Logo Passei Direto
Buscar

Fundamentos da Educação Especial OBJETIVA

User badge image
Milton Schmidt

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o fragmento a seguir: As escolas devem acolher todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e criança bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidas ou marginalizados. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca. Brasília, 1994.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de Guatemala reafirma:
A a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
B atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.
C a educação para a erradicação do analfabetismo.
D os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.
E a universalização do ensino fundamental em dez anos.

Leia o fragmento a seguir: Os defensores da educação inclusiva argumentam que a escola deve ter como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que serão necessários para a vida futura do aluno. Eles também tratam da importância da mantenção do continuum de serviços para que os alunos possam usufruir dos benefícios do serviço que melhor se adequar as suas necessidades, desde a classe comum da escola regular até os serviços educacionais oferecidos em ambientes hospitalares. Considerando que a escola não conseguirá atender às mais diversas necessidades apresentadas pelos alunos, na educação inclusiva há a crença de que a escola deve se reestruturar, mas que essa reestruturação é finita. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MENDES, E. G. A formação do professor e a política nacional de educação especial. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Formação de Professores em Foco, 5., 2009. Anais... São Paulo, 2009.
Diante dessa afirmação podemos compreender como os discursos se estabelecem?
A os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência econômica e social dos homens.
B os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência cultural e social dos homens.
C os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e social dos homens.
D os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e cultural dos homens.
E os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e política dos homens.

Leia o fragmento a seguir: Nós matamos os cães danados e touros ferozes, degolamos ovelhas doentes, asfixiamos os recém-nascidos mal constituídos; mesmo as crianças se forem débeis ou anormais, nós as afogamos, não se trata de ódio, mas da razão que nos convida a separar das partes sãs aquelas que podem corrompe-las. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J.J. Educação especial: em direção à educação inclusiva. São Paulo: Edipucrs, 2003.
A relação da sociedade com a deficiência foi marcada pela união de dois períodos denominados extermínio e segregação/institucionalização. Qual o nome dado a essa junção?
A período de inclusão
B período científico
C período de integração
D período assistencialista
E período pré-científico

Leia o fragmento a seguir: Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam contribuir para a manutenção da subsistência do grupo. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
A no espaço histórico e na cultura
B no presente e no passado
C no tempo e espaço histórico
D no tempo e na história moderna
E no tempo e na cultura

Leia o fragmento a seguir: Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num instrumento que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a servir aos grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, no sentido de promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria uma escola que não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de forma democrática e acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e discriminação em seu interior, para garantir assim, o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de Salamanca reafirma:
A a educação como um direito de todos.
B a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
C a educação para a erradicação do analfabetismo.
D a universalização do ensino fundamental em dez anos.
E os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.

Leia o fragmento a seguir: Para garantir que a escola inclusiva se estabeleça de fato no sistema educacional, é preciso promover algumas modificações na dinâmica escolar, nas dimensões organizativas e no desenvolvimento profissional e curricular. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GONZÁLEZ MANJON, D. (Coord.) Adaptaciones curriculares: guia para su elaboracion. Espanha: Aljibe, 2002.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de Jomtien reafirma:
A atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.
B o repúdio a todas as formas de discriminação.
C a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
D os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.
E a educação como um direito de todos.

Leia o fragmento a seguir: A maneira como a deficiência é concebida e tratada contribui para sua própria compreensão, ou seja, das concepções que regem as formas de analisar o fenômeno, decorrem produção de conhecimentos e formas de intervenção específicas que, em última análise, determinarão o destino dos sujeitos, alvo dessa ação. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OMOTE, S. Diversidade, diferença e deficiência no contexto escolar. In: OLIVEIRA, A.; OMOTE, S.; GIROTTO, C. R. M. (Org.) Inclusão escolar: as contribuições da educação especial. Marília: Fundepe, 2008.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base da disciplina segundo a visão interacionista das deficiências possibilita a mudança de foco da escola na explicação do fracasso na aprendizagem. Nesse sentido a deficiência deve ser interpretada como uma realidade que situa sujeitos concretos em determinado:
A contexto urbano e cultural permeado por antagonismos
B contexto social e econômico permeado por relações e contradições
C contexto capitalista e cultural permeado por relações hegemônicas
D contexto social e educacional permeado por relações de contradição
E contexto social e urbano permeado por relações de gênero.

