Buscar

TRANCRIÇÃO DE OCLUSÃO AULA DO LUIS PT1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

parte 1 - aula 14/05 - posicionamento e oclusão dentária
A posição dentária não é ao acaso, é um conjunto de fatores. é um equilibrio de forças no qual a resultante deve ser nula. quando os dentes estão desalinhados, podem haver várias causas. uma delas é que a arcada é meor que a quantidade de dentes (fruto da evolução). 
toda vez que o equilibrio de forças é rompido, a posição dentária é modificada. quando o paciente tem a lingua muito grande, os dentes ficam vestibularizados. a lingua faz força maior que os dentes podem suportar, por isso ficam vestiularizados. 
zona de neutralidade muscular é um equilibrio entre as estruturas ósseas, dentes, lingua e bochecha. as forças opostas principais que interferem na posição dos dentes, vêm da musculatura circundante. atraso na erupção pode causar desalinhamento dentário.quando perde-se o dentee não se fecha o espaço ali deixado ou quando não há reposição do mesmo por um novo dente, altera-se toda a oclusão.
há forças multidirecionais que atuam nos dentes, durante e pós a erupção.se cair o provisório, os dentes próximos migram para aquele espaço, impossibilitando a recolocação deste provisório posteriormente. precisa que o recoloque imediatamente!
quando rompe-se o equilibrio de forças, estas forças buscarão um novo equilibrio, mesmo que não seja ideal, e assim, haverá mudança na posição dos dentes. o dente semre busca tocar em outro. criança que chupa dedo, remodela o palato e vestibulariza os dentes.
quem tem macroglossia, empurra os incisivos para frente. pacientes com multiplos diastemas podem apresentar fibrose gengival, e isso se torna um obstáculo para fechar estes diastemas, pois as forças elásticas do periodonto, fazem com que os dentes voltem a posição de antes, por isso o ortodontista coloca contenções. quando há ponte fixa envolvendo muitos elementos dentários, os dentes antagonistas na oclusão, podem não suportar os possiveis traumas oclusais e se as raizes não estiverem posicionadas corretamente, pode desencadear um problema periodontal, ocasionando até em perda dentária.
tipos de oclusão:
1) ideal: é aquele paciente em que tudo pode não estar 100%, mas está tudo estável. as boas oclusões devem ter certos contatos interoclusais em dentes posteriores, que são os stoppers e equalizers.
stoppers (contato de parada) : estabelecido entre a aresta distal da cúspide do dente superior, com a aresta medial da cuspide inferior.
equalizers (contato de equilibrio) : estabelecido entre a aresta mesial da cuspide do dente superior e entre a aresta distal da cuspide inferior.
2) oclusão fisiologica: estado de homeostase, equilibrio entre todos os componentetes do sistema estomatognatico. sem sinal de patologia oclusal e n;ao precia de tratamento, mesmo que não seja o ideal.
3)oclusão patologica: os tecidos do sistema estomatognático, perderam o seu equilibrio funcional ou homeostatico, em resposta à demandas funcionais (forças multidirecionais).presença de interferências oclusais, ocasionando os traumas oclusais.
4)oclusão terapêutica: alcançada por uma intervenção terapeutica. deve ter relação ideal, tanto do ponto de vista funcional quanto do anatômico.
-quais são as cúspides de contenção cêntrica? resposta: são as que tem mais contato, ou seja as "vips" ( vestibular inferior com a palatina superior).
OVERJET: TRANSPASSE HORIZONTAL “Inversamente proporcional à altura das cúspide“
OVERBITE: TRANSPASSE VERTICAL “Quanto maior, mais altas as cúspides posteriores”