Prova Objetiva de Gestão da Inovação
8 pág.

Prova Objetiva de Gestão da Inovação


DisciplinaGestão da Inovação422 materiais1.115 seguidores
Pré-visualização2 páginas
1 
1.Examine os dois pensamentos e defina a sua validade e a relação entre eles.
 I - Vivemos hoje uma tendência global da construção de um futuro sustentável ancorado em inovação sustentável, inovação em cadeias de valor, operacionalização da extraordinária explosão de informações que constitui o big data, convivendo com a quebra de paradigmas, novos modelos de negócios, a Internet das coisas e a criatividade exponencial e sem limites da tecnologia.
 POR ISTO
 II - A exploração do tema gestão da Inovação, tão atual quanto indispensável, é também crítico para o gestor, o administrador, o planejador ou o estrategista das organizações no milênio atual. Nunca, na história da civilização dita moderna ou pós-moderna, atual ou contemporânea, o foco na inovação e sua correspondente gestão foi tão premente e relevante.
 Qual a alternativa é verdadeira? 
 
Peso: 1.0 
	
	O primeiro pensamento (I) é verdadeiro e o segundo (II) é falso. 
	
	
	
	O segundo pensamento (II) é verdadeiro e o primeiro (I) é falso. 
	
	
	
	Ambos os pensamentos são falsos. 
	
	
	
	Ambos os pensamentos são verdadeiros e o segundo (II) justifica o primeiro (I). 
	
	
	
	Ambos os pensamentos são verdadeiros e o segundo (II) não justifica o primeiro (I). 
	
	
	Pontuação : 1 
2 
2. Hamel & Prahalad (1995) já afirmaram, em sua premonitória lucidez, que uma empresa incapaz de imaginar o futuro, não estará lá para desfrutar dele.
O que isto significa? Escolha as alternativas corretas.
I - Trata-se de fazer um plano administrativo consequente que contemple o \u201csangue\u201d, a parte financeira como o seu maior vetor para o futuro?
II - Trata-se de Trata-se de \u201cpensar o futuro\u201d. De pensar em sobrevivência com competitividade e resultado?
III - Trata-se de dar atenção máxima aos recursos humanos como condição básica para sobreviver?
IV - Trata-se de cultivar e acumular uma poupança que garanta o futuro?
V - Trata-se transformar as ideias em inovação e, por consequência, em resultados econômicos?
 Estão corretas:
 
Peso: 1.0 
	
	A alternativa I 
	
	
	
	As alternativas I e II 
	
	
	
	As alteranativas II e III 
	
	
	
	A alternativa IV 
	
	
	
	A alternativa V 
	
	
	Pontuação : 0 
3 
3. Existe uma grande confusão no sentido de duas palavras, inovação e invenção. Qual é o verdadeiro sentido de cada uma delas? Escolha as duas alternativas corretas.
Peso: 1.0 
	
	Inovação é a geração de uma ideia, que poderá resultar em um produto ou serviço. Ela está associada à criação, à invenção, à descoberta, ao invento, independentemente de sua viabilidade. 
	
	
	
	Invenção é a conversão da ideia gerada em negócio. Ela está ligada à novidade viável, prática e economicamente, à renovação, à mudança. 
	
	
	
	Invenção é a geração de uma ideia, que poderá resultar em um produto ou serviço. Ela está associada à criação, à invenção, à descoberta, ao invento, independentemente de sua viabilidade. 
	
	
	
	Inovação é a conversão da ideia gerada em negócio. Ela está ligada à novidade viável, prática e economicamente, à renovação, à mudança. 
	
	
	
	A confusão existe porque Inovação e invenção são a mesma coisa 
	
	
	Pontuação : 1 
4 
4. Considerando que gestão da inovação é em última análise gestão, precisa ser eficiente e eficaz. O que significam estes termos? Assinale as respostas corretas:
Peso: 1.0 
	
	A eficiência se refere ao desempenho, ao atingimento efetivo dos resultados. A eficácia organizacional é o grau no qual uma empresa alcança um objetivo estipulado. Significa que a organização é bem-sucedida no alcance daquilo que quer realizar. A organização atinge os resultados programados. 
	
	
	
	A eficiência se refere à qualidade das ações e dos recursos utilizados para atingir o objetivo estipulado. É o fazer de forma bem feita. É o atingir os objetivos bem. A melhoria da qualidade, o aumento da produtividade e a otimização de recursos e processos. 
	
