Buscar

gerenciamento de projetos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Modelo de Fichamento
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Maria Fontoura Villa Nova
Trabalho da disciplina: Gerenciamento de Projetos
 Tutor: Prof. Sueli Moreira Marquet Silva
Nova Friburgo-RJ
2016
Estudo de Caso :
Gerenciamento de projetos
O escritório de gerenciamento de Projetos AtekPc
REFERÊNCIA: MC Farlan.F.Warren,Kell.Mark Hupp.John- Havard Business School Publishing – Case 308-049-Boston 2007.
A empresa AtekPc atua no ramo de TI especializada na fabricação de computadores de médio porte. Criada em 1984, é uma empresa de médio porte com crescimento acelerado em seu ramo de atuação. Em 2006 atingiu 1.9 bilhões em vendas, um vínculo empregatício de 2.100 colaboradores e 200 em meio período. Seu diretor de informática é John Strider. A AtekPc foi desenvolvendo um portfólio de aplicações voltadas para o nível operacional: áreas de contabilidade, fornecimento, produção, vendas e distribuição. O setor de TI estava sofrendo quedas em suas margens de lucros, para amenizar a situação, Strider implantou o modelo PMO que mudaria a cultura organizacional da empresa trazendo consigo grandes desafios.
Strider tinha como objetivo buscar interesses maioresa fim de conseguir uma boa posição de destaque no mercado que no momento refletia uma instabilidade comum do setor e sendo assim, o PMO seria uma boa estratégia do conteúdo intelectual pelo ambiente que exige uma maturação gerencial maior. E os desafios aumentariam cada dia mais.
A missão do PMO foi evoluindo com o tempo, contudo, ainda não existia um consenso sobre o seu objetivo, suas responsabilidades e sua autoridade. Logo, a ideia predominante era de montar um escritório para que este pudesse provar o seu valor, e assim, executar seus benefícios derivados das práticas consistentes de projetos. 
O objetivo era aceitação ao consultar e fazer tutoria para projetos individuais. Mark Nelson, o novo gerente de PMO, falou sobre esse esforço: 
O que fazemos desde outubro de 2006 tem sido fornecer tutoria e apoio para a administração de projetos em seus projetos principais que foram identificados por executivos de TI. Para o futuro imediato, até entrarmos em funcionamento, o plano é fazer com que eu trabalhe com uma pessoa em um ponto de vista de planejamento de projeto – reuniões regulares com as equipes, relatório de situação, questões de manutenção e riscos de gerenciamento.
Com o apoio de algumas áreas ao PMO a equipe começou a implementa-lo vagarosamente, e houve com essa lenta implementação o reconhecimento da necessidade de uma equipe maior de especialistas para criar e desenvolver padrões e métodos mais rapidamente e com maior eficácia, isso gerou o interesse mútuo por parte dos gerentes sêniores de TI. 
A criação do PMO objetivou a condução, o planejamento, a organização e as atividades de modo padronizado. A integração de apoio ao funcionamento no gerenciamento dos projetos se mostrou eficiente com a atuação do PMO. Obviamente, a mudança na cultura organizacional trouxe uma visível resistência por parte da equipe que, com o progresso e amadurecimento da implantação do escritório de projetos juntamente com o apoio recebido dos gerentes sêniores de TI. Por fim, tal resistência começou a perder força por enxergar os benefícios do PMO. 
A questão da Governança do PMO não havia sido deliberada, mas já possuía uma importância bastante relevante. Alguns apontamentos precisavam ser delineados, como a mensuração do desempenho alcançado pelo PMO e de como medir o seu sucesso. E ainda, para quem o PMO responderia? Essas eram algumas indagações a serem respondidas. 
John Strider estava preocupado com quantas questões a implementação do PMO havia criado. Pequenos passos construindo pequenos sucessos iam fazer o trabalho com velocidade o suficiente? São questões que todo gestor se preocupa quando acontecer algum tipo de modificação na cultura organizacional da empresa onde atua.
Comentário: A implementação do novo sistema PMO possibilitou um melhor controle e planejamento na área de recursos humanos. Aumentou sua eficiência e promoveu uma ambiente favorável e colaborativo ás tomadas de decisões. Auxiliou na minimização dos riscos e aumentou a capacidade de condução das melhores decisões de negócio. Foi uma decisão assertiva do SR Strider de optar pela implementação do uso do PMO na atekPc, pois os resultados foram aparecendo ao longo do tempo e mostraram eficientes para o alcance do objetivo ao qual foram destinados.
3

Outros materiais