Leia o fragmento a seguir: Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre extermínio de crianças com deficiências, desde o nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários a manutenção da nobreza em seus discursos. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA S.; VIZIM, M. (Org.). Educação especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base assinale a alternativa correta sobre o que acontecia com as pessoas que fugiam ao padrão da dádiva de um corpo perfeito na Antiguidade:
A eram colocados em lugares especiais
B os recém-nascidos mal constituídos eram asfixiados
C os cães as devoravam
D os touros as pisoteavam
E eram tratados como iguais

Leia o fragmento a seguir: O solitário e unilateral papel ocupado pela pessoa com deficiência nos processos relacionais e o papel de moldar o indivíduo ao que é considerado normal são dois aspectos que buscam ser superados no ideário de autores que reivindicam a inclusão como movimento pela celebração das diferenças. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STAINBACK, s.; Stainback, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a educação especial sedimentou-se como:
A um sistema onde os alunos especiais eram os que tinham condições parciais de acompanhamento metodológico e de ensino.
B um sistema paralelo localizado subalternamente ao ensino regular.
C um sistema onde os alunos especiais recebiam conteúdos iguais aos da escola comum.
D um sistema onde os alunos especiais eram respeitados em suas especificidades.
E um sistema que potencializava o aprendizado e a eliminação de diferenças.

Leia o fragmento a seguir: A educação inclusiva tem sido caracterizada como um novo paradigma, que se constitui pelo apreço à diversidade como condição a ser valorizada pois é benéfica à escolarização de todas as pessoas, pelo respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem e pela proposição de outras práticas pedagógicas, o que exige ruptura com o instituído na sociedade e, consequentemente, nos sistemas de ensino. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PRIETO, R.G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V.A. (Org.) Inclusão escolar. 2. Ed. São Paulo: Summus, 2006.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base uma das condições necessárias à construção de sistemas educacionais inclusivos são:
A políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e modalidades de ensino de educação especial.
B políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e nas modalidades de ensino de educação formal.
C políticas educativas que assegurem a atenção à universalização em todos os níveis e modalidades de ensino.
D políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e modalidades de ensino.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o fragmento a seguir: As escolas devem acolher todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças com deficiência e criança bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidas ou marginalizados. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca. Brasília, 1994.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de Guatemala reafirma:
A a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
B atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.
C a educação para a erradicação do analfabetismo.
D os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.
E a universalização do ensino fundamental em dez anos.

Leia o fragmento a seguir: Os defensores da educação inclusiva argumentam que a escola deve ter como principal objetivo o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que serão necessários para a vida futura do aluno. Eles também tratam da importância da mantenção do continuum de serviços para que os alunos possam usufruir dos benefícios do serviço que melhor se adequar as suas necessidades, desde a classe comum da escola regular até os serviços educacionais oferecidos em ambientes hospitalares. Considerando que a escola não conseguirá atender às mais diversas necessidades apresentadas pelos alunos, na educação inclusiva há a crença de que a escola deve se reestruturar, mas que essa reestruturação é finita. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MENDES, E. G. A formação do professor e a política nacional de educação especial. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Formação de Professores em Foco, 5., 2009. Anais... São Paulo, 2009.
Diante dessa afirmação podemos compreender como os discursos se estabelecem?
A os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência econômica e social dos homens.
B os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência cultural e social dos homens.
C os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e social dos homens.
D os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e cultural dos homens.
E os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e política dos homens.

