Buscar

REVISÃO_2013.2_II_unidade

Prévia do material em texto

TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL 
REVISÃO. 2013.2 – II UNIDADE
1. Virgílio, após agredir fisicamente Caio, de forma brutal e reiterada, deixando-o totalmente sem reação, compeliu-o a assinar um contrato de locação que ele se negara a assinar antes de ser coagido, sob pena repetir as agressões físicas. Analise tal contrato em conformidade com os planos do negócio jurídico.
2. A emissão de títulos de crédito, que não representam qualquer negócio, feita pelo marido antes da separação judicial, para prejudicar a mulher na partilha de bens, é suscetível de invalidação?
3. Tício induziu Mévio a realizar um negócio com Pévio em condições mais onerosas ou menos vantajosas, no entanto, tal induzimento não afetou a declaração de vontade de Mévio, nem influiu, diretamente, na realização daquele ato negocial, que seria praticado independentemente do emprego do artifício astucioso. Tal negócio jurídico poderá ser invalidado? Quais as suas conseqüências? Fundamente
4. Se A adquire de B uma obra de arte, por influência de C que o convence de sua raridade, sem que B, ouvindo tal disparate, alerte o comprador. O negócio é suscetível de anulação? Quais as suas conseqüências? Fundamente
5. Por escritura, Astrogildo prometeu vender a Sidblerto um imóvel, cujo pagamento seria efetuado em doze parcelas mensais e sucessivas. Ao contratar, "B" silenciou intencionalmente a respeito de sua situação financeira, não revelando o seu estado de insolvência, com numerosos títulos protestados por falta de pagamento e, nessas condições, nenhuma parcela do preço poderia ser paga, o que de fato ocorreu. O que Astrogildo poderá alegar para requerer invalidação da promessa de compra e venda de sua propriedade. Fundamente.
6. Caio ajuizou ação de indenização de investigação de paternidade pretendendo o reconhecimento da paternidade de Fábio, já falecido. Em audiência de conciliação entre Caio e filha do de cujus foi homologado o seguinte acordo: o reconhecimento voluntário da paternidade, renúncia de Caio aos direitos hereditários e indenização de R$ 130 mil a Caio em razão da renúncia. Ultrapassados 01 ano da homologação e após tomar conhecimento do real valor do patrimônio do seu falecido pai, Caio ajuizou ação anulatória do termo de acordo de renúncia da herança. Qual deverá ser o fundamento desta ação anulatória? Fundamente.
7. O proprietário de um apartamento alugado por prazo indeterminado propõe ao inquilino a renovação de contrato por prazo fixo, sob pena de rescindir o contrato e promover uma ação de despejo. Caso o inquilino não aceite a celebração do novo contrato por prazo determinado e o locador venha a rescindir o contrato, o locatário poderá pleitear a anulação da rescisão contratual? Fundamente.
8. Fiador em contrato de locação que, logo após a assinatura do contrato, faz doação de todos os seus bens aos filhos, não se sujeita à anulação do negócio do ato por fraude contra credores. Tal assertiva está correta ou incorreta?

Continue navegando