Buscar

Modelo OFICIAL de desafio profissional 2° SEMESTRE PROFESSOR DIEGO LOJA SAÚDE

Prévia do material em texto

DESAFIO PROFISSIONAL
PADRONIZAÇÃO 
A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização: 
1. Em páginas de formato A4; 
2. Com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2cm; 
3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 
4. Espaçamento de 1,5 entre linhas; 
5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; 
6. Com capa, contendo: 
 6.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 
 6.2. Nome completo e RA do (a) aluno (a); 
 6.3. Título da atividade; 
 6.4. Nome do (a) Tutor (a) a distância (EAD); 
 6.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL 
Postar no Ambiente Virtual a versão final do Desafio Profissional em arquivo único no formato .doc / .docx, (Word), na data e no campo indicado no AVA em:
“Envie seu Trabalho”.
O desafio é único, ou seja, é válido para as cinco disciplinas desse semestre/2016:
Contabilidade Geral, Matemática Aplicada, Processos Administrativos, Tecnologia de Gestão e Direito e Legislação
Você deverá realizar o trabalho individualmente e postar o arquivo nas cinco disciplinas do semestre no ambiente AVA em "Envie seu Trabalho" na data e ou período informado na página principal (home) do AVA em “Calendário”, seguindo a padronização solicitada.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 
Desafio Profissional vale de 0 a 4 pontos.
Dica: Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos
No ambiente AVA na página inicial (home), você tem acesso a Biblioteca, no item Normalização de Trabalhos Acadêmicos você pode verificar a formatação dos trabalhos acadêmicos seguindo o rigor das normas ABNT.
Faça uso da utilização das Normas Bibliográficas para elaboração do seu trabalho acadêmico, pois esse é somente um “Modelo Sugerido”, sendo assim precisa ser adequado as normas da ABNT. 
http://www.anhanguera.com/bibliotecas/biblioteca-virtual/pagina/normalizacao
ABAIXO MODELO SUGERIDO DE ESTRUTURA PARA DESENVOLVIMENTO DO DESAFIO PROFISSIONAL
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: 
	NOME
	
