Buscar

objetiva socioantropologicos

Prévia do material em texto

Ava Univirtus Voltar LUCILENE LUCENA 
Avisos
Fundamentos Socioantropológicos da Educação 
Roteiro de Estudo 
Avaliações 
Tutoria 
Fórum 
Trabalhos 
Chat 
Rádio Web 
Avisos 
Avaliação
novo
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
versão para impressão
LUCILENE DOS SANTOS LUCENA - RU: 1294881 
Nota: 70 
PROTOCOLO: 201607271294881A65E24
Disciplina(s): 
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
	Data de início: 
	27/07/2016 16:10 
	Prazo máximo entrega:
	27/07/2016 17:25 
	Data de entrega:
	27/07/2016 16:41 
Questão 1/10
A sociedade não poderia existir sem que houvesse em seus membros certa homogeneidade: a educação perpetua e reforça essa homogeneidade, fixando de antemão na alma da criança certas similitudes essenciais, reclamadas pela vida coletiva. 
DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In : --------. Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo : Melhoramentos, 1952. p. 29-32
 
Sobre a contribuição do pensamento social de Marx para explicar a sociedade, economia e educação, marque com V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
 
(  ) O Trabalho no capitalismo é voluntário, ninguém é obrigado a vender sua força de trabalho. Patrões e empregados, são, portanto, proprietários, existindo uma relação de igualdade entre ambos.
 
(  ) O capitalismo promove a divisão social do trabalho entre os concebem e os que executam. Essa divisão favorece um maior domínio e controle sobre os trabalhadores.
 
(  ) A ética capitalista é coerente com a natureza humana, agressiva e competitiva. Por isso, o socialismo permanece como utopia irrealizável, pois ignora como funciona a natureza humana.
 
(   ) A divisão do trabalho social nas fabricas está refletida, de certa forma, na divisão dos conteúdos escolares. O ensino seriado, compartimentalizado em disciplinas favorece a adaptação dos trabalhadores à lógica produtiva segmentada.
	
	A
	F – V – F – V
Você acertou!
A segunda afirmação é verdadeira, pois a divisão social do trabalho impede uma compreensão totalizadora do processo produtivo e mantém o trabalhador numa compreensão parcial do processo (p. 48-51).
 
A última afirmação também é verdadeira, pois como explica Saviani, a organização do trabalho escolar é um reflexo da organização do trabalho no capitalismo, com tarefas e funções parcializadas (p. 48 -51).
 
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	V - V - V - F
Questão 2/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Tratar da diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a da superação das discriminações é atuar sobre um dos mecanismos de exclusão, tarefa necessária ainda que insuficiente, para caminhar na direção de uma sociedade mais plenamente democrática. É um imperativo do trabalho educativo, voltado para a cidadania uma vez que tanto a desvalorização cultural-traço bem característico de pais colonizado-quanto à discriminação são entraves à plenitude da cidadania para todos, portanto, para a própria nação.”
 
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais, apresentação dos temas transversais e ética. V. O8, Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. ( p. 21)
De acordo com o livro-base da disciplina no que diz respeito a pluralidade cultural nas escolas, assinale  a alternativa que expressa a visão contida nos  PCN’s:
	
	A
	Os PCNs tomam a realidade brasileira como a expressão de uma democracia racial.
	
	B
	O espaço escolar se compõe de diferentes grupos e sujeitos em convivência.
A escola é o reflexo do espaço mais amplo. Seu ambiente é constituído como uma amostra do macro cosmo social, múltiplo e diverso. (p. 126-127).
	
	C
	A escola representa a expressão cultural de sua comunidade.
	
	D
	A educação escolar toma a diversidade cultural como um projeto utópico a ser construído principalmente pelas políticas públicas.
	
	E
	Os PCN’s atribuem à escola o papel e a responsabilidade de construir estratégias de promoção do diálogo intercultural.
Questão 3/10
Considere o excerto  a seguir:
 “Não podemos, nem devemos nos dedicar, todos, ao mesmo gênero de vida; segundo nossas aptidões, diferentes funções a preencher, será preciso que nos coloquemos em harmonia com o trabalho que nos incumbe. Nem todos são feitos para refletir; e será preciso que haja sempre homens de sensibilidade e homens de ação [...]”
DURKHEIM, Émile. Definição de educação. In : --------. Educação e sociologia. 3. ed. Tradução de Lourenço Filho. São Paulo : Melhoramentos, 1952. p. 29-32
Ao analisar o que afirma o autor, marque a alternativa que traz  corretamente a interpretação crítica sobre a concepção de educação de Durkheim.
	