Leia o fragmento a seguir: Nós matamos os cães danados e touros ferozes, degolamos ovelhas doentes, asfixiamos os recém-nascidos mal constituídos; mesmo as crianças se forem débeis ou anormais, nós as afogamos, não se trata de ódio, mas da razão que nos convida a separar das partes sãs aquelas que podem corrompe-las. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J.J. Educação especial: em direção à educação inclusiva. São Paulo: Edipucrs, 2003.
A relação da sociedade com a deficiência foi marcada pela união de dois períodos denominados extermínio e segregação/institucionalização. Qual o nome dado a essa junção?
A período de inclusão
B período científico
C período de integração
D período assistencialista
E período pré-científico

Leia o fragmento a seguir: Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam contribuir para a manutenção da subsistência do grupo. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a tentativa de apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com deficiência requer a significação:
A no espaço histórico e na cultura
B no presente e no passado
C no tempo e espaço histórico
D no tempo e na história moderna
E no tempo e na cultura

Leia o fragmento a seguir: Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num instrumento que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a servir aos grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, no sentido de promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria uma escola que não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de forma democrática e acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e discriminação em seu interior, para garantir assim, o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de Salamanca reafirma:
A a educação como um direito de todos.
B a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
C a educação para a erradicação do analfabetismo.
D a universalização do ensino fundamental em dez anos.
E os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.

Leia o fragmento a seguir: Para garantir que a escola inclusiva se estabeleça de fato no sistema educacional, é preciso promover algumas modificações na dinâmica escolar, nas dimensões organizativas e no desenvolvimento profissional e curricular. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GONZÁLEZ MANJON, D. (Coord.) Adaptaciones curriculares: guia para su elaboracion. Espanha: Aljibe, 2002.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de Jomtien reafirma:
A atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais.
B o repúdio a todas as formas de discriminação.
C a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, independentemente de suas diferenças individuais.
D os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua deficiência.
E a educação como um direito de todos.

Leia o fragmento a seguir: A maneira como a deficiência é concebida e tratada contribui para sua própria compreensão, ou seja, das concepções que regem as formas de analisar o fenômeno, decorrem produção de conhecimentos e formas de intervenção específicas que, em última análise, determinarão o destino dos sujeitos, alvo dessa ação. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OMOTE, S. Diversidade, diferença e deficiência no contexto escolar. In: OLIVEIRA, A.; OMOTE, S.; GIROTTO, C. R. M. (Org.) Inclusão escolar: as contribuições da educação especial. Marília: Fundepe, 2008.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base da disciplina segundo a visão interacionista das deficiências possibilita a mudança de foco da escola na explicação do fracasso na aprendizagem. Nesse sentido a deficiência deve ser interpretada como uma realidade que situa sujeitos concretos em determinado:
A contexto urbano e cultural permeado por antagonismos
B contexto social e econômico permeado por relações e contradições
C contexto capitalista e cultural permeado por relações hegemônicas
D contexto social e educacional permeado por relações de contradição
E contexto social e urbano permeado por relações de gênero.

Leia o fragmento a seguir: Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre extermínio de crianças com deficiências, desde o nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários a manutenção da nobreza em seus discursos. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA S.; VIZIM, M. (Org.). Educação especial: múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base assinale a alternativa correta sobre o que acontecia com as pessoas que fugiam ao padrão da dádiva de um corpo perfeito na Antiguidade:
A eram colocados em lugares especiais
B os recém-nascidos mal constituídos eram asfixiados
C os cães as devoravam
D os touros as pisoteavam
E eram tratados como iguais

Leia o fragmento a seguir: O solitário e unilateral papel ocupado pela pessoa com deficiência nos processos relacionais e o papel de moldar o indivíduo ao que é considerado normal são dois aspectos que buscam ser superados no ideário de autores que reivindicam a inclusão como movimento pela celebração das diferenças. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STAINBACK, s.; Stainback, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a educação especial sedimentou-se como:
A um sistema onde os alunos especiais eram os que tinham condições parciais de acompanhamento metodológico e de ensino.
B um sistema paralelo localizado subalternamente ao ensino regular.
C um sistema onde os alunos especiais recebiam conteúdos iguais aos da escola comum.
D um sistema onde os alunos especiais eram respeitados em suas especificidades.
E um sistema que potencializava o aprendizado e a eliminação de diferenças.