	
	
	A eficácia se refere ao desempenho, ao atingimento efetivo dos resultados. A eficácia organizacional é o grau no qual uma empresa alcança um objetivo estipulado. Significa que a organização é bem-sucedida no alcance daquilo que quer realizar. A organização atinge os resultados programados. 
	
	
	
	A eficácia se refere à qualidade das ações e dos recursos utilizados para atingir o objetivo estipulado. É o fazer de forma bem feita. É o atingir os objetivos bem. A melhoria da qualidade, o aumento da produtividade e a otimização de recursos e processos. 
	
	
	
	Eficiência e eficácia, no fundo, são a mesma coisa. 
	
	
	Pontuação : 1 
5 
5. Sobre inovação e empreendedorismo. Observe as seguintes afirmações:
 I - Schumpeter agregou definitivamente um conceito de características econômicas à inovação, tornando-a elemento endógeno do próprio sistema econômico. De certa forma, associou a inovação ao empreendimento.
 II \u2013 Peter Drucker agregou definitivamente um conceito de características econômicas à inovação, tornando-a elemento endógeno do próprio sistema econômico. De certa forma, associou a inovação ao empreendimento.
 III - Peter Drucker associou de forma inquestionável e de forma permanente inovação e empreendedorismo. A partir do seu livro paradigmático \u201cInovação e espírito empreendedor: prática e princípios\u201d, a inovação e o empreendimento passaram a ser vistos como tarefas de propósito deliberado, que podem ser organizadas \u2013 e precisam ser organizadas \u2013 como um trabalho sistematizado. Ele trata da inovação e do empreendimento como parte integrante do trabalho do executivo.
 IV - Schumpeter associou de forma inquestionável e de forma permanente inovação e empreendedorismo. A partir do seu livro paradigmático \u201cInovação e espírito empreendedor: prática e princípios\u201d, a inovação e o empreendimento passaram a ser vistos como tarefas de propósito deliberado, que podem ser organizadas \u2013 e precisam ser organizadas \u2013 como um trabalho sistematizado. Ele trata da inovação e do empreendimento como parte integrante do trabalho do executivo.
 Estão corretas as alternativas:
 
Peso: 1.0 
	
	Somente I e II; 
	
	
	
	Somente II e III; 
	
	
	
	Somente III e IV; 
	
	
	
	Somente I e III; 
	
	
	
	Somente I e IV. 
	
	
	Pontuação : 1 
6 
6. O empreendimento ou empreendedorismo segue um processo mais ou menos um consenso. Assinale o texto que reproduz este processo:
Peso: 1.0 
	
	geração ou o aproveitamento de uma ideia para um novo negócio, dado o reconhecimento ou identificação de uma oportunidade, o empreendedor parte para a busca ou reunião de recursos financeiros, humanos e tecnológicos para desenvolver a oportunidade de novo negócio, segue o lançamento do novo empreendimento, é feita a gestão para o crescimento e desenvolvimento e o empreendedor colhe as recompensas do sucesso, enquanto correu riscos controláveis. 
	
	
	
	geração ou o aproveitamento de uma ideia para um novo negócio, dado o reconhecimento ou identificação de uma oportunidade, o empreendedor parte para a busca ou reunião de recursos financeiros, humanos e tecnológicos para desenvolver a oportunidade de novo negócio, segue o lançamento do novo empreendimento, é feito investimento para o crescimento e desenvolvimento e o empreendedor colhe as recompensas do sucesso, enquanto não correu riscos. 
	
	
	
	geração ou o aproveitamento de uma oportunidade para um novo negócio, dado o reconhecimento ou identificação de uma ideia, o empreendedor parte para a busca ou reunião de recursos financeiros, humanos e tecnológicos para desenvolver a oportunidade de novo negócio, segue o lançamento do novo empreendimento, é feita a gestão para o crescimento e desenvolvimento e o empreendedor colhe as recompensas do sucesso, enquanto correu riscos controláveis. 
	
	
	
	ideia, oportunidade, risco, resultado 
	
	
	
	oportunidade,
Alef
Alef fez um comentário
é referente a prova presencial da EAD?
0 aprovações
Sethla
Sethla fez um comentário
Muito bom!
3 aprovações
Carregar mais