	A
	A educação para Durkheim é um aparelho ideológico de Estado e como tal deve organizar a formação das gerações mais jovens conforme a ideologia dominante.
	
	B
	De certa forma, a educação para Durkheim é uma ferramenta que visa à socialização das crianças de acordo com o modelo de sociedade estabelecida, atuando na formação dos diferentes grupos e as funções que estas deverão desempenhar.
 
Você acertou!
Para Durkheim a sociologia tem uma função de orientação e de normatividade. Assim, também a educação deve garantir a conformação e obediência dos mais jovens. Não está no horizonte teórico desse autor uma crítica social, ou a proposição de outro tipo de sociedade (p.31, 32 e 33).
	
	C
	Educação é um exercício existencial, em que professores e alunos precisam fazer experimentações, testando, criticando e reconstruindo conhecimentos, práticas, valores e comportamentos.
	
	D
	A educação, na visão de Durkheim, representa uma etapa opcional no processo de socialização. Para este autor a escola é conveniente, mas não necessária, pois a transmissão de conhecimentos pode acontecer tanto de modo formal, quanto informal.
	
	E
	Para definir educação, é preciso desconsiderar os sistemas que ora existem.
Questão 4/10
O desenvolvimento do ser humano tem início durante o período de gestão. O meio ambiente, a relação estabelecida com a genitora irão contribuir para um progresso saudável ou problemático. Após o nascimento tem início a socialização da criança que acontece em dois níveis ou etapas, o primário e o secundário.
Sobre esse processo é correto afirmar:
	
	A
	Trata-se de duas etapas distintas e independentes no desenvolvimento humano.
	
	B
	O processo de socialização tem como alicerce dos 0 aos 5 anos, em que a personalidade da criança está definida e tudo o que ocorrer depois, vai depender da qualidade das relações que a criança teve nesse período.
 
	
	C
	A socialização tem dois momentos, quando a criança vai sendo inserida nas primeiras relações familiares e, posteriormente, ocorre sua adaptação aos diferentes meios e contextos.
Você acertou!
A adaptação da criança a família e o convívio mais restrito constitui a socialização primária, e a sua preparação, tanto familiar quanto escolar, desenvolve a socialização secundária adaptando-a para viver e se relacionar com os diferentes contextos sociais por onde transitará (p. 72-75).
	
	D
	A socialização é na verdade um único processo que se estende do nascimento até a morte da pessoa. O processo de aprendizagem nos acompanha até final de nossa vida.
	
	E
	A  socialização é o  processo pelo qual o indivíduo desfaz as regras sociais. É por meio desse processo que deixamos de adquirir cultura e não nos diferenciamos  dos demais animais.
Questão 5/10
O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente. Por exemplo, enquanto alguns animais como escorpiões e cães não fazem parte da cultura alimentar do brasileiro, em alguns países asiáticos estes animais são preparados como alimentos, sendo vendidos na rua da mesma forma como estamos habituados aqui a comer um pastel ou pipocas. Assim, o que aqui é exótico, lá não necessariamente o é.
http://www.brasilescola.com/sociologia/etnocentrismo.htmAcesso em 02/10/2015
 
 Sobre o conceito de etnocentrismo e o ambiente escolar é correto afirmar:
	
	A
	Uma conduta etnocêntrica é aquela que julga e avalia a cultura dos outros a partir dos próprios valores e referenciais. Cabe à escola mostrar que os valores culturais são relativos, sendo necessário o respeito ao pluralismo cultural.
O Etnocentrismo é um fenômeno histórico muito ligado aos valores da cultura ocidental, aos processos de colonização e aculturação, que é a imposição da visão de mundo dos dominantes aos dominados.  Trata-se de um processo indenitário ainda em curso, calcado numa visão, cristã, branca e hétero da sociedade e dos indivíduos (p. 100-106).
 