Leia o fragmento a seguir: A educação inclusiva tem sido caracterizada como um novo paradigma, que se constitui pelo apreço à diversidade como condição a ser valorizada pois é benéfica à escolarização de todas as pessoas, pelo respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem e pela proposição de outras práticas pedagógicas, o que exige ruptura com o instituído na sociedade e, consequentemente, nos sistemas de ensino. Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PRIETO, R.G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V.A. (Org.) Inclusão escolar. 2. Ed. São Paulo: Summus, 2006.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base uma das condições necessárias à construção de sistemas educacionais inclusivos são:
A políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e modalidades de ensino de educação especial.
B políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e nas modalidades de ensino de educação formal.
C políticas educativas que assegurem a atenção à universalização em todos os níveis e modalidades de ensino.
D políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e modalidades de ensino.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 
Leia o fragmento a seguir: 
As escolas devem acolher todas as crianças independentemente de suas condições 
físicas, intelectuais, sociais, emocionais, linguísticas ou outras. Devem acolher crianças 
com deficiência e criança bem-dotadas; crianças que vivem nas ruas e que trabalham; 
crianças de populações distantes ou nômades; crianças de minorias linguísticas, étnicas 
ou culturais e crianças de outros grupos ou zonas desfavorecidas ou marginalizados. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no 
livro: BRASIL. Ministério da Educação. Declaração de Salamanca. Brasília, 1994. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de 
Guatemala reafirma: 
 A 
a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, 
independentemente de suas diferenças individuais. 
 B atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. 
 C a educação para a erradicação do analfabetismo. 
 D 
os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua 
deficiência. 
Você acertou! 
(a convenção de Guatemala repudia todas as formas de discriminação e tem sido 
utilizada para justificar a defesa da escola comum para alunos com deficiência p. 
82). 
 E a universalização do ensino fundamental em dez anos. 
 
Questão 2/10 
Leia o fragmento a seguir: 
Os defensores da educação inclusiva argumentam que a escola deve ter como principal 
objetivo o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos que serão necessários para 
a vida futura do aluno. Eles também tratam da importância da mantenção do continuum 
de serviços para que os alunos possam usufruir dos benefícios do serviço que melhor se 
adequar as suas necessidades, desde a classe comum da escola regular até os serviços 
educacionais oferecidos em ambientes hospitalares. Considerando que a escola não 
conseguirá atender às mais diversas necessidades apresentadas pelos alunos, na 
educação inclusiva há a crença de que a escola deve se reestruturar, mas que essa 
reestruturação é finita. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MENDES, E. G. A formação do professor e a 
política nacional de educação especial. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Especial: Formação de Professores em 
Foco, 5., 2009. Anais... São Paulo, 2009. 
De acordo com os conhecimentos adquiridos, podemos compreender dialeticamente a 
forma como a legislação é interpretada e praticada na realidade podendo acarretar 
mudanças ou deturpações do que se pretendia como realidade na concepção do 
legislador. Diante dessa afirmação podemos compreender como os discursos se 
estabelecem? 
 A 
os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem 
interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência econômica e 
social dos homens. 
 B 
os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem 
interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência cultural e social 
dos homens. 
 C 
os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem 
interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e 
social dos homens. 
Você acertou! 
(Justamente por conta da relação com as redes de significação em que são 
tecidos no meio social e material “os discursos não convivem harmoniosamente, 
eles confrontam-se ativamente localizados entre relações de poder que definem o 
que eles dizem e como dizem e, de outro, efeitos de poder que eles põem em 
movimento. P. 119) 
 D 
os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem 
interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e 
cultural dos homens. 
 E 
os textos legais são discursos imersos em práticas sociais que envolvem 
interesses de classe, cuja materialidade se constrói na existência histórica e 
política dos homens. 
 
Questão 3/10 
Leia o fragmento a seguir: 
Nós matamos os cães danados e touros ferozes, degolamos ovelhas doentes, asfixiamos 
os recém-nascidos mal constituídos; mesmo as crianças se forem débeis ou anormais, 
nós as afogamos, não se trata de ódio, mas da razão que nos convida a separar das partes 
sãs aquelas que podem corrompe-las 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STOBAUS, C. D.; MOSQUERA, J.J. Educação 
especial: em direção à educação inclusiva. São Paulo: Edipucrs, 2003. 
A relação da sociedade com a deficiência foi marcada pela união de dois períodos 
denominados extermínio e segregação/institucionalização. Qual o nome dado a essa 
junção? 
 A período de inclusão 
 B período científico 
 C período de integração 
 D período assistencialista 
 E 
período pré-científico 
Você acertou! 
(a relação da sociedade com a deficiência era vista como desvios da 
normalidade. p. 34) . 
 
