Buscar

educação basica9

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO E ECONOMIA POLÍTICA	
Exercício: CEL0362_EX_A9_201402055145 	Matrícula: 201402055145
Aluno(a): URSULA SILVA SANTOS	Data: 09/11/2015 22:26:44 (Finalizada)
 .1a Questão (Ref.: 201402217668)No processo histórico de socialização, aconteceram transformações e alguns homens se apoderaram da força de trabalho de outros homens: foi assim no escravismo, na servidão e é assim atualmente, no capitalismo, com o trabalho assalariado. No sistema de acumulação capitalista em que vivemos, o trabalhador não tem a posse dos meios de produção que um dia lhe pertenceram. Assim, estes recursos estão apartados dos trabalhadores. Na sociedade capitalista, onde a forma mercantil exerce uma influência decisiva sobre todas as manifestações da vida, os homens perdem o domínio sobre suas atividades. Esta realidade acima descrita é que explica a seguinte dimensão do trabalho humano:
 Certo	alienação
 2a Questão (Ref.: 201402288659)O trabalho não possui somente uma face alienante. O sistema ou modo de produção, que o utiliza e como o utiliza, é que pode tornar sua prática alienante. Entretanto, ao mesmo tempo em que o trabalho é exercido de forma alienada, ele também é fundamental na produção da vida humana e dos homens, já que é pelo trabalho que os homens produzem bens (materiais e imateriais), imprimem valor a estes bens e se constituem enquanto homens. Assim, é possível afirmar que, além da dimensão alienada, o trabalho constitui um processo do seguinte tipo:
 Certo	humanizador
.3a Questão (Ref.: 201402217673)Apesar de ter sofrido transformações ao longo da história e de ser marcado pela exploração nas sociedades de classe, o trabalho ainda mantém a centralidade e é decisivo no processo de formação e circulação de bens e riquezas materiais e/ou imateriais e na nossa condição de humanidade. Nesse sentido, para defender o trabalho em sua dimensão educativa, é preciso sempre considerar a dupla dimensão do trabalho capitalista:
 Certo	ontológica e alienação
4a Questão (Ref.: 201402217773)"O ato de agir sobre a natureza, transformando-a em função das necessidades humanas, é o que conhecemos com o nome de trabalho. É possível afirmar que a essência do homem é o trabalho. Isso significa que a essência humana não é, então, dada ao homem; não é uma dádiva divina ou natural; não é algo que precede a existência do homem. Ao contrário, a essência humana é produzida pelos próprios homens. O que o homem é, o é pelo trabalho. Se a existência humana não é garantida pela natureza, não é uma dádiva natural, mas tem de ser produzida pelos próprios homens, sendo, pois, um produto do trabalho, isso significa que o homem não nasce homem. Ele forma-se homem. Ele não nasce sabendo produzir-se como homem. Ele necessita aprender a ser homem. Precisa aprender a produzir sua própria existência". O texto acima chama atenção para o fato de que, na sua origem, quando os homens viviem em sociedades comunais e igualitárias : I) Existe uma relação de identidade entre trabalho e educação. II) A produção do homem é, ao mesmo tempo, a formação do homem, isto é, um processo educativo. III) Trabalho e educação correspondem a dimensões que devem permanecer desarticuladas na formação humana Assinale:
 Certo	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas
 .5a Questão (Ref.: 201402217667)Da mundialização à crise do sistema capitalista atual, do emprego ao desemprego, o trabalho está no centro das nossas vidas. Em uma perspectiva crítica é possível afirmar que o trabalho tem uma dimensão ontológica, o que significa dizer que o trabalho:
 Certo	tem uma dimensão fundamental na constituição de nossa humanidade.
6a Questão (Ref.: 201402184342)Aplicação
1. Para Hunt (2002, p. 26), o modo de produção capitalista se define a partir de quatro pressupostos básicos, são eles: produção de mercadorias, orientada pelo mercado; propriedade privada dos meios de produção; um grande segmento da população que não pode existir, a não ser que venda sua força de trabalho no mercado; e comportamento individualista, aquisitivo, maximizador, da maioria dos indivíduos dentro do sistema econômico.
Com base nessa afirmação de Hunt é possível concluir que:
I ) A sociedade capitalista é uma sociedade mercantil
II) A desigualdade social marca a sociedade capitalista
III) A força de trabalho é uma mercadoria
IV) A propriedade dos meios de produção é comunal
Assinale a opção correta:
 Certo	
 apenas as alternativas I, II e III são verdadeiras

Outros materiais