	
	B
	O comportamento etnocêntrico é justificável, pois cada indivíduo tem o direito de defender sua visão de mundo, seus valores e crenças contra aqueles que são diferentes e ferem suas convicções. A escola precisa agir com neutralidade, respeitando as individualidades.
 
	
	C
	Etnocentrismo é a valorização do seu grupo cultural, abrindo-se ao diálogo com outras culturas, assimilando e se adaptando a novos costumes.
	
	D
	Atualmente o etnocentrismo quase inexiste. Depois da experiência trágica do nazismo e do fascismo, atitudes etnocêntricas são crimes e os que o praticam são punidos na forma da lei.
	
	E
	Etnocentrismo difere de avaliações pautadas em juízo de valor daquilo que é considerado diferente.
Questão 6/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Muitos autores estudiosos da educação revisaram as ideias de Durkheim, criticando a sua aplicação e funcionalidade. Entre eles: Libâneo, que propõe um conceito ampliado de educação no qual vários fatores contribuem para a formação e amadurecimento dos indivíduos.
Fonte: o autor
 
De acordo com as aulas e o livro-base, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos da conceituação de Libâneo:
	
	A
	A educação é um processo dialético que acontece fora e dentro da escola envolvendo fatores como família, amigos, trabalho, igrejas, clubes, escola, internet.
Você acertou!
O processo educacional de cada sociedade está vinculado a diferentes fatores e contextos numa relação com um projeto de sociedade. Página 39.
	
	B
	Trata-se de um processo dual que congrega duas esferas, a escolar e a não escolar.
	
	C
	Na visão de Libâneo, a educação principal e a mais importante é aquela que ocorre fora da escola, pois tem relação com a vida e o universo das experiências humanas.
	
	D
	Libâneo concorda com Durkheim quando este afirma que a escola é a guardiã da cultura e fornece as bases da integração social por meio de uma educação moral dos jovens.
	
	E
	Educação escolar e educação assistemática são equivalentes em termos de contribuição ao produto final do processo educativo que é a formação intelectual e operacional dos trabalhadores.
Questão 7/10
Leia o texto a seguir:
 
Ensinava Aristóteles em sua Ética à Nicômaco, que nascemos da espécie humana, mas tornar-se humano é um processo que envolve esforço individual e coletivo, sendo a educação a principal ferramenta que a sociedade e educadores possuem para realizar essa tarefa.
Fonte :o autor
 De acordo com  Demerval Saviani,   a principal tarefa da educação tomada em sentido amplo, consiste em:
	
	A
	Transmitir a cultura acumulada na forma de um ensino curricular.
	
	B
	Desenvolver habilidades e competências atentas às demandas da sociedade tecnológica e as exigências do mercado.
	
	C
	Oportunizar a realização da humanidade em cada indivíduo, permitindo a absorção da cultura acumulada e sua reelaboração individual.
Você acertou!
O objetivo da educação é reproduzir, individualmente, a humanidade produzida coletivamente, ou seja, o processo humanizador passa pela necessidade de que  cada um de nós se humanize. (p. 51-52)
	
	D
	Desenvolver o acesso aos saberes acumulados pela humanidade num processo de instrução linear e progressiva
	
	E
	Cabe a escola e a educação escolar adaptar os indivíduos para que possam ao se apropriar dos saberes, desenvolver os comportamentos esperados pela sociedade.
Questão 8/10
No curso da história humana, mudam os interesses e as necessidades, surgem novos contextos com diferentes demandas fazendo com que ocorram mudanças sociais e culturais. Na década de 1960 a condição da mulher era muito mais limitada do que atualmente. Foi devido a movimentos como o feminismo e mudanças de ordem econômico-social que a mulher ganhou mais espeço e reconhecimento.
Fonte: o autor
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base, como a escola, vista como operadora da cultura pode contribuir para mudanças culturais mais positivas?
Assinale alternativa correta :
	
	A
	A escola deve ater-se a sua função técnica e operacional. O estudo e aquisição de conhecimentos por si só já possibilita mudanças culturais, pois o conhecimento é malo do progresso e evolução dos povos.
	