Questão 4/10 
Leia o fragmento a seguir: 
Uma vez que a capacidade de sobrevivência decorria de habilidades individuais para 
caça, pesca e abrigo, diante da total submissão do homem aos desígnios da natureza, 
assim, muito provavelmente, eram seletivamente eliminados aqueles que não poderiam 
contribuir para a manutenção da subsistência do grupo. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão 
e da educação dos considerados deficientes. In BIANCHETTI, L; FREIRE, I.M. (Org.). Um olhar sobre a diferença: interação, 
trabalho e cidadania. São Paulo: Papirus, 1998. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a tentativa de 
apreender o significado do preconceito e da discriminação e da exclusão de pessoas com 
deficiência requer a significação: 
 A no espaço histórico e na cultura 
 B no presente e no passado 
 C 
no tempo e espaço histórico 
Você acertou! 
(Reportar-se ao passado, buscando compreender aspectos da produção cultural 
humana como expressão da vida material de dada sociedade, amplia a 
compreensão histórica do homem e colabora para a compreensão dos fenômenos 
de nossa própria época. p. 35 ) . 
 D no tempo e na história moderna 
 E no tempo e na cultura 
 
Questão 5/10 
Leia o fragmento a seguir: 
Dependendo dos objetivos a que está vinculada, a escola se constitui num instrumento 
que pode se articular tanto com a conservação do status quo, de modo a servir aos 
grupos dominantes, quanto com a conscientização dos grupos dominados, no sentido de 
promover uma profunda transformação social. Um exemplo disso seria uma escola que 
não evidencia as diferenças e alicerça o seu trabalho pedagógico de forma democrática e 
acolhedora, não permitindo mecanismos de seleção e discriminação em seu interior, 
para garantir assim, o acesso e a permanência com sucesso de todos os alunos. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PARO, V. H. Administração escolar: introdução 
crítica. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2001. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de 
Salamanca reafirma: 
 A a educação como um direito de todos. 
 B 
a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, 
independentemente de suas diferenças individuais. 
Você acertou! 
(a declaração de Salamanca é o primeiro documento que trata exclusivamente da 
educação especial. P. 81) . 
 C a educação para a erradicação do analfabetismo. 
 D a universalização do ensino fundamental em dez anos. 
 E 
os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua 
deficiência. 
 
Questão 6/10 
Leia o fragmento a seguir: 
Paragarantir que a escola inclusiva se estabeleça de fato no sistema educacional, é 
preciso promover algumas modificações na dinâmica escolar, nas dimensões 
organizativas e no desenvolvimento profissional e curricular. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: GONZÁLEZ MANJON, D. (Coord.) Adaptaciones 
curriculares: guia para su elaboracion. Espanha: Aljibe, 2002. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a declaração de 
Jomtien reafirma: 
 A atenção educacional aos alunos com necessidades educacionais especiais. 
 B o repúdio a todas as formas de discriminação. 
 C 
a união de esforços em defesa de uma escola única para todas as crianças, 
independentemente de suas diferenças individuais. 
 D 
os direitos humanos e as liberdades fundamentais de pessoas com base na sua 
deficiência. 
 E 
a educação como um direito de todos. 
Você acertou! 
(a Declaração de Jomtien é um dos importantes documentos da democracia e da 
universalização do direito a educação para todos. P. 81) . 
 
