Buscar

Perguntas e respostas de ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Perguntas e respostas: esclarecimento sobre Administração ,adaptado por moreijo.
Link: http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/perguntas-e-respostas-esclarecimento-sobre-administracao/72019/ 
Entrevista da ADMINISTRADORA Maria Aparecida retirado online dia 19-07-2016 as 11:00 hrs
01 – Qual o papel que o Administrador deve desempenhar nas organizações?
O papel do administrador nas organizações é destinar os recursos e verbas de maneira eficiente(ato de “fazer certo as coisas”) e eficaz(é saber o que fazer). Planejando, organizando, liderando e controlando.
02 – Qual o perfil que o Administrador deve possuir?
O perfil que o administrador do século XXI deve ter são: princípios éticos, criatividade, controle emocional, liderança, empatia(a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa...), humildade e curiosidade.
03 – O que é importante para ser um Administrador?
Muitos estudos, dinamismo, assumir responsabilidades, mente aberta, aprender com todos e mostrar e motivar as pessoas a gostarem e se sentirem importantes na empresa.
04 – Por que as empresas necessitam de um Administrador?
Para que a empresa tenha um direcionamento estratégico que leve  ela a patamares maiores, para que os recursos sejam bem distribuidos, para que cada área tenha a quem se direcionar.
05 – Quais são as áreas de atuação principais do Administrador?
Não existe áreas principais, todas são importantes e interligadas, sem uma a outra não sobrevive. 
 
06 – Qual a quantidade de horas semanais dedicadas às seguintes funções, respectivamente? (Planejamento, Organização, Direção e Controle conhecidos como “PODC”na Administração)
Essas horas, perante a lei são de 44hs semanais no máximo. Depende da empresa, como ela trabalha. Além disso, não existe hora estabelecida para cada função, as mesmas ocorrem simultaneamente.
07 - Quais áreas oferecem melhores oportunidades de trabalho para os futuros Administradores?
Todas as áreas oferecem melhores oportunidades brilhantes para futuros Administradores. Basta ser o melhor naquela área específica que você gosta. Existe áreas como finanças, produção e logística que estão sendo muito procurados pela falta de mão-de-obra, qualificada no Brasil.
08 - Qual o seu conselho como Administrador para alunos do Curso de Administração?
Meu conselho principal é que vocês sejam muito curiosos, busquem muito conhecimento além da sala de aula, curtam fan pages, comprem livros indicados, sejam os melhores e levem a Universidade ou Curso muito a sério, e lá na frente vocês farão a diferença nas organizações e no Mundo.
 
09 - Como nos colocarmos profissionalmente num ambiente que está sempre mudando?
Uma das características principais e o dinamismo. Precisamos constantemente estar nos atualizando e preparados para se adaptar a vários ambientes e pessoas. Foco é importante pois a Administração em si é uma área generalista, te dá um leque de atuação e você precisará se especializar em alguma área e se renovar e buscar informações novas sobre a mesma.
10 - Como você vê o mercado de trabalho para os administradores?
O mercado para administradores sempre foi vasto e muito abundante. Basta você procurar as vagas de emprego e estágio, e verá que nunca falta para Administradores. O fato é que cada vez mais as empresas carecem de “ADMINISTRADORES”. Afinal, somos especialistas em empresas (pessoas jurídicas) assim como um médico é especialista em pessoa física. Precisamos nos especializar nas áreas afins e buscar cada vez mais pois estamos perdendo para psicólogos na área de RH, engenheiros nas áreas de produção, logística e finanças e para publicitários na área de marketing/vendas
11- Todo Administrador precisa tomar decisões, em alguma delas você precisou deixar de lado a razão?
Boa pergunta. Uma característica perceptível em administradores é a questão de sempre decidir com a razão. Somos preparados tecnicamente para isso. Comigo não foi diferente. Sempre tomei decisões racionais e sempre visando o equilíbrio, isso se chama controle emocional. Isso ajuda bastante nos momentos críticos tanto pessoal quanto profissional. Para isso, vc precisa ter um objetivo (macro) e metas (micro) de vida para que saiba o que quer e conquistar aquilo. Diante disso, mesmo que esteja  fácil ou difícil, chegar lá é o que importa.
12 - Em sua formação o que foi necessário para desenvolver as qualidades necessárias para se tornar um bom administrador?
Muita dedicação. Abri mão de muitos finais de semana, festas, futilidades. Sempre buscando de antemão a informação antes de perguntar. Não ter preconceitos e não julgar ninguém pela aparência pois todo mundo tem algo a ensinar. Sorte de quem quer aprender e depois compartilhar.

Outros materiais

Outros materiais