	B
	Ao inserir em seu currículo temas que estimulem o debate e a reflexão sobre os processos de construção de papeis e identidades e seus correspondentes em termos de valores, crenças e comportamentos.
Você acertou!
Quando professores e responsáveis compreendem como se constrói e opera a cultura, é possível que a escola contribua para desconstrução de estereótipos e visões preconceituosas sobre os comportamentos humanos.  (p. 70  a 72).
	
	C
	Desenvolver ações afirmativas de resgate das tradições de defesa da moral e dos bons costumes, reafirmando os ideias ocidentais de civilização, de cultura e de cidadania.
	
	D
	Cabe a escola, educadores, alunos e toda comunidade afirmar suas identidades, suas trajetórias e demarcarem suas fronteiras culturais de modo a se preservarem das influências de outros grupos. É preciso preservar a pureza cultural de cada grupo.
	
	E
	O papel da educação escolar é se preservar, mantendo fora de seus muros, as influências externas da sociedade. Essa separação e isolamento é o que garantirá a preservação de sua cultura escolar e a eficiência na formação de seus alunos.
Questão 9/10
A pluralidade cultural é um tema importante e estratégico no processo educacional, tanto que recebe uma orientação pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Diante da orientação dos PCN, o autor do livro base se posiciona criticamente. Assinale a alternativa que melhor resume esse posicionamento.
 
	
	A
	Afirma que os PCN oferecem um conjunto de orientações teórico-práticas que não contempla a discussão da cultura com a economia, a mídia e os modelos de análise da sociologia e da antropologia.
	
	B
	Afirma que a abordagem do texto dos PCN é escrita por especialistas numa linguagem muito acadêmica e de difícil entendimento e aplicação.
	
	C
	Critica o fato dos PCN serem elaborados por quem não faz as aulas, não está no chão da escola, mas são especialistas de gabinete, sem experiência escolar.
	
	D
	Afirma que a abordagem dos PCN é abstrata, não aborda a questão em sua concretude na vida social e cotidiana dos alunos. Tende a uma abordagem politicamente correta e de certa forma ideológica.
 
Você acertou!
O texto do PCN não aborda, em profundidade, os problemas que envolvem o racismo e ao preconceito cultural em relação às minorias, algo presente nas relações sociais e escolares. Segue na vertente de uma democracia racial, que segundo o autor é uma visão mítica e mistificadora da questão racial no Brasil (p. 115-124).
	
	E
	Afirma que  os PCN”s deixaram de ser referência básica para a elaboração das matrizes de referência.
 
Questão 10/10
Leia o fragmento de texto a seguir:
Compreender como se evidencia uma educação multicultural, requer que definamos parâmetros do que entendemos por multiculturalismo na educação [...], entendemos que o mais importante ao se discutir a centralidade da cultura nas abordagens curriculares não é o prefixo inter ou multi , mas a concepção de cultura, os pressupostos teóricos, a postura epistemológica e o posicionamento político quedão sustentação a tais abordagens.
OLIVEIRA, Ozerina Victor de. MIRANDA, Claudia. Multiculturalismo crítico, relações raciais e política curricular: a questão do hibridismo na Escola Sarã. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a06 - Acesso em: novembro de 2015.
 
Sobre a temática do multiculturalismo na realidade escolar, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O posicionamento ideal prevê que a escola reconheça as diferentes expressões e valores culturais, primando pelo diálogo e reconhecimento.
O posicionamento ideal da escola assume a diversidade e multiplicidade cultural de seus estudantes como um fator positivo que agrega a formação para a cidadania e democracia. (p. 95).
	
	B
	A escola, para evitar o confronto entre os diferentes valores e expressões culturais que integram a multiplicidade da comunidade estudantil, deve abster-se de tratar como conteúdo esse tema.
	
	C
	Cabe a escola e aos educadores promoverem ações afirmativas que se limitem a projetos de conscientização, evitando polemizar e aprofundar o debate.
	
	D
	O espaço escolar deve concentrar-se em seus programas e focar um ensino de qualidade e eficiência, de modo a garantir o sucesso escolar e profissional de seus alunos.
	
	E
	Assuntos que evolvam aspectos éticos, morais, estéticos e religiosos devem ficar restritos a educação familiar que tem prerrogativas e direitos para impor limites e punições. 
Conheça o novo AVA

Continue navegando