	RA
	
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Contabilidade Geral, Matemática Aplicada, Processos Administrativos, Tecnologia de Gestão e Direito e Legislação.
Tutor EAD: Diego da Silva Bertho
CIDADE / UF
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CURSO: 
Desafio Profissional
Disciplinas Norteadoras: 
Contabilidade Geral, Matemática Aplicada, Processos Administrativos, Tecnologia de Gestão e Direito e Legislação.
Tutor EAD: Diego da Silva Bertho
Trabalho desenvolvido para o curso de _________________, disciplinas norteadores Contabilidade Geral, Matemática Aplicada, Processos Administrativos, Tecnologia de Gestão e Direito e Legislação, apresentado à Anhanguera Educacional como requisito para a avaliação na Atividade Desafio Profissional do 1º semestre 2016, sob orientação do tutor EAD Diego da Silva Bertho.
CIDADE / UF
2016
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
Desenvolvimento	4
Título do passo 1	5
Título do passo 2	5
Título do passo 3	5
Título do passo 4	5
Título do passo 5	5
CONSIDERAÇÕES FINAIS	6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	6
INTRODUÇÃO (mínimo de 15 linhas)
A introdução consiste na apresentação sucinta e objetiva do problema estudado e o seu relacionamento com outros trabalhos na área. Deve formar os antecedentes que justificam o trabalho, podendo incluir informações sobre a natureza e importância do problema, razão para a realização do trabalho, suas limitações e a sua proposta. Realçar também, sempre que couber, o levantamento claro das hipóteses do trabalho. Entretanto, não deve incluir as conclusões. Portanto, o aluno deverá apresentar em linhas gerais, o que o leitor encontrará no corpo do texto, baseando-se em todas as tarefas realizadas neste desafio. 
DESENVOLVIMENTO 
O seu Desafio Profissional é auxiliar os irmãos no processo de desenvolvimento da empresa utilizando informações contábeis, financeiras e legais que poderão proporcionar suporte a eles na tomada de decisão. Além do planejamento das futuras ações a serem implantadas, o suporte destas ações oferecerá aos empreendedores uma visão clara do caminho a ser trilhado pela Saúde.
Entender a importância da aplicação dos princípios de planejamento estratégico, tático e operacional.
Conhecer os procedimentos contábeis;
Aplicar os conhecimentos adquiridos no sentido de treinar seu senso crítico e seu posicionamento na tomada de decisões.
O aluno deverá desenvolver os passos de 1 a 7, para compor seu relatório final a ser postado no ambiente AVA para avaliação.
PASSO 01
Planejar os passos da loja Saúde e definir como será o seu futuro, sendo assim nesse passo deverá realizar um diagnóstico do ambiente interno e externo do mercado com produtos sem glúten e sem lactose, apresentando suas forças e fraquezas (análise swot).
Dica: é recomendada para aprofundar o conhecimento a respeito do negócio, a análise de SWOT, pois ainda é pouco adotada por algumas empresas, segue links: http://cms-empreenda.s3.amazonaws.com/empreenda/files_static/arquivos/2012/06/18/ME_Analise-Swot.PDF>. Acesso em: 25 fev. 2016.
http://movimentoempreenda.revistapegn.globo.com/news/ferramentas/2012/06/anali
se-swot-071.html>. Acesso em 25 fev. 2016
PASSO 02 
Apresentar os lançamentos da constituição da empresa, você deverá contabilizar os dados do contrato social e integralização do capital da empresa, na sequência apresentar o primeiro balancete de verificação e o Balanço Patrimonial de Abertura. Para isto utilize dos lançamentos em forma de T. (Modelo do razonete em forma de T na página 3 do “Desafio Profissional”).
Dica: para realizar os lançamentos da empresa existem muitos vídeos na sua biblioteca virtual, visite-a. Porem como sugestão dos autores do “Desafio Profissional segue o vídeo do Everardo Andrade, por ser bem didático disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bida8SVgluw . Acesso em: 25/02/2016.
PASSO 03
Efetuar os lançamentos contábeis de compra das mercadorias e do controle de estoque na ficha de controle de estoque pelo custo médio ponderado.(Modelo de Ficha de Controle de Estoque pelo custo médio ponderado na página 4 do “Desafio Profissional”).
Dica: para realizar o controle de estoque na sua biblioteca virtual tem vários vídeos, visite-a. E como sugestão dos autores do “Desafio Profissional” segue os vídeos do Prof. Dr. Jorge Eduardo Scarpim, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EiMd_pbIXOs ou de Romildo Garcia Martins Júnior RomaJunior: https://www.youtube.com/watch?v=MOhkN9ceRFU . Acesso em: 25/02/2016.
PASSO 04 
Efetuar o novo balancete de verificação do período (modelo na página 3 do “Desafio Profissional”), apurar o resultado por meio da DRE – Demonstração de Resultado do Exercício (modelo na página 6). Após faça o lançamento transferindo o resultado do período para o Patrimônio Líquido e por último o fechamento do Balanço Patrimonial do período.
Dica: para o desenvolvimento do DRE e Balanço Patrimonial e do CMV reveja nossas aulas temas ou assista outros vídeos na sua biblioteca virtual. Pesquise no youtube, pois existem vários vídeos instrutivos. Ex: Rodrigo Porto, disponível https://www.youtube.com/watch?v=CNF7SPpfFok. Acesso 25/02/2016.
Específico para elaboração do CMV disponível em https://www.youtube.com/watch?v=5qbnc_KQSGM>. Acesso 03/03/2016.
PASSO 05
Realizada todas as operações do período da Loja Saúde, agora deverá elaborar um relatório finalinformando os seguintes fatos:
a) Qual o saldo final do estoque de Barras integrais de cerais Banana com ameixa?
b) Qual o valor do estoque em Reais?
c) Qual foi o lucro da empresa na sua venda?
d) Crie um Plano de Contas para a empresa Saúde.
Dica: para o Plano de Contas, sugiro que reveja o vídeo da aula tema 6 ou assista outros vídeos na sua biblioteca virtual. Pesquise no youtube, existem vários vídeos instrutivos. Ex: Sevilha Contabilidade, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NrOSk3OSca0 . Acesso 25/02/2016.
PASSO 06
A partir da leitura do caso proposto, somado à análise do artigo 966 do Código Civil, que seja realizado por você o enquadramento da Loja Saúde na qualidade de uma empresa. Para isso, será necessário responder as questões disponíveis no próprio desafio profissional na página 7.
Dica: pesquise na sua biblioteca virtual ou no youtube, pois existem vários vídeos instrutivos. Ex: Fábio Bellote Gomes, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3pliYGDlcws. Acesso 03/03/2016.
PASSO 07
Conceituar a partir dos fundamentos teóricos de Frederick Taylor e Henry Fayol com a análise de como esses conceitos podem ser aplicados à Loja Saúde visando o seu melhor desempenho.
Dica: utilizar os materiais referentes às teorias Administrativas nas aulas temas das disciplinas de Processos Administrativos e Tecnologias de Gestão. Segue como apoio o artigo: “A APLICAÇÃO DAS PRINCIPAIS TEORIAS ADMINISTRATIVAS NAS PEQUENAS EMPRESAS VAREJISTAS DE MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO”. Disponível em: http://www.faeso.edu.br/horus/artigos%20anteriores/2010/h1.pdf>. Acesso em
25/02/2016.
CONSIDERAÇÕES FINAIS (mínimo de 15 linhas)
O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo...
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Todas as fontes de pesquisas e estudos para desenvolver o trabalho devem ser informadas.
Exemplo:
FAHL, Alessandra Cristina; MARION, José Carlos. Contabilidade Financeira, Anhanguera Publicações, 2. ed., São Paulo: Saraiva, 2013. (Livro-Texto 707).
HARIKI, Seiji. Matemática aplicada. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. São Paulo: Atlas, 2010. 7ª edição.
MORETTIN, Pedro Alberto et al. Cálculo: funções de uma e várias variáveis. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
MUROLO, Afrânio Carlos; BONETTO, Giácomo. Matemática Aplicada a Administração, Economia e Contabilidade. 2. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
RAMOS, André Luiz Santa Cruz. Direito Empresarial Esquematizado. São Paulo: Método, 2015.
ZANARDI, Gisele. Contabilidade Geral: Introdução à Contabilidade e Patrimônio. Caderno de Atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014.

Continue navegando