Buscar

Via das pentoses

Prévia do material em texto

Via das pentoses
Objetivos:
1º- produzir ribose 5P para a formação de ácidos nucleicos
2º- produção de nucleotídeos (ATP-GTP-UTP)
3º- produção de NADPH (faz biossíntese redutora e também tem ação antioxidante).
4º- produção de antioxidantes (inativa radicais livres).
Glicose-6-p-desidrogenase
Retira P da glicose 6P e faz descarboxilação oxidativa. Ao retirar H e C da glicose, ambos são captados pelo NADP.
Regulação
O principal da regulação das vias das pentoses é pela Glicose-6-P desidrogenase. A ativação acontece quando NADPH estiver com a reação muito elevada, ou seja a via redutora e antioxidante está alta.
NADPH 
O NADPH tem duas funções básicas: biossíntese redutora, pois alguns produzidos só são sintetizados quando tem ação redutora, como os AG, que são produzidos quando há disponibilidade de NADPH, porque os H da molécula de AG vem deste composto; antioxidante porque estabiliza o radical livre doar H, o que inibe a sua ação.
Anemia por deficiência de glicose 6-p-desidrogenase
A velocidade da via das pentoses é reduzida;
 A produção de ribose e NADPH diminuem;
Pouca capacidade de combater radicais livres. Estes radicais livres oxidam a membrana da célula e causa morte da hemácia (hemólise), gerando anemia hemolítica.
Intervenção dietética: não fazer ingestão de alimentos rico em ferro, nem o uso do suplemento deste mineral, porque ele é oxidante. Orientar a ingestão de alimentos ricos em vitamina C e E, pois são antioxidantes.
Pacientes que mantem uma dieta com elevado consumo de alimentos ricos em carboidratos, e possuem a deficiência da enzima glicose- 6p- desidrogenase no fígado, devem fazer o controle de CHO, pois devido a esta deficiência enzimática atividade de biossíntese redutora também é reduzida.
Quando há consumo muito alto de CHO a via das pentoses está ativa, porque a atividade de biossíntese redutora está elevada...
 NADPH

Continue navegando