Buscar

Estudo da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Leia o fragmento de texto : 
A parte textual é a seção do trabalho monográfico em que é exposta a matéria, sendo dividida em três partes fundamentais: introdução, desenvolvimento e conclusão. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: POCCOLI, João J. Normalização para trabalhos de conclusão em Educação Física; 2 ed. Canoas: Editora da ULBRA, 2006. (p. 35)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, no que consiste a conclusão de um trabalho acadêmico? Descreva-a.
Nota: 20.0
Como o próprio nome indica, é o momento de expor as considerações finais às quais o autor chegou, de modo a verificar se o estudo atingiu o objetivo da pesquisa. Nessa parte do trabalho, são apresentadas, de forma sintética, as ideias essenciais do referencial teórico, da metodologia, dos resultados e da análise. São comparados os dados finais com o objetivo geral que norteou a pesquisa; além disso, é estabelecido e descrito o alcance do estudo em relação ao objetivo proposto.
É também nesse momento que o autor faz sugestões de futuros estudos e explicita suas reflexões finais. (p. 53).
Resposta:
É um texto que conclui toda a ideia e mostra de certa forma o ponto de vista do aluno ou do grupo em que o trabalho foi feito. Nessa parte ressaltasse os pontos que define os acontecimentos importantes.
Questão 2/5
Leia o fragmento de texto: 
Consideram-se como elementos de apoio ao texto todo e qualquer material que possa vir a complementar, atestar ou ilustrar a lisura e a veracidade das informações colocadas no trabalho.
Como exemplos, temos as citações de livros, artigos científicos, fotos, documentos e relatórios oficiais. 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: MICHALISZYN, Mario Sérgio; TOMASINI, Ricardo. Pesquisa: orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis: Vozes, 2005. (p. 98)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem citações diretas e indiretas. Qual a diferença entre esses tipos de citações? Caracterize-as:
Nota: 16.0
1.4.1.1 Citação direta
A explicitação de conceitos e ideias de outros autores por meio de citação direta pode efetuar-se mediante citação curta ou citação longa. [...] (p. 57)
1.4.1.2 Citação indireta
A citação indireta consiste na transcrição, utilizando-se de palavras próprias, das ideias de outro(s) autor(es). No entanto, embora com palavras diferentes, devemos apresentar exatamente o que o autor quis dizer cm seu material, tendo sempre o cuidado para não mudar a ideia original que lemos e citamos.
Esse tipo de citação pode aparecer sob a forma de paráfrase (explicação do texto por meio de outras palavras) ou de condensação (resumo da ideia central de um livro ou de vários parágrafos). Em ambos os casos, seguimos as mesmas regras de apresentação da citação direta, identificando o autor (sobrenome), o ano e a página. (p. 54).
 
Resposta:
As diretas são divididas em duas :as longas e cutas, já as indiretas podem se escrever com suas palavras não saindo do contexto da citação .
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
Art. 3o Educação das Relações Étnico-Raciais e o estudo de História e Cultura Afro-brasileira e História e Cultura Africana será desenvolvida por meio de conteúdos, competências, atitudes e valores, a serem estabelecidos pelas Instituições de ensino e seus professores, com o apoio e supervisão dos sistemas de ensino, entidades mantenedoras e coordenações pedagógicas atendidas as indicações, recomendações e diretrizes explicitadas no Parecer CNE/CP 003/2004.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: ANEXO II, Resolução CNE/CP n. 1 de 17 de junho de 2004. In.: ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto (orgs). Educação como prática da diferença. Campinas: Armazém do Ipê, 2006. (p. 181)
De acordo com o livro-base Sistemas de ensino e políticas educacionais, o estudo da história do nosso país (Brasil) deve considerar a diversidade étnica e cultural para a formação do povo brasileiro. Nesse contexto, de que modo é determinado, para a LDBEN, o estudo da história e cultura dos povos indígenas e afro-brasileira?
Nota: 6.0
O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena foi determinado do seguinte modo: os conteúdos referentes à história c cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasi1eiras (LDBEN, art. 26-A, § 2°). Portanto, não são inserções pontuais de conteúdos, mas um conjunto de ações que atua em todo o currículo. (p. 183)
Resposta:
O contexto que se foi organizado o ensino da nossa cultura, foi dividido .E no ensino médio alguns escolas empregaram esse ensino em História,Literatura,Arte, Sociologia.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto: 
As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura de documentação e que se revelam úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio. Tais citações são transcritas a partir das fichas de documentação, podendo ser transcrições literais ou então apenas alguma síntese do trecho que se quer citar. Em ambos os casos, é necessário indicar a fonte, transpondo os dados já presentes na ficha. [...]
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está no livro: SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. (p. 174)
De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina Orientações e dicas práticas para trabalhos acadêmicos, existem, entre os tipos de citação, três modelos considerados principais: citações diretas, citações indiretas e citação da citação. No que consiste cada um desses modelos? Caracterize-os:
Nota: 16.0
Entre os tipos de citação, podemos apresentar três modelos principais: i) citação direta — transcrição de trecho de texto de um autor consultado; pode ser um fragmento curto ou longo, ii) indireta — transcrição livre do texto do autor consultado e iii) citação de citação — transcrição direta ou indireta de um texto a cuja versão original não se teve acesso. (p.53—59).
Resposta:
A citação da citação é quando o aluno reescreve com suas próprias palavras a citação de algum autor.As diretas podem ser curtas ou longas depende do contexto onde será colocada essa citação. 
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir: 
O Plano de Metas é apresentado pelo MEC como uma possibilidade para inaugurar um novo regime de colaboração, fundado em diretrizes e consubstanciado em um plano de metas concretas, efetivas, voltadas para a melhoria da qualidade da educação.
Em relação ao acesso e à permanência, quais são as quatro metas inseridas no Plano de Metas “Compromisso Todos pela Educação“ ?
Nota: 0.0
O acesso e a permanência correspondem a quatro das metas:
“combater a evasão pelo acompanhamento individual das razões da não frequência do educando e sua superação” (Meta V);
“matricular o aluno na escola mais próxima da sua residência” (Meta VI);
“ampliar as possibilidades de permanência do educando sob responsabilidade da escola para além da jornada regular” (Meta Vil);
“garantir o acesso e permanência das pessoas com necessidades educacionais especiais nas classes comuns do ensino regular, fortalecendo a inclusão educacional nas escolas públicas” (Meta IX). (p. 117)
Resposta:
Todos com idade de 4 a 17 anos na sala de aula . Alcançar a nota 6 no IDEB ,alfabetizar ate os 8 anos de idade.

Continue navegando