Buscar

AV2 alta complexidade Resumão

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os roncos são sons grosseiros, podendo ocorrer tanto na inspiração como na expiração, é típico de secreção (catarro) solta em uma área de grande calibre, e essa secreção se move de acordo com a entrada e saída de ar nos pulmões. 
Os sibilos são sons mais agudos, são chiados semelhantes ao som de uma bexiga de ar esvaziando lentamente, muito comum em indivíduos asmáticos, significa que o alvéolo está cheio de ar, broncoespasmo, mas podem também ser audíveis em indivíduos com congestão pulmonar, obstrução por corpo estranho ou secreção. 
Os Estertores ou Creptações são sons semelhantes a pequenos estalidos e pode ser devido a quadros de hiperinsuflação alveolar ou secreção em vias aéreas inferiores.  
Gasometria: Avaliar a eficiência da troca gasosa dos pulmões; Avaliar a integridade do sistema de controle ventilatório; Avaliar o nível ácido básico do sangue; Monitorar a terapia ventilatória. 
Pneumonia - Resposta inflamatória a corpos estranhos ou microorganismos;  Acúmulo de neutrófilos e de outras células efetoras nos brônquios periféricos e espaços alveolares;  Os mecanismos de defesa são superados ou estão prejudicados;  A entrada dos patógenos dá-se por aspiração, inalação, disseminação hematogênica e deslocamento
Derrame pulmonar - Ocorre o aumento da pressão hidrostática e da permeabilidade na microcirculação elevando da pressão dos capilares pulmonares determinando do desenvolvimento do derrame pleural; diminuição da pressão oncótica na microcirculação vascular; diminuição da pressão do espaço pleural; Bloqueio da drenagem linfática: bloqueio da drenagem linfática desde os estomas até aos gânglios mediastínicos; Passagem de liquido a partir do espaço peritoneal: as situações de ascite.
Embolia Pulmonar - Obstrução da artéria pulmonar por trombo que se desprendeu de seu sítio de origem e se deslocou para a vasculatura pulmonar
Fisiopatologia  Tromboembolia venosa- tríade de Virchow(estase venosa, hipercoagulabilidade, lesão da parede venosa);  Alvéolos ventilados não per fundidos- desequilíbrio ventilação- perfusão
DPOC - Limitação do fluxo de ar progressiva associada a lesão inflamatória anormal dos pulmões a partículas ou gases nocivos
Fisiopatologia - Hipersecreção de muco;  Disfunção ciliar;  Limitação do fluxo de ar;  Hiperinsuflação pulmonar;  Anormalidades nas trocas gasosas (hipoxemia e hipercapnia
Pneumotórax- O pneumotórax ocorre quando o ar entra o espaço pleural como resultado de uma ruptura em uma das superfícies pleurais. 
ICC - Envolve o comprometimento das propriedades contráteis do coração, o que leva a um débito cardíaco menor que o normal.
Bronquite crônica - Inflamação dos brônquios nas vias aéreas, edema, hiperplasia das glândulas submucosas, excreção de muco excessivo para a árvore brônquica, resultando em tosse produtiva.
Enfisema pulmonar - Perda da elasticidade pulmonar com aumento anormal e permanente dos espaços aéreos distais aos bronquíolos terminais, com destruição das paredes alveolares e leitos capilares, sem fibrose evidente.
Angina estável - desencadeada por esforço ou estresse que dura poucos minutos e melhora em repouso.
Angina Instável – desencadeada por mínimo esforço, estresse ou em repouso que dura até 20 minutos cedendo com nitrato SL e repouso. Oclusões trombóticas intermitentes levam a angina instável.
Infarto – desencadeada por esforço, estresse e/ou repouso. Duração mais de 30 minutos à varias horas não cedendo com repouso e nitrato SL- Oclusões trombóticas totais causam IAM
EAP : Acúmulo de líquido no compartimento extravascular pulmonar maior do que a capacidade do sistema linfático pulmonar, resultando em hipoxemia, aumento do trabalho respiratório, diminuição da complacência pulmonar e alteração da relação ventilação-perfusão.
Cuidados de enfermagem
Monitorar e otimizar oxigenação – perfusão;  Monitorar parâmetros de circulação-perfusão;  Monitorar e tratar distúrbios de líquido-eletrólitos;  Manter a integridade da pele;  Proporcionar conforto e controle de dor;  Apoio psicossocial; instalar balanço hídrico, observar causas subjacentes, colocar o paciente sentado pra diminuir a pré-carga.
