Buscar

Sinais e Sintomas do Botulismo

Prévia do material em texto

Quais são os principais sinais e sintomas do botulismo?
A ação da toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum resulta na paralisia dos músculos, inclusive dos músculos respiratórios, impedindo a respiração normal e podendo levar à morte por asfixia. A paralisia muscular progressiva inicia-se pela face, ptose palpebral (queda da pálpebra, que pode chegar a fechar o olho), dificuldade de deglutição, visão dupla e aversão à luz, dificuldade para urinar e evacuar. Os sintomas progridem, causando dificuldade motora e de respiração. Além disso, há o risco do paciente desenvolver pneumonia, o que também pode levar ao óbito. O diagnóstico laboratorial é feito através da detecção da toxina no paciente (soro ou fezes) ou no alimento, através da injeção em ratos.
Como o médico diagnostica o botulismo?
É de fundamental importância fazer-se precocemente o diagnóstico, para conter a evolução da doença. Um primeiro passo do diagnóstico é eminentemente clínico e é feito pelos sintomas. O diagnóstico laboratorial é realizado através da detecção da toxina no paciente (soro ou fezes) ou no alimento, através da injeção em ratos. A notificação de um caso suspeito é considerada surto e emergência de saúde pública.
Como o médico trata o botulismo?
O botulismo é uma emergência médica e requer administração imediata de um antídoto antitoxina (soro antibotulínico). Se o paciente apresentar déficit respiratório deve ser usada uma máquina de respiração artificial até a paralisia terminar, o que pode demorar alguns dias. Enemas podem ser usados para remover os restos de comida contaminada ainda não absorvidos do intestino. A antitoxina neutraliza apenas a toxina circulante e não afeta aquelas ligadas aos nervos, por isso, o tratamento tardio pode não funcionar.
A toxina ligada aos nervos permanece por longo período, durante o qual os sintomas são mantidos.
Como evolui o botulismo?
Se não for tratado com presteza e corretamente, o botulismo pode levar à morte.
Desidratação e pneumonia por aspiração podem ocorrer precocemente, antes mesmo da suspeita de botulismo, porasfixia. Infecções respiratórias podem ocorrer em qualquer momento da hospitalização. A toxina ligada aos nervos só se elimina lentamente, perdurando as sequelas por um longo tempo.
Como prevenir o botulismo?
Não consumir alimentos cuja lata ou tampa se apresentem estufadas ou enferrujadas.
Não consumir alimentos cujo conteúdo líquido se apresente turvo.
Não consumir alimentos cujo vidro se apresente turvo.
Só consumir mel de procedência conhecida e depois de um ano de idade.
Ferver os alimentos enlatados antes do consumo (principalmente o palmito).
Fonte: http://www.abc.med.br/p/355234/botulismo+causas+sinais+e+sintomas+diagnostico+tratamento+evolucao+e+prevencao.htm

Continue navegando