Buscar

Respostas das Perguntas - O Cristianismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Priscilla Binato - O Cristianismo (CRE1127, turma 7TL)
Como se apresenta o panorama religioso do Brasil atual? Indique características e explique-as.
O panorama religioso do Brasil atual é um de pluralidade religiosa. Hoje em dia, há diversos tipos de grupos de religiões diferentes, cooperando de maneiras regularizadas e sem muito conflito - apesar dele existir. O catolicismo ainda tem os maiores números dentro do país, 64% da população. Esse número é dividido entre as outras doutrinas e divisões dentro da igreja católica, como os protestantes de mais diversas maneiras. No entanto, sua maioria pertence a igreja católica tradicional romana, ainda. Esses números ficaram cada vez mais visíveis diante da Jornada Mundial da Juventude que, apesar de não receber somente católicos que se guiam a Roma e sim católicos em geral, ela tinha uma vertente mais tradicional, dos que eram ligados ao Papa de maneira direta.
Os evangélicos são 22,1% da população, sendo 4% de tradicionais de missão, 13,3% pentecostais e 4,8% de igrejas não determinadas. Esses números se estabilizaram atualmente, depois de vir de um crescimento exponencial desde a década de 1980, onde o abandono de áreas carentes fez com que o surgimento dessas ingejas nas periferias fosse algo basicamente de ordem pública. Como não havia a chegada de qualquer tipo de governo dentro dessas áreas, os moradores usavam a ordem religiosa como uma maneira de manter a ordem pública dentro de tais áreas, seguindo fervorosamente um pastor que se estabelecesse no local. Ainda há os números de judeus, muçulmanos e de outras religiões, que também são bastante pequenos.
Por que o Cristianismo precisa (ou deve) relacionar-se com as culturas? Qual é a forma mais adequada de relação do Cristianismo com a Cultura? E a menos adequada? Explique.
O Cristianismo deve se relacionar com as culturas porque ele faz parte delas. Se ele quer ser uma religião integrante na vida das pessoas, então ele tem que, também, se integrar dentro das culturas de uma maneira não repressiva, mas sim capaz de aceitar os seus limites. Ele não deve reger todas as maneiras como a pessoa vive, pois isso faz parte da cultura de uma maneira geral, mas deve ser capaz de instruir moralmente o ser humano da maneira dos dogmas da fé. No entanto, tal capacidade não deve ser obrigatória e repressiva por cima da cultura local. Deve ser feita com cuidado.
É diante desse dilema que vem os dois conceitos mais importantes dentro dessa discussão: inculturação e transculturação da fé. A Inculturação da Fé é uma maneira positiva do Cristianismo se orientar dentro das diferentes culturas. Ela vem de uma relação fundamentada na contextualização, no respeito, no diálogo, na inserção pedagógica e gradativa. Isso não ocorre quando, por exemplo, o evangelizador tenta “implantar autoritariamente figuras culturais históricas do cristianismo importadas de outros contextos histórico-culturais”. Esse processo é inadequado como forma de diálogo essencialmente porque não há um diálogo. Tal imposição é conhecida como Transculturação e se trata de um processo gerador de equívocos de dificuldades observados tanto no plano religioso quanto no âmbito social. Sendo bastante autoritário, ele ensina os fiéis a serem da mesma maneira, fazendo com que se criem conflitos na base do etnocentrismo. A Transculturação foge da inspiração evangélica que deve orientar toda a atividade missionária e entra em uma inspiração colonizadora.
Cite 2 desafios da sociedade atual que lhe parecem ser os mais graves para a fé cristã, para o Cristianismo e seus seguidores. Explique o porquê desta escolha.
Um dos maiores problemas do Cristianismo atualmente é a Sociedade Capistalista. Enquanto um dos grandes dogmas da religião é a manteção de uma vida casta de pecados, o mundo atual é regido por uma ordem que mantém que comprar e gastar dinheiro é o melhor jeito de se viver. A sociedade atual nos rege uma ordem de consumismo desembestado, sem que pensemos no próximo que está necessitando mais do que nós, mas sim somente em uma ordem do pensamento egoísta do ser. Isso bate de frente com um dos maiores dogmas da fé cristão, que é a abdicação de bens materiais desnecessários para poder haver uma caridade, uma virtude, dentro desse ser. No entanto, diante das bases da nossa sociedade atual, isso se torna praticamente impossível sem que a pessoa decida praticamente viver como um eremita. O desafio seria, no caso, encontrar uma maneira de lidar com tais “tentações” sem perder a guia da fé.
Também entra como uma das grandes dificuldades da Fé o enfraquecimento dos símbolos e dogmas da Igreja. Em uma sociedade onde nada é realmente visto como “sagrado”, encontra-se vários grupos da sociedade que não tem a dose de respeito certa pela crença ou pela fé dos outros, levando a extremos como a deturpação de símbolos sagrados.
Como tem sido a relação da Fé Cristã, do Cristianismo com a Ciência? Indique alguns tipos desta relação.
A relação da Fé Cristá com a Ciência teve um começo bastante conturbado, nos primórdios do Renascimento quando ainda havia a influência de uma Inquisição voraz que perseguia os estudiosos por conta dos dogmas da fé. Essa relação, no entanto, mudou da água para o vinho à medida do passar dos anos para hoje em dia, apesar de ainda haver alguns conflitos (como a questão das células tronco) há uma paz vigente dentro da discussão. 
Dentro desse embate há cinco tipos de interação entre a religião e a ciência. Eles são referentes às várias maneiras diferentes que pode haver uma interação entre os dois tipos de conhecimentos, uma relação entre a fé e as descobertas científicas. São eles a fusão, o conflito, o contraste, o contato e a confirmação. A fusão é quando ocorre a junção das duas partes diante a um só objetivo, uma junção que pode vir por vários motivos, mas é impossível de ser desfeita depois. O conflito é uma relação de embate onde ou a religião não aceita a descoberta da ciência ou a própria ciência não aceita o dogma ou característica da religião. O contraste é quando há dois tipos de descrição completamente invesas, o que geralmente antecede um conflito. O contato é quando somente há um encontro ligeiro das duas relações, sem uma real aprofundação em qualquer um dos lados que possa levar a uma discussão. E, finalmente, a confirmação é quando um dos lados acaba sendo confirmado por uma descoberta do outro.

Outros materiais