Buscar

Plantas tóxicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Farmacologia e toxicologia veterinária.
Perguntas:
1 - Quais são os fatores que colaboram com a intoxicação por plantas em grandes animais?
Escassez de alimentos que faz com que o animal procure se alimentar do que lhe aparece disponível, não se importando com a palatabilidade. Podem ainda ocorrer da plannta tóxica vir a crescer junto com a planta palatável, tornando-a de certa forma camuflada. Ou mesmo a contaminação desta em feno ou silagem. Transporte que de certa forma pode este apanhar pelo caminho e ainda também o uso de herbicidas podem alterar a palatabilidade fazendo com que o animal procure outro alimento.
2 - Quais são os prejuízos diretos e indiretos relacionados a exposição dos animais a plantas tóxicas?
São perdas diretas: morte, perda de peso ou redução do crescimento, distúrbios reprodutivos e, Indiretos: custo médico, construção de cercas, alterações no manejo
3 - Como são classificadas as plantas tóxicas de interesse na pecuária?
Devido ao grande número de espécies, as plantas tóxicas são estudas em grupos, podendo estes ser formados de acordo com a divisão regional, com a ação patológica, de acordo com as famílias botânicas e com os princípios tóxicos. Para fins práticos em Medicina Veterinária, podemos classificar as plantas de acordo com sua ação patológica, em função do quadro clínico-patológico que promovem.
4 - Quais são os fatores que influenciam a toxidez das plantas tóxicas?
A toxicidade está ligada à certos fatores como condições de administração ou certas épocas do ano, fazendo assim o leigo julgar inofensiva.
5 - Como se procede o reconhecimento e diagnóstico da exposição de animais de produção a plantas tóxicas.
Saber reconhecer as plantas tóxicas da região como também as sazonais variável do local e os quadros clínicos patológicos que elas causam, sendo assim se faz necessário para prevenção conhecer as pastagens e vistorias periódicas. Se caso não identificada, pode ainda pedir exames microbiológicos e/ou sorológico. Se vir à óbito, fazer necropsia e exame histológico.

Continue navegando