográfico que encerrava a história num campo limitado de atuação, identificado como escola metódica. Pode-se afirmar que essa oposição, naquele momento, apresentou as características a seguir. 
I Crítica aos eventos de natureza puramente política, por serem insuficientes para explicar todo o processo histórico por si mesmos. 
II - Defesa da interdisciplinaridade como forma de dotar a história de instrumentos mais eficazes para a análise da sociedade. 
III - Desenvolvimento de um novo programa de pesquisa, baseado apenas na micro-história, em oposição à história política tradicional. 
IV - Rejeição aos métodos de pesquisa empírica e ao uso dos documentos escritos. 
São corretas APENAS as características 
		
	
	II e III 
	
	II, III e IV
	
	I, II e III
	
	III e IV 
	
	I e II 
		
	
	
	2a Questão (Ref.: 201402634887)
	sem. N/A: Educação na Colônia
	
	"Quando chega a época do amanho da terra e da sementeira, (...) o padre dá a cada índio duas ou três juntas de boi para o amanho da roça (...). Pois o padre chegou a um índio, que lhe parecia ser o mais aplicado. Que tinha ele feito dos bois, que o padre tinha lhe emprestado? (...) o coitado está com fome, desatrela o zebruno e o abate. (...) Desta maneira, o pobre boi do arado virou fumaça num único almoço (...) Aos europeus isto parecerá incrível, mas aqui entre nós é a pura verdade, que os índios deixam estragar as espigas de milho maduras e amarelas, se os padres não os ameaçam expressamente com 24 pancadas de sova como castigo. Castigar desta maneira paternal tem resultado extraordinário, também entre os bárbaros mais selvagens, de sorte que nos amam de verdade, como os filhos aos pais."
(SEPP, Anton. (1655-1733). Viagem às missões jesuíticas e trabalhos apostólicos. São Paulo: Ed. Universidade de São Paulo, 1972, p. 87.) 
A passagem acima se refere ao trabalho que os jesuítas desenvolviam junto aos índios do Brasil, nos séculos XVI e XVII. Sobre esse contexto histórico, aponte a alternativa correta: 
		
	
	Os jesuítas desenvolveram a catequese junto aos índios, como forma de escravizá-los, aplicando constantes castigos físicos a quem não trabalhasse;
	
	Os jesuítas pregavam que os índios selvagens não tinham alma e que, portanto, era necessário convertê-los ao catolicismo, como forma de torná-los mais dóceis para serem escravizados pelos senhores de terras;
	
	As missões tinham como orientação integrar os índios nos princípios da civilização cristã, promovendo a educação religiosa e para o trabalho;
	
	O trabalho das missões foi interrompido, pois não alcançava resultados práticos e muitos padres acabavam adquirindo hábitos próprios dos índios, o que contrariava os interesses da Igreja;
	
	Apesar de conseguirem muitos resultados positivos nas atividades econômicas, pois castigavam os índios preguiçosos, no campo religioso não alcançaram resultados, sendo baixo o número de índios que se converteram ao cristianismo.
		
	
	
	3a Questão (Ref.: 201402114968)
	1a sem.: História da Educação
	
	A palavra "História" traduz significados de grandes valores, e está ligada à vivência do homem em sociedade, através dos tempos, vivência esta em que insere sua cultura, crença, identidade e valores, influenciado no seu cotidiano por questões políticas, econômicas e religiosas. História é o estudo do homem e suas atitudes sobre o mundo, baseado nas suas relações pessoais, familiares, em sociedade, entre países e entre o meio ambiente. Quando falamos em História da Educação é correto afirmar que: 
		
	
	Os grupos sociais vivem um processo de mudanças contínuo no decorrer de sua história, sendo assim as concepções a educação muda ao considerarmos as relações de tempo e espaço na História. 
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final, em um estágio definitivo, um processo permanente no tempo e no espaço, e o futuro sempre se torna presente irremediavelmente.
	
	Existem momentos em que a humanidade como um todo atinge seu último estágio de aperfeiçoamento, o seu nível ideal de evolução na política, na ética, na estética, no desenvolvimento social, econômico e cultural.
	
	O progresso ou desenvolvimento sempre leva a sociedade dos homens a atingir um limite final.
	
	A história transcorre de forma linear. Os povos se constituem, vivem, adaptam-se ou deixam de existir. Assim tem sido ao longo da existência da humanidade.
		
	
	
	4a Questão (Ref.: 201402301817)
	3a sem.: Reforma e Contra reforma
	
	Uma das consequências imediatas da disseminação das ideias de Lutero em toda a Europa foi :
		
	
	o fortalecimento da atuação do Tribunal de Inquisição.
	
	a criação da lista de livros proibidos (Index).
	
	o retorno da interpretação das escrituras sagradas.
	
	a reafirmação da supremacia papal.
	
	a perda de fiéis por parte da Igreja Católica. 
		
	
	
	5a Questão (Ref.: 201402297175)
	sem. N/A: A Criação da Companhia de Jesus: O Contexto Religioso na Europa no Século XVI
	
	(Ibmecsp, 2009) A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que: 
		
	
	Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões.
	
	A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo. 
	
	A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal, estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos. 
	
	Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão. 
	
	Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena. 
		
	
	
	6a Questão (Ref.: 201402297241)
	sem. N/A: A Criação da Companhia de Jesus
	
	Assinale a alternativa CORRETA. O Concílio de Trento (1545-1563) institudo pela Igreja Católica buscava primordialmente: 
		
	
	um plano de caráter popular.
	
	a educação humanitária.
	
	rever os princípios de fé e supremacia católicas
	
	a ideia de supervisão educacional.
	
	conter a extensão da Reforma Protestante. 
		
	
	
	
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando