Sobre o exame físico com foco na Nutrição
2 pág.

Sobre o exame físico com foco na Nutrição


DisciplinaAvaliação Nutricional I4.322 materiais87.756 seguidores
Pré-visualização1 página
Sobre o exame físico com foco na Nutrição, assinale F para a afirmativa falsa e V para afirmativa verdadeira, indicando a sequência correta.
(  ) Na atrofia do masseter, a perda da bola de Bichat relaciona-se com redução prolongada da reserva calórica.
(  ) A atrofia temporal é muito comum em pacientes com hipo ou anorexia, bem como naqueles com disfagia, e acontece independentemente da pessoa estar ou não doente, podendo ocorrer em qualquer pessoa que faz dietas inadequadas.
(  ) O termo ascite se refere ao abdome escavado, que ocorre quando o indivíduo já perdeu toda a sua reserva calórica, o que significa que o paciente já está privado de alimentos há muito tempo.
(  ) A atrofia da musculatura paravertebral reduz a força de sustentação corporal, levando o paciente a adotar o decúbito dorsal com mais frequência e suas possíveis complicações infecciosas.
(  ) O "sinal de asa quebrada" é a atrofia da musculatura temporal junto à perda da bola gordurosa, quando o paciente é examinado de perfil.
		Quest.: 1
	
	
	
	
	V, V, V, V, V
	
	
	V, V, F, V, V
	
	
	V, V, F, F, F
	
	
	V, F, F, V, V
	
	
	V, V, V, F, F
	
	
		2.
		C.R.S, 42 anos, sexo masculino, está hospitalizado para tratamento de câncer de esôfago. Ele vem queixando-se de diarréia, falta de apetite devido às alterações do paladar, náuseas e vômitos. O valor do seu índice de massa corporal é de 18,1 Kg/m2, sendo sua aceitação alimentar por via oral menor que três quartos das recomendações nutricionais. Exames bioquímicos apresentaram os seguintes resultados: Albumina sérica 3,0g/dl; Hemograma - Eritrócitos 4,00milhões/mm3; hemoglobina 11g/dl; hematócrito 30%; Volume corpuscular médio 75,1fL. Os valores de hematocrito, hemoglobina e VCM indicam:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	Anemia megaloblástica
	
	
	Anemia perniciosa
	
	
	Anemia ferropriva
	
	
	Estado férrico normal
	
	
	Hemossiderose
	
	
		3.
		Com relação à avaliação bioquímica de um paciente, relacione as colunas quanto aos  indicadores de proteína somática e visceral:
(1) Indicadores de proteína somática            (  ) proteína transportadora de retinol
(2) Indicador de proteína visceral                 (  ) transferrina
                                                                 (  ) 3-metil histidina urinária
                                                                 (  ) índice creatinina altura
 Assinale a alternativa CORRETA, de cima para baixo:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	1, 1, 2, 1         
	
	
	2, 1, 2, 1
	
	
	2, 1, 1, 2         
	
	
	2, 2, 1, 1
	
	
	1, 2, 1, 2
	
	
		4.
		O fator intrínseco produzido pelo estômago é fundamental para que a vitamina B12 seja absorvida, na ausência do fator intrínseco o indivíduo pode desenvolver anemia megaloblástica, que é um tipo de anemia com característica
		Quest.: 4
	
	
	
	
	Hipocrômica e microcítica
	
	
	Hipercrômica e macrocítica
	
	
	Normocrômica e microcítica
	
	
	Normocrômica e macrocítica
	
	
	Hipocrômica e macrocítica
	
	
		5.
		O percentual de perda de peso corporal recente permite identificar o grau de gravidade de perda de peso em relação ao peso corporal usual. Um indivíduo com um peso usual de 60 kg que perdeu 2,5 kg em 1 mês, sem motivo aparente, tem a perda de peso classificada como:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	grave.
	
	
	gravíssima.
	
	
	significativa.
	
	
	severa.
	
	
	insignificante.