Buscar

O DESAFIO DA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCA FORTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O	DESAFIO	DA	CONSTRUÇÃO	DE	UMA	MARCA	FORTE
GRUPO: Gabriela Moura e Letícia Souza
RESPOSTAS:
	O conhecimento da marca se dá pela capacidade que um comprador potencial tem de se lembrar ou de reconhecer uma marca como integrante de uma certa categoria de produtos. Quanto mais facilmente uma marca é lembrada, melhor é medida de acordo com as diferentes formas que os consumidores recordam da marca. Os tipos de conhecimentos de marca podem ser classificados em: reconhecimento de marca (através da lembrança acumulada), lembrança de marca (ocorre de maneira espontânea) e, finalmente, top of mind (a marca passa a ser a primeira lembrada pelos compradores). 
 	Nos quesitos da familiaridade e preferência , os consumidores preferem um item já conhecido, a uma completa novidade. Assim, quando for escolher um produto, a marca familiar terá vantagem. 
 	Dentro dos nichos de marcas fortes/saudáveis , ainda que o produto não seja reconhecido pela maioria dos consumidores, se a marca atinge o reconhecimento de seus respectivos clientes leais, seu baixo índice de reconhecimento não é necessariamente insatisfatório. Dentre esses nichos, está o Cemitério, onde a marca Brilhante se encaixa: diz respeito ao elevado índice de reconhecimento, mas baixo índice de lembrança. Pode ser mortal, porque os clientes lembram da marca, mas não pensam nela quando vão comprar. Isso mostra que um elevado índice de reconhecimento, não necessariamente quer dizer que a marca é forte.
Em relação ao predomínio do nome da marca, quando um produto remete diretamente ao nome de uma marca, Brilhante também vai mal. Isso ocorre com apenas 3% das pessoas em relação à marca, contra seu concorrente, OMO, que possui 80% do predomínio do nome da marca.
	Considerando as informações acima, pode-se concluir que a marca Brilhante se encaixa na categoria de reconhecimento de marca, já que sua lembrança não ocorre de forma espontânea. Também, Brilhante é uma marca que remete a familiaridade, já que consumidores conhecem a marca, acham um produto de qualidade e com um preço mais acessível do que seus concorrentes. Mas, ainda assim, dão preferência, na maioria das vezes, aos concorrentes Ariel, Tixan e OMO, uma vez que acreditam que estes tem um custo X benefício positivo. A marca Brilhante não conseguiu conquistar a familiaridade do público e, assim, sua lealdade.

Outros materiais