Buscar

DEPRESSÃO COMPLETO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DEPRESSÃO
Fisiologia e efeitos físicos
1
1
O QUE É DEPRESSÃO?
 O transtorno depressivo, também chamado de perturbação depressiva, é um transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades.
 Caracteriza-se pela anedonia (perda da capacidade de sentir prazer nas atividades diárias), apatia, alterações cognitivas, psicomotoras, alterações do sono, [...]
2
2
[...] alterações do apetite, redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar).
QUAL A DIFERENÇA DE DEPRESSÃO E TRISTEZA?
 O transtorno depressivo diferencia-se do "humor triste", pois se tratar de uma condição duradoura de maior intensidade, ou mesmo por uma aflição de qualidade diferente da tristeza habitual, acompanhada de vários sintomas específicos e que trazem prejuízo à vida da pessoa. 
4
 A depressão é um tipo de transtorno caracterizado por sintomas de menor intensidade, mas com caráter bastante crônico que causa este mal estar a maior parte do dia, quase todos os dias, pelo menos 2 anos. Ou seja, depressão não é tristeza. 
 “A tristeza é uma condição humana e não impede que alguém viva outras emoções quando o contexto se altera.” 
 “A depressão pode afetar pessoas de todas as idades, desde a infância à terceira idade, e provoca sentimentos de conotação mais negativa, o que dificulta a pessoa a recuperar a alegria e o prazer se não for tratada, podendo conduzir ao suicídio.”
( Deyvis Rocha – Psiquiatra)
TIPOS DE DEPRESSÃO E SEUS EFEITOS NA FISIOLOGIA HUMANA
7
Depressão maior
Esse é o tipo mais grave de depressão. Nesse transtorno, os pacientes costumam apresentar maior quantidade de sintomas depressivos. Pode ser resultante de um evento traumático único na vida, ou pode se desenvolver mais lentamente ao longo dos anos, em consequência a várias decepções pessoais e ao enfrentamento de vários problemas. 
8
 No entanto, alguns pacientes desenvolvem o transtorno depressivo maior, sem nenhum fator estressante identificável. Outros apresentam uma depressão crônica mais leve e, ao vivenciarem um trauma, desencadeiam uma depressão mais grave. 
 A depressão maior pode ocorrer uma única vez na vida, havendo um tratamento adequado, não terá regressão. 
Distimia
A Distimia é um tipo de depressão que faz parte do grupo dos transtornos mentais que interferem com o humor das pessoas, sendo denominados como "Transtornos do Humor". Esta é diferente de outros tipos de depressão porque seus sintomas são mais leves, mas têm uma longa duração. 
10
 Isto dificulta que o paciente se perceba deprimido, fazendo com que ele conviva com essa depressão, tentando se sobrepor, lutar contra ela. É por isso que é tão prejudicial, pois essa situação acaba por trazer inúmeras consequências para seus portadores. 
Depressão pós-parto
A depressão pós-parto (DPP) é uma forma de depressão que afeta mulheres após terem dado a luz a um bebê, e é conhecida internacionalmente como baby blues. 
 Após o parto, ocorre uma queda dramática nos hormônios estrogênio e progesterona, e essas mudanças por si só podem contribuir para um quadro de depressão pós-parto. 
12
 Outros hormônios produzidos pela glândula tireoide também pode cair bruscamente - o que podem aumentar o cansaço e sensação de tristeza. Mudanças no seu volume de sangue, pressão arterial, sistema imunológico e metabolismo podem contribuir para a fadiga e alterações de humor.
RELAÇÃO COM O SISTEMA NERVOSO
14
Há 40 anos a explicação mais aceita tem sido a de que no cérebro dos deprimidos haveria diminuição da produção de certos neurotransmissores (substâncias que agem na transmissão de sinais entre os neurônios), entre os quais a SEROTONINA provavelmente exerceria papel preponderante. 
A serotonina representa um papel importante no sistema nervoso central como neurotransmissor na inibição da ira, agressão, temperatura corporal, humor, sono, vômito e apetite. Estas inibições estão diretamente relacionadas com os sintomas da depressão.
COMO É QUE O CÉREBRO FUNCIONA?
Existem seis domínios cerebrais principais, ou funções cerebrais complexas, que podem ser identificados como funções mentais:
	funções do pensamento ou cognitivas;
	funções da percepção ou sensação;
	funções emocionais ou de regulação dos sentimentos;
17
funções de sinalização ou de resposta e reação ao ambiente;
	funções físicas ou de regulação somática;
	funções comportamentais ou de regulação social.
19
Alunas:
Aline de Oliveira Petrini
Lorena Diniz M. de Oliveira
Maria Aparecida
Moyenny Emanuelly dos Santos
Profº: Ari Espindola Junior
OBRIGADA!
22

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais