Buscar

Teoria Geral da Administração

Prévia do material em texto

Teoria Geral da Administração
Questão 1/5
Teoria da Administração Científica é um modelo é o modelo de administração desenvolvido por Frederick Taylor (1856-1915), considerado o grande nome da teoria administrativa. Taylor revolucionou os processos tradicionais dos métodos de trabalho, por meio da aplicação de métodos científicos, em várias empresas norte-americanas. Qual era o objetivo básico da administração científica?
Era incrementar a produtividade do trabalhador por meio de uma análise científica sistemática do trabalho do empregado, atingindo uma “maneira melhor” de realizar tal trabalho e assegurando prosperidade para o empregador conjugada com a máxima prosperidade do empregador.
Questão 2/5
A chamada Teoria Administrativa é a segunda grande escola da perspectiva clássica da administração e teve como principal representante o francês Henri Fayol (1841-1925). Para Fayol, a administração podia ser definida como a realização das atividades administrativas. Tais atividades se concentravam em cinco funções distintas. Como cada uma dessas funções pode ser entendida?
Função de previsão: tentativa de avaliar o futuro por meio de um plano e fazer provisões para realizar esse plano.
Função de organização: mobilização dos recursos humanos e matérias para transformar o planejado em ação.
Função de comando: dar a devida orientação aos empregados para a obtenção das tarefas realizadas.
Função de coordenação: trabalho em busca da unificação e harmonia de todas as atividades e esforços.
Função de controle: verificação para que tudo aconteça conforme planejado, de acordo com as regras definidas pelo comando.
Questão 3/5
A terceira teoria que integra a perspectiva clássica da administrativa é a chamada Teoria da Burocracia. Surgiu na Europa, no início do século XX, buscando encontrar a racionalidade técnica necessária para projetar e construir um sistema administrativo, baseado no estudo exato dos tipos de relacionamentos humanos necessários para expandir a produtividade. A ideia que temos hoje de burocracia é de algo negativo, ruim, que impede, emperra e atrasa as operações nas organizações. Weber não tinha essa concepção, para ele as burocracias foram estabelecidas para oferecer o meio mais eficiente de obter o trabalho feito. Cite, pelo menos, quatro características da burocracia, na concepção de Weber.
Divisão do trabalho: as atividades deviam ser desmembradas em tarefas simples, de modo que qualquer pessoa, de qualquer tipo de organização, poderia se tornar especializada em um tempo mínimo, contribuindo para eficiência organizacional.
Hierarquia de autoridade: cada posição na hieraqui deveria conter responsabilidades, deveres e privilégios específicos.
Racionalidade: os membros das organizações deveriam ser selecionados pela qualificação técnica para um desempenho adequado.
Regras e padrões: as decisões deveriam ser guiadas por regras, disciplinas e controles, aplicadas de forma impessoal, tanto aos empregados da organização como aos clientes fora dela.
Questão 4/5
Na sequência das teorias de transição, surgiu a chamada Escola das Relações Humanas. A ênfase que era colocada nas tarefas (Taylor), na estrutura (Fayol) e na autoridade (Weber), foi transferida para a ênfase nas pessoas que fazem parte das organizações. O australiano Elton Mayo foi o grande protagonista da Escola das Relações Humanas. Mayo viveu entre 1880 e 1949 e seus estudos concentravam-se em pesquisas sobre o relacionamento das pessoas no trabalho. Mayo também foi responsável pela coordenação e realização da experiência de Hawthorne, que forneceu uma série de descobertas sobre o comportamento humano no trabalho. A experiência de Hawthorne permite chegar a algumas importantes conclusões. Cite pelo menos quatro conclusões tiradas a partir desta experiência (experiência de Hawthorne).
.Os empregados não eram motivados somente por fatores externos, como os pagamentos, fatores psicológicos também afetavam a produtividade.
.Pausas no trabalho demonstram bons resultados na produtividade, mas não poderiam ser analisadas como elemento isolado.
.O relacionamento social entre os operários e a supervisão favorecida o aumento da produtividade
.Havia tendência de liderança em grupos mais sociáveis, resultando em maior cooperação do grupo para ultrapassar dificuldades de trabalho.
Questão 5/5
Embora noções de sistemas existam há muito tempo, uma grande diferença entre a era moderna e as anteriores é a maneira de pensar ou a filosofia da abordagem de sistemas. A solução de problemas atualmente exige um amplo enfoque para um sistema, mais do que o aprofundamento do problema em questão. Descreva como a organização deve ser examinada a partir da visão da Teoria dos Sistemas. 
Isso significa olhar o problema sob uma perspectiva mais ampla, ou seja, sob um ponto de vista holístico. A visão do problema como um todo é denominada visão de sistemas ou abordagens de sistemas. E o problema básico, que a teoria geral de sistemas focaliza, é a formulação de leis universais da organização de sistemas. 
OBS: Isso significa que é dada atenção especial tanto aos elementos como à interação. Ou seja, nenhuma parte de uma organização pode ser completamente compreendida sem examinar sua interação com outras partes.

Continue navegando