Questão 7/10 
Leia o fragmento a seguir: 
A maneira como a deficiência é concebida e tratada contribui para sua própria 
compreensão, ou seja, das concepções que regem as formas de analisar o fenômeno, 
decorrem produção de conhecimentos e formas de intervenção específicas que, em 
última análise, determinarão o destino dos sujeitos, alvo dessa ação. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: OMOTE, S. Diversidade, diferença e deficiência no 
contexto escolar. In: OLIVEIRA, A.; OMOTE, S.; GIROTTO, C. R. M. (Org.) Inclusão escolar: as contribuições da educação 
especial. Marília: Fundepe, 2008. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base da disciplina segundo 
a visão interacionista das deficiências possibilita a mudança de foco da escola na 
explicação do fracasso na aprendizagem. Nesse sentido a deficiência deve ser 
interpretada como uma realidade que situa sujeitos concretos em determinado: 
 A contexto urbano e cultural permeado por antagonismos 
 B 
contexto social e econômico permeado por relações e contradições 
Você acertou! 
(No capitalismo a deficiência também é produzida em decorrência dos níveis de 
pobreza e miséria quase absolutos da população. P. 52) . 
 C contexto capitalista e cultural permeado por relações hegemônicas 
 D contexto social e educacional permeado por relações de contradição 
 E contexto social e urbano permeado por relações de gênero. 
 
Questão 8/10 
Leia o fragmento a seguir: 
Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – trabalhadores 
intelectuais daquela sociedade – sobre extermínio de crianças com deficiências, desde o 
nascimento; tratavam de disseminar os valores necessários a manutenção da nobreza em 
seus discursos. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SILVA S.; VIZIM, M. (Org.). Educação especial: 
múltiplas leituras e diferentes significados. Campinas: Mercado de Letras, 2001. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base assinale a alternativa 
correta sobre o que acontecia com as pessoas que fugiam ao padrão da dádiva de um 
corpo perfeito na Antiguidade: 
 A eram colocados em lugares especiais 
 B 
os recém-nascidos mal constituídos eram asfixiados 
Você acertou! 
(Em Atenas, Esparta e Roma são recorrentes os relatos dos filósofos – 
trabalhadores intelectuais daquela sociedade – sobre o extermínio de crianças 
com deficiências, desde o nascimento. p. 38) . 
 C os cães as devoravam 
 D os touros as pisoteavam 
 E eram tratados como iguais 
 
Questão 9/10 
Leia o fragmento a seguir: 
O solitário e unilateral papel ocupado pela pessoa com deficiência nos processos 
relacionais e o papel de moldar o indivíduo ao que é considerado normal são dois 
aspectos que buscam ser superados no ideário de autores que reivindicam a inclusão 
como movimento pela celebração das diferenças. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: STAINBACK, s.; Stainback, W. Inclusão: um guia 
para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, a educação especial 
sedimentou-se como: 
 A 
um sistema onde os alunos especiais eram os que tinham condições parciais de 
acompanhamento metodológico e de ensino. 
 B 
um sistema paralelo localizado subalternamente ao ensino regular. 
(aos alunos que não tivessem condições acadêmicas de aprendizagem, reservava-
se o atendimento em espaços separados. p. 76). 
 C 
um sistema onde os alunos especiais recebiam conteúdos iguais aos da escola 
comum. 
 D um sistema onde os alunos especiais eram respeitados em suas especificidades. 
 E um sistema que potencializava o aprendizado e a eliminação de diferenças. 
 
Questão 10/10 
Leia o fragmento a seguir: 
A educação inclusiva tem sido caracterizada como um novo paradigma, que se constitui 
pelo apreço à diversidade como condição a ser valorizada pois é benéfica à 
escolarização de todas as pessoas, pelo respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem e 
pela proposição de outras práticas pedagógicas, o que exige ruptura com o instituído na 
sociedade e, consequentemente, nos sistemas de ensino. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: PRIETO, R.G. Atendimento escolar de alunos com 
necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V.A. (Org.) 
Inclusão escolar. 2. Ed. São Paulo: Summus, 2006. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base uma das condições 
necessárias à construção de sistemas educacionais inclusivos são: 
 A 
políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e 
modalidades de ensino de educação especial. 
 B 
políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e 
nas modalidades de ensino de educação formal. 
 C 
políticas educativas que assegurem a atenção à universalização em todos os 
níveis e modalidades de ensino. 
 D 
políticas educativas que assegurem a atenção à diversidade em todos os níveis e 
modalidades de ensino. 
Você acertou! 
(Entre tantas condições uma de fundamental importância são as políticas 
construídas em benefício de todos. P. 93). 
 E 
políticas educativas que assegurem a atenção as políticas culturais em todos os 
níveis e modalidades de ensino.

Mais conteúdos dessa disciplina