Buscar

trabalho de Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Modelo de Fichamento
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS
Fichamento de Estudo de Caso
Maria Fontoura Villa Nova
Trabalho da disciplina: Sustentabilidade em Gestão de Pessoas
 Tutor: Prof. Helem Borges Figueira
Nova Friburgo,RJ 
2016
Estudo de Caso :
Sustentabilidade em Gestão de Pessoas
ABN AMRO Real :Crescendo Sustentavelmente
REFERÊNCIA: Kanter.Rosabeth Moss , Pinho.Ricardo Reisen De.Case 307-P03- Havard Businees School -January 31,2006.
Fábio Barbosa era CEO do banco ABN AMRO REAL e junto com José Luiz Majolo e Maria Luzia de Oliveira Pinto, estavam aguardando um convidado da matriz Holandesa ABN AMRO HOLding N.V. Fábio queria certificar-se que todos os envolvidos estivessem de acordo com os próximos passos de seu projeto. O ABN AMRO REAL está no ranking como 4º maior banco privado do país e 15º mais admirado. Devido as riquezas naturais brasileiras, o país se tornou a principal força econômica da América do Sul.
A partir de 2003 sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ou simplesmente Lula, conseguiu grandes avanços econômicos em uma nação onde 170 milhões de habitantes, os 20% mais pobres correspondiam a 2,2% da renda nacional. A população ainda convivia com o grande problema de saneamento básico onde menos de 10% do esgoto era taratado e 40% do lixo sólido do país não era coletado.
Surgiu então o interesse do banco ABN AMRO Real em se envolver com Ongs sustentáveis visando alcançar resultados ambientais e sustentáveis. O banco tinha em mente três pilares básicos: pessoas, planeta e o lucro. Seria excelente se esses três elementos interagindo juntos, gerassem os resultados esperados pela ABN.
O ABN AMRO REAL era cada vez mais percebido como um banco com uma proposta atraente e diferenciada. Em 2004, 21% dos entrevistados em um estudo nacional comparando bancos indicou o ABN AMRO Real seria o seu banco. Um aumento significativo em relação aos 15% em 2003. O banco era reconhecido pelo seu comprometimento com o meio ambiente conseguindo um índice de satisfação de 78% junto dos seus clientes.
A criação do Fundo Ethical foi em 2001, após três anos do seu início o Fundo Ethical era composto por ações de 25 empresas, administrando 75 milhões e com um retorno de 159,5%. O fundo era visto como modelo pelos seus concorrentes. O Fundo Ethical, ainda em 2001, lançou um dos primeiros produtos para investidores sócio-ambientais: um fundo de ações composto por empresas que praticam sólida governança corporativa e que integram fatores econômico-financeiros com sócio-ambientais.
Muitas questões foram levantadas em relação a nova postura que o ABN assumira: 
Conseguiria um banco avesso ao risco e conservador atender aos desafios apresentados pelas ONGs? A resposta de Fábio foi sim, como ele explicou: 
Por trás daquelas ideias, às vezes incoerentes, nos guiamos pelos sentimentos de que estávamos criando algo diferente. Queríamos colocar de lado o pensamento de que responsabilidade social só poderia ser obtida através de filantropia, que ameniza situações difíceis, mas não resolve os problemas. Nosso foco deveria ser estratégico, com responsabilidade corporativa sendo vista como fazer a coisa certa de maneira sistemática. Em outras palavras, fazer a coisa certa da forma correta.
Fábio foi a público assumir seu compromisso com a causa sustentável ao qual o ABN defendia e atuou como modelo desses valores. Abertura e transparência se juntaram em altos padrões.
	Para Fábio, continuar inovando era essencial. Foco no foco do cliente, pessoal comprometido e qualificado, ferramentas competitivas, valores corporativos :Essa era a linha de pensamento que Fábio havia implantado na ABN e que certamente serviria de modelos para outras empresas que estivessem interessadas em efetuar suas atividades porém aderindo o estilo sustentável.
Comentário : Fábio Barbosa foi um líder visionário, autêntico e corajoso que aderiu o modelo de sustentabilidade em sua empresa, implementando assim uma nova cultura organizacional em sua empresa. Abrindo as portas para que outras empresas seguissem seu exemplo e também participassem desse novo modelo sustentável. Muitas empresas parceiras, tiveram que aderir a alguns quesitos ecologicamente corretos para se manterem no mercado ou continuarem a negociam com O ABN. Uma das inovações foi o selo verde, onde as empresas que possuíssem essa certificação, significava que toda a matéria prima havia sido cultivada de modo sustentável ecologicamente correto e com o menor impacto ambiental possível. Todas essas ações geraram um compromisso adquirido pelas empresas com a ética da sustentabilidade.
. 
	
3

Continue navegando