Sistemas tampões - que resistem a alterações do pH, também contribuem para a regulação. Os principais tampões no sangue são a hemoglobina (nas hemácias), as proteínas plasmáticas, os bicarbonatos e os fosfatos. 
Se bicarbonato < 22 acidose metabólica
Se bicarbonato > 28 alcalose metabólica
	Alcalose metabólica: pH maior que 7,45. Retenção ou produção excessiva de bicarbonato. (Mais de 28mmol/L) “rins”
	Acidose metabólica: pH menor que 7,35. Excreção excessiva de bicarbonato pelos rins. (Menos de 20mmol/L) “rins”
	Alcalose respiratória: pH maior que 7,45. Eliminação excessiva de dióxido de carbono pelos pulmões. Hiperventilação. (Menos de 35 PCO2) “rins”
	Acidose respiratória: pH menor de 7,35. Retenção ou produção excessiva de dióxido de carbono pelos pulmões. Hipoventilação. (Mais de 45 PCO2) “rins”
	Desequilíbrios mistos: Tanto pulmões quanto rins funcionam mal, causando uma super acidose ou super acidemia.
pH 7,35 a 7,45
	pO2 (pressão parcial de oxigênio) 80 a 100 mmHg
	pCO2 (pressão parcial de gás carbônico) 35 a 45 mmHg
	HCO3 (necessário para o equilíbrio ácido-básico sanguíneo) 22 a 26 mEq/L
	SaO2 Saturação de oxigênio (arterial) maior que 95%
	FiO2 – fração inspiratória o2 - >300 normal; 300-200 lesão pulmonar aguda; <200 lesão pulmonar grave.
Dor aguda relacionada ao processo inflamatório na cárdia do estômago caracterizado por queimação na região epigátrica.
Memória prejudicada/ dor aguda relacionada a diminuição do aporte de O2 no cérebro caracterizado por relato verbal
Náuseas relacionadas pelo aumento da motilidade gástrica caracterizado pelo relato verbal 
Perfusão tissular periférica ineficaz relacionado a diminuição da frequência da bomba cardíaca caracterizado por diminuição dos batimentos cardíacos abaixo de 60/min
Constipação relacionada a diminuição da peristalse caracterizado pelo relato verbal
Dor aguda relacionada ao processo inflamatório caracterizada pelo relato verbal. (Jobert positivo/peritonite)
Hipertermia relacionada por processo inflamatório caracterizado pelo aumento da temperatura corporal (aplicar compressa fria em região dos plexos axilar e inguinal)
débito cardíaco diminuído relacionado pela diminuição da força de contração do ventrículo esquerdo, caracterizado pelo exame físico “hipotensão e bradicardia” 
Integridade da pele prejudicada relacionada pela diminuição do aporte de o2 caracterizado pela úlcera de calcâneo. 
Troca de gazes prejudicada relacionada ao desequilíbrio na relação ventilação perfusão caracterizado por tabagismo 
Débito cardíaco diminuído, relacionado ao ritmo alterado caracterizado pela presença da 3 bulha.
Débito cardíaco diminuído relacionado ao volume de ejeção alterado, caracterizado pela resistência vascular diminuída “com índice sistólico e batimentos diminuídos “
Termorregulação ineficaz relacionada a disfunção do hipotálamo, caracterizado pelos sinais vitais “aumento da temp corporal”
	Ponto de Mcburney – apêndice -  é um ponto situado entre o umbigo e a espinha ilíaca ântero-superior. 
	Jobert – pneumoperitônio - hipertimpanismo
	blumberg – peritonite - descompressão brusca - 
	Rovsing – apendicite faz no esquerdo e dói no direito.
	Giordano – punho percussão na região lombar – cálculo renal
	Murphy – colecistite rebordo costal direito 
fisiopatologia do iam
Ocorre interrupção do suprimento ou fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco causado pela obstrução de uma artéria coronária ou de um de seus ramos. Esta obstrução é causada mais frequentemente pela formação de um coágulo (ou trombo) sanguíneo sobre uma placa aterosclerótica no interior de uma das artérias coronárias e pode ser suficientemente pequeno para passar despercebida pelos métodos habituais de diagnóstico. 
	Foco Aórtico (valva aórtica): segundo espaço intercostal na linha paraesternal direita. 
	Foco Pulmonar (valva
pulmonar): segundo espaço intercostal na linha paraesternal esquerda. 
	Foco aórtico acessório (melhor local para ausculta da Insuficiência Aórtica): terceiro espaço intercostalna linha paraesternal esquerda. 
	Foco tricúspide (valva tricúspide): borda esternal esquerda inferior Foco mitral (valva mitral): quinto espaço intercostal na linha hemiclavicular esquerda

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais