Buscar

RESUMO DE ÉTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO DE ÉTICA
Profa/Disciplina: Priscilla, Ética
Curso/Turma: Analises Clinicas, Noite, 2º semestre, Pronatec, Turma 01/sala 03
Aluna: Cibele
O artigo fornecido fala a respeito da ética nas organizações, mostrando sua importância tanto a nível pessoal como profissional, visto que a maneiro como nos expressamos e interagimos socialmente influencia nossa reputação tanto para o bem como para o mal, o mesmo também ocorre com as empresas e a maneira como as empresas são percebidas pela sociedade pode ser crucial para o sucesso nos negócios. 
Ele começa falando sobre o desafio que as empresas modernas têm que conseguir estabelecer uma “ética interna que oriente suas decisões” que facilite sua relação com a sociedade, melhorando sua comunicação e atendimento com público alvo. Fala sobre papel das empresas como veículos de comunicação importantes nos processos de mudança de perspectiva das pessoas que trabalham nelas e de seu público e uma sociedade com pessoas mais seguras e felizes como benefício consequente de um maior número de empresas terem preocupações éticas e desenvolverem um papel social agradável. 
	Em um momento do artigo o autor se preocupa em definir ética como uma área de estudo do conhecimento humano voltada para a pratica da moral, analisando e criticando os fundamentos e princípios dos valores morais, como a ciência que estuda a conduta humana. Assim, o conceito de ética no âmbito pessoal é dependente do conceito de moral, sendo o conceito de moral algo particular e diferenciado. Dessa maneira o ser ético ser expressa em estar em paz com a sua consciência, não sendo esta algo puramente pessoal, visto que como ser social nos adquirimos valores morais de uma sociedade.
	O comportamento ético é uma questão de escolha e envolve conceitos de honestidade, humildade, tolerância, integridade a seus princípios e coragem para defende-los e outros, valores estes que são engrandecidos a medida que se desenvolve o entendimento das consequências da ‘escolha ética’ e da ‘escolha não ética’, bem como de seu papel social. Assim, as empresas se comportam de maneira análoga a pessoas, nesse aspecto, é o respeito ao cliente, aos funcionários e a sociedade, a visão de conceitos morais e das consequências de suas escolhas e interações sociais são aumentadas com a consciência de seu papel social.
	A negligência na valorização das relações humanas, tanto para com os funcionários como para com os clientes, antes estabelecida nas empresas não é uma atitude sustentável nem aceitável na sociedade moderna. A imagem de uma empresa, na maneira como ela trata os funcionários, os clientes, a sociedade, o meio ambiente e até seus concorrentes, não se valendo de atos ilegais, corruptos ou contra as políticas de livre mercado, são analisados pelo seu público alvo. Hoje as empresas reconhecem a importância de sua imagem social.
	Apesar do estudo realizado apontar que há um longo caminho a ser trilhado em estabelecer o conceito de empresa ética e da importância das relações humanas e dos valores morais no mundo dos negócios, há uma tendência de melhora desse comportamento, se comparado com o anterior aos anos 80, baseada em uma gestão empresarial moderna que compreende a importância desses valores no sucesso empresarial e na imagem social da empresa.

Outros materiais