Buscar

Prova discursiva Estado e Política Social / Economia Política Aplicada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Tendo em vista que os países latino-americanos, dentre eles o Brasil, tem boa parte de sua produção e exportação baseada em commodities, qual o significado do termo commodities?
Nota: 20.0
	o termo significa literalmente “mercadoria” em inglês. Nas relações comerciais internacionais, o termo designa um tipo particular de mercadorias em estado bruto ou produto primário de importância comercial, como é o caso do café, do chá, da lã, do algodão, da juta, do estanho, do cobre, etc.
Resposta:Este termo se refere a produtos de baixo valor agregado,sendo artigos de comercio ou bens que não sofrem processos de alterações o preço das commodities são negociados na bolsa de valores, como exemplo o café,petróleo,alumínio,minério de ferro e etc..e o Brasil é um grande produtor dessas commodities.
Questão 2/5
“Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.”
 
(BRASIL, 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm )
 
Analise com atenção o artigo 6º da Constituição Federal Brasileira, acima citado. Escolha um dos direitos sociais que você avalia como melhor concretizado na vida dos cidadãos brasileiros e escolha também um direito social que você avalia como o mais frágil no que se refere a sua efetividade junto à população brasileira. Justifique, em ambos os casos, a sua escolha.
Nota: 16.0
	Neste caso a resposta atenderá ao solicitado se forem elencados os dois exemplos de direitos sociais, um apontado por ter maiores avanços em sua concretização e outro por ter maiores desafios, bem como pela justificativa a respeito da escolha. A justificativa é livre, segundo a opinião de cada aluno, mas precisa sustentar a opção realizada.
Resposta:Em minha concepção a Saúde é um direito social melhor concretizado na vida dos cidadãos onde não depende do mérito de pagar previdência social, nem provar condição de pobreza nem de poder aquisitivo muito menos filantropia assim vejo o SUS uma proposta de sociedade solidária e democrática,movida por valores de igualdade, equidade e sem discriminações ou privilégios. E o direito social mas frágil a alimentação pois 
Questão 3/5
Em Bretton Woods, no Estado de New Hampshire, nos Estados Unidos, ocorreu uma das mais importantes conferências econômicas do Século XX, que mudou a configuração econômica e política internacional. Por que?
Nota: 10.0
	Ficou conhecida como Conferência de Bretton Woods. Estabelecida como Conferência Monetária e Financeira das Nações Unidas, foi realizada em julho de 1944, em New Hampshire – EUA. Contou com a participação de 44 países, para definir mudanças na economia internacional e das moedas dos países. Nela foram assinados acordos determinantes para alterações nas relações econômicas e políticas entre os países, pois o Dólar (US$) passou a ser a moeda de transação internacional, substituindo a Libra Esterlina (moeda inglesa) e estabelecendo os Estados Unidos como potência hegemônica do capitalismo. Também foram criados o Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional de Reconstrução e Desenvolvimento (BID), também conhecido como Banco Mundial.
Resposta:Ocorreu nessa conferência internacional a criação(criuo) o banco mundial e o fundo monetário internacional-FMI.Assim tendo um papel de destaque na economia política e nos programas de desenvolvimento de diversos países. 
Questão 4/5
Dentre as políticas públicas intersetoriais, parte delas pode ser caracterizada como políticas públicas por segmento. Estas são voltadas a públicos específicos, que são reconhecidos como mais vulneráveis, seja pelo seu ciclo de vida, seja por suas condições de acesso aos serviços e direitos, ou mesmo por vivência de situações de preconceito ou discriminação.
Cite um exemplo de política pública por segmento. Caracterize o público para qual esta política é voltada. Destaque os aspectos de fragilidade que tornam esse público um segmento de especial atenção da iniciativa pública.
Nota: 16.0
	As respostas devem estar completas compreendendo as três etapas solicitadas: delimitação de um exemplo, caracterização do público e destaque para os aspectos de fragilidade.
São exemplos de políticas públicas por segmento: política de proteção integral à infância e à adolescência; políticas para a juventude; políticas para a pessoa idosa; políticas para as mulheres; políticas para as pessoas com deficiência.
A caracterização do público deve compor informações que permitam compreender a quem estas políticas são destinadas (ex.: faixa etária, condição de deficiência permanente).
Os aspectos de fragilidade devem compreender questões como fragilidades próprias ao ciclo de vida, dificuldades na acessibilidade e inclusão social, vivências de preconceito ou discriminação.
Resposta:São politicas publicas solidarias,voltada aos excluidos no qual não detém poder aquisitivo algum.Voltada aos menos favorecidos onde se encontra pessoas desempregadas e sem renda ou renda minima para sobreviver.Onde foi criado o bolsa familia para que crianças fossem alimentas e tendo assim direito a estudar. Resultando para essas famílias o direito à alimentação e o acesso à educação e a saúde. 
Questão 5/5
“A palavra pública, que sucede a palavra política, não tem identificação exclusiva com o Estado. Sua maior identificação é como o que em latim se denomina de res publica, isto é res (coisa), publica (de todos), e, por isso, constitui algo que compreende tanto o Estado quanto a sociedade.”
 
(PEREIRA, P. A. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In: Boschetti et al. Política social no capitalismo: tendências contemporâneas. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2009)
 
Segundo a citação acima, a palavra pública não pode ser entendida como sinônimo de estatal, mas deve ser considerada como “de todos”. Logo, quando se fala de política pública, entende-se que não se trata de uma estratégia ou de uma responsabilidade exclusiva dos governos, enquanto representantes do poder público. A sociedade civil possui responsabilidade e legitimidade para participar dos processos de implantação, desenvolvimento e fiscalização de políticas públicas no país.
Escolha uma política pública brasileira e descreva formas de participação da sociedade civil para o bom desenvolvimento desta em favor do bem público.
Nota: 16.0
	A proposta deve apresentar-se em coerência com o seguinte trecho da rota de aprendizagem:
“Nesta perspectiva devem ser consideradas a complementariedade e ao mesmo tempo as tensões entre Estado e sociedade civil no campo das políticas públicas. Estão presentes componentes importantes como:
- Relações de forças, demandas e interesses: presentes desde a formação das agendas das políticas públicas, dos momentos de reivindicação de novos direitos e do estabelecimento de prioridades;
- Participação no planejamento orçamentário:  a sociedade civil organizada é estimulada a acompanhar a execução do orçamento público e mesmo a propor alterações quando o planejamento orçamentário está sendo executado;
- Cooperação na execução das políticas públicas: certos serviços públicos podem contar com a participação de organizações da sociedade civil também na sua operacionalização, de forma complementar à iniciativa estatal;
- Controle, monitoramento e avaliação: também são estabelecidos mecanismos de participação da sociedade na avaliação das ações do poder público.”
Resposta:Politicas publica são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente com a participação de entes públicos ou privado que visam assegurar determinado direito de cidadania.Exemplo de politica publica é a Saúde onde a sociedade participa ativamente mediante os Conselhos em nível municipal,estadual e nacional,audiênciaspúblicas,encontros e conferências no qual vem envolver nessa forma os diversos seguimentos da sociedade em processo de participação e controle social.

Continue navegando