Buscar

AV1 CULTURA E SOCIEDADE NA MODERNIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1)Analisando o surgimento do sentimento da infância, durante a Idade Moderna, parece-nos estranho que não houvesse uma preocupação com a criança antes desse processo. Mas, o que provocaria esta ausência de um sentimento com relação à infância?
Alternativas:
a) Os pais, antes da Idade Moderna, preocupavam-se com os afazeres do campo e isto os impedia de "criar" os filhos adequadamente. Com a Revolução Industrial e o trabalho nas cidades, as pessoas puderam ter mais tempo para seus filhos.
b) As mães recebiam, desde cedo, a educação fundamentada em regras de bom comportamento, e a cultura da época sustentava a ideia de que para serem fortes os filhos não poderiam receber bons cuidados, e ao contrário, terem suas resistências testadas.
c) A infância era um período de incertezas, o nível de mortalidade infantil era alto, e o fato de não saber se a criança resistiria fazia com que os pais não estabelecessem um vínculo afetivo com a criança. Uma criança perdida logo seria substituída por outra. Alternativa assinalada
d) A infância não podia ser reconhecida principalmente por conta dos princípios morais e religiosos que pregavam a igualdade de todos e a inabilidade infantil no mundo, e também por conta de os pequenos não terem ainda uma alma reconhecida.
e) O sentimento da infância não se desenvolveu durante a Antiguidade ou mesmo durante a Idade Média por conta do processo evolutivo do ser humano, que precisava evoluir intelectualmente para pensar a infância de uma forma diferente.
2)A Idade Moderna presenciou o surgimento de um sentimento com relação à infância, por que é possível afirmar que este surgimento acontece primeiro nas camadas nobres da sociedade?
Alternativas:
a) Porque os nobres possuíam mais conhecimento sobre o mundo e sobre a moral da época, as outras camadas sociais não conseguiam realizar um esforço cognitivo para compreender o que lhes era ensinado sobre isso.
b) As crianças nobres nasciam mais fortes e alimentavam-se melhor, devido à isso sobreviviam e por isso logo cobravam seu lugar na sociedade, queriam participar ativamente e requeriam seus direitos.
c) Os pais das camadas mais pobres não se importavam com os filhos, pois era uma questão cultural atrasada, retrógrada, difícil de ser quebrada ou transformada por conta da incapacidade de compreender o que era diferente.
d) Porque o processo de construção do sentimento da infância surgiu primeiramente no campo intelectual, da reflexão, posteriormente apareceu na arte, e somente depois que este sentimento instalou-se entre os nobres, que tinham acesso à essa cultura.
e) As crianças pobres não chegavam a conhecer o significado da infância, pois eram inseridas muito cedo ao mundo do trabalho juntamente com seus pais e familiares ou mesmo com desconhecidos.
 Alternativa assinalada
3)É importante ressaltar que a inserção da criança no mundo social, ou seja, sua socialização, durante a Idade Média, não acontecia por meio da família. Sobre este tema, considere as afirmativas a seguir e julgue V para Verdadeiro e F para Falso:
1. A socialização e a aprendizagem das crianças, durante a Idade Média, acontecia por meio realização de tarefas em conjunto com os adultos.
2. A escola, como a conhecemos, é uma instituição moderna, surgida da preocupação em educar as crianças e jovens e prepará-la para o mundo adulto.
3. A escola do período moderno traz a preocupação com a educação moral e pedagógica, com o objetivo de uniformizar um comportamento.
4. No século XIII, os colégios já se tornaram institutos de ensino, agregando ainda mais estudantes, e não somente os mais pobres.
A partir da análise das afirmativas acima, assinale a alternativa que contém a sequência correta:
Alternativas:
a)1-V; 2-F; 3-V; 4-F.Alternativa assinalada
b)1-F; 2-V; 3-F; 4-V.
c)1-V; 2-V; 3-V; 4-F.
d)1-F; 2-F; 3-V; 4-V.
e)1-V; 2-V; 3-F; 4-V.
4)Sobre o desenvolvimento das escolas, a partir do século XV a população escolar passou a ser dividida a partir de sua capacidade, e ficavam sob a supervisão de um mesmo professor, em um mesmo lugar. Depois passou-se a designar um professor diferente para cada grupo, mas, ainda permaneciam em um mesmo lugar. Sobre isso, assinale a afirmativa correta:
Alternativas:
a)O processo foi longo até que as classes e seus professores fossem isolados em salas separadas, e isso decorreu da necessidade de adaptar o ensino do mestre ao nível do aluno.
 Alternativa assinalada
b)O século XV foi essencial, pois permitiu que a formação das classes escolares, a partir de uma iniciativa inglesa, os pioneiros desta forma de organização escolar.
c)A formação da escola moderna encontrou diferentes empecilhos ao longo do caminho, mas, instituiu-se no século XIV, com uma estrutura física já bem definida.
d)A escola moderna desenvolveu-se diferente do que havia durante os períodos anteriores, pois havia a liberdade de ensino, respeitando as individualidades, aquilo que o aluno desejava aprender.
e)O desenvolvimento escolar, com as classes escolares partiu de uma organização portuguesa, a partir das ordens jesuítas, e da catequização dos nativos americanos.
5)Sobre a questão da vestimenta, é interessante observar que os trajes infantis marcam a indiferença com a infância até o século XIII. Sobre esta questão, analise as proposições abaixo:
I. Era comum as crianças utilizarem o mesmo tipo de roupa dos homens e mulheres de sua condição social. Não possuíam um tipo específico de vestimenta.
II. A mudança com relação à vestimenta infantil ocorreu a partir do século XVII, principalmente nas classes nobres e entre a burguesia, que passam a utilizar um traje específico para as crianças, diferenciando dos adultos.
III. O traje adotado para as crianças menores era o mesmo para meninos e meninas, composto por saia, vestido e avental.
A partir das afirmativas acima, assinale a alternativa que apresenta apenas o que está correto:
Alternativas:
a)Apenas I está correta.
b)I e II estão corretas.
c)I e III estão corretas.Alternativa assinalada
d)II e III estão corretas.
e)I, II e III estão corretas.
RESPOSTA: 1C, 2E, 3C, 4A E 5E.

Outros materiais