Buscar

Gestantes com complicações hepatopatas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

COMPLICAÇÕES HEPATOPATAS NA GRAVIDEZ
ACADÊMICOS:
Adalberto Júnior
Ana Lúcia Sobrinho
Daniela Oliveira
Geicielly Lima
Mônika Oliveira
Raiane Lima
Vallmylheya Maelly
A gravidez é um momento de alterações hormonais expressivas que desencadeiam modificações na fisiologia de todo organismo materno.
O fígado, maior glândula (endócrina e exócrina) e o segundo maior órgão do corpo humano, cursa com substancial adaptação ao estado gestacional, como também pode interferir no curso da gravidez.
A gravidez está associada a alterações laboratoriais hepáticas sem significado clínico, doenças hepáticas inerentes à gestação podem determinar um grave desfecho materno-perinatal.
Doenças hepáticas prevalentes e crônicas podem interferir no desenvolvimento normal da gestação.
ALTERAÇÕES HEPATOFISIOLÓGICAS DA GRAVIDEZ
Dentre as modificações clínicas da gravidez com repercussão hepática, nota-se que, ainda que haja o aumento do débito cardíaco e a da freqüência cardíaca materna, o fluxo sanguíneo encontra-se constante.
O exame físico do fígado, pouco auxilia o profissional, na gestante com doença hepática, visto que, além do útero gravídico, o estado de hiperestrogenismo, próprio da gravidez, pode ocasionar o aparecimento de telangiectasias e eritema palmar, encontrados nas doenças hepáticas crônicas.
EXAMES DE IMAGEM EM HISTOPATOLOGIA
Os exames por imagem em hepatologia, devem ser solicitados sempre à luz dos riscos e benefícios impostos pela teratogênese.
Ultrassonografia de abdome;
Tomografia computadorizada;
Ressonância nuclear magnética.
Exames invasivos como a biópsia hepática encontram-se claramente contraindicados na gravidez, exceto em situações extremas (como a investigação oncológica, ou mesmo na propedêutica da insuficiência hepática aguda). Nestes casos, a biópsia é realizada via transjugular.
DOENÇAS HEPÁTICAS ESPECÍFICAS DA GRAVIDEZ
Pré-eclâmpsia:
 Conceitua-se como pré-eclâmpsia (PE) o aparecimento de hipertensão arterial acompanhada de proteinúria em gestação acima de 20 semanas, podendo haver ou não edema. 
 Anteriormente a este período, pode surgir acompanhando doença 
 trofoblástica gestacional.
PRÉ- ECLÂMPSIA LEVE:
Síndrome multissistémica 
Podendo incluir outros sintomas como:
Edema
Distúrbios virtuais
Cefaléia
Dor no QSD ou epigástrica
 PRESSÃO ARTERIAL
Proteinúria da 20° semana de gestação até a 12° semana pós parto
PRÉ ECLÂMPSIA GRAVE:
PA >160/110 mm/Hg em 2 ocasiões, espaçadas em 4 hrs com proteinúria;
Oligúria <500 mL/24hrs;
Distúrbios cerebrais e visuais;
Edema de pulmão e cianose;
Síndrome HELLP
Crescimento intra-uterino restrito (CIR) grave.
Caracteriza-se quando um ou mais, dos critérios a seguir, estiverem presentes:
ECLÂMPSIA:
 É o aparecimento de convulsões seguidas ou não de coma em gestantes com pré-eclâmpsia, não devido à doença neurológica coincidente.
PRÉ-ECLÂMPSIA/ ECLÂMPSIA
Síndrome HELLP:
 Sigla utilizada para descrever a condição de paciente com pré-eclâmpsia grave, que apresenta hemólise (H), níveis elevados de enzimas hepáticas (EL) e contagem baixa de plaquetas (LP);
 A síndrome HELLP, que esta intimamente relacionada à pré-eclâmpsia, ocorre em 1/1000 gestantes, acometendo pelo geral, grávidas no terceiro trimestre.
As complicações mais freqüentes são a CID, o deslocamento prematuro da placenta, o edema agudo de pulmão e a insuficiência renal aguda.
O tratamento é predominantemente de suporte, com controle pressórico adequado, monitorização fetal e a escolha do melhor momento para o parto.
Hiperêmese gravídica:
 A fisiopatogenia da hiperêmese é multifatorial, compreendendo aspectos hormonais, psicológicos, genéticos, etc.
 A presença de vômitos incoercíveis no primeiro trimestre pode assinalar hiperêmese gravídica. Pode ser agravada pela perda de peso, distúrbios hidroeletrolíticos e elevação séria das enzimas hepáticas.
As manifestações clínicas são variáveis e o aspecto é amplo, desde náuseas e vômitos até elevações sérias significativas das aminotransferases e icterícia.
O tratamento é conservador na maioria dos casos, reservando-se a internação para controle dos sintomas ou nutrição parenteral.
Colestase intra-hepática da gravidez:
 É a mais freqüente doença hepática relacionada à gestação e a segunda causa de icterícia, depois das hepatites virais. Sua fisiopatologia não está bem esclarecida, mas parece ter relação com hiperestrogenismo. A ocorrência no 2º e 3º trimestre reforçam o papel hormonal.
O diagnóstico desta afecção baseia-se no prurido e elevação séria dos ácidos biliares.
O tratamento, objetiva proporcionar melhora dos sintomas maternos e dedução do óbito fetal.
Prurido Gestacional

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais