Buscar

APOL 1 ANÁLISE DE VANTAGEM COMPETITIVA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
Analise as assertivas a seguir e depois assinale a associação entre elas:
 
I – As políticas e os princípios organizacionais não devem ser baseados apenas unicamente na visão individual e isolada dos membros e colaboradores da instituição para serem implementadas e acionadas como sendo as políticas e princípios organizacionais.
 
PORQUE
 
II – As políticas organizacionais não são guias orientadoras da ação administrativa para o atingimento das metas e objetivos estabelecidos para a organização.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
	
	A
	As asserções I e II são proposições falsas.
	
	B
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois a assertiva I é verdadeira, onde sim E a assertiva II é falsa, pois As políticas organizacionais são sim guias orientadoras da ação administrativa.
	
	C
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	D
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
	
	E
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
�
Questão 2/5
A respeito dos conceitos relacionados ao processo estratégico, analise as asserções a seguir indicadas e dentre as alternativas apresentadas indique a única que contém a resposta correta:
 
I - “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si.
II - “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, determinado pelos sócios da organização e direção, para que sejam efetivados por meio de atividades sequenciais, com intuito especifico de lucro.
III - A escola empreendedora é, conforme entendimentos dos autores, a que representa mais adequadamente os estágios ou aspectos do processo de estruturação e formação das estratégias organizacionais e do processo estratégico
 
É correto o que se afirma em:
	
	A
	asserção I
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois O autor Rebouças (2007,p.58) nos ensina que processo: “ é o conjunto estruturado e intuitivo das funções de planejamento, organização, direção e avaliação das atividades sequenciais, que apresentam relação lógica entre si, com a finalidade de atender e, preferencialmente, suplantar, com minimização dos conflitos interpessoais as necessidades e expectativas dos clientes externos e internos da empresa”.
	
	B
	asserção II
	
	C
	asserção III
	
	D
	asserções II e III
	
	E
	asserções I, II e III
�
Questão 3/5
Baseado nos estudos realizados, e reportando-se aos fundamentos da visão empresarial, escolha, dentre as alternativas a seguir apresentadas, a única alternativa correta:
	
	A
	ferramenta de gestão que otimiza a distribuição das ideologias dos sócios, permitindo sequência correta de atividades, bem como de alocação das pessoas que irão desenvolver estas tarefas, é fator preponderante para a eficácia dos resultados empresariais.
	
	B
	deixa claro que um conceito mais amplo, que pode ser definida como ação operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista”.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois COSTA (2007, p.35) ao definir a visão deixa claro que o conceito é amplo, mas que pode ser definida como um “ conceito operacional que tem como objetivo a descrição da autoimagem da empresa: como ela se enxerga, ou melhor, a maneira pela qual ela gostaria de ser vista”.
	
	C
	estratégia de ação que corresponde ao arranjo dos diversos pontos de vistas dos diversos sócios de uma organização, envolvendo além do lucro, a preocupação de melhor adaptar as pessoas ao ambiente de trabalho.
	
	D
	estratégia de ação de representação ideológica mais utilizadas nas empresas e com ele se busca traduzir e mostrar de forma diferenciada, não apenas textual, as diversas formas e maneiras que traduzem como as coisas acontecem dentro de uma organização.
	
	E
	procedimento de atuação estratégica que determina como se dá a representação ideológica da estrutura formal de uma organização empresarial, considerando sempre a hierarquia e as relações entre as suas unidades”.
�
Questão 4/5
As estratégias devem ser adotadas pelas organizações visando à mudança organizacional, com foco a atingir os resultados esperados a longo prazo, destacando-se perante a concorrência, ou gerando meios para lidar com o desconhecido e ter eficácia.
Com base nos conceitos de estratégias para mudança, analise as afirmativas abaixo indicando V para verdadeiro e F para Falso, e assinale a alternativa correta:
I-          Por estarem direcionadas a encaminhar a organização aos objetivos que foram propostos, as estratégias não podem ser flexíveis, pois assim estariam desviando os resultados daquilo que foi previamente estipulado.
II-         Os fatores que são sugeridos para estratégias eficazes são: objetivos claros, decisivos; manter a iniciativa; concentração; flexibilidade; liderança coordenada e comprometida; surpresa; e segurança.
III-        As decisões estratégicas são aquelas que orientam a atingir um objetivo, em meio às situações previsíveis e imprevisíveis que ocorrem no ambiente dentro do qual a empresa está inserida.
IV-       As estratégias são restritas ao nível corporativo da organização. A diferença entre estratégia e tática está principalmente no nível hierárquico, ou seja, a quem essa ação representa na perspectiva organizacional.
	
	A
	I e IV apenas
	
	B
	II e IV apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	II e III apenas
Você acertou!
Justificativa da resposta: d) II e III apenas. A questão I está errada, pois as estratégias sempre precisam ser flexíveis, pois o ambiente é dinâmico e para chegar aos objetivos muitas vezes o curso precisa ser corrigido. A questão IV está incorreta, pois as estratégias não se restringem ao nível corporativo da organização, também são usadas nos níveis departamentais. A diferença entre estratégia e tática está na escala, ou seja, no tamanho que essa ação representa na perspectiva de quem é o responsável por ela (MINTZBERG et al., 2006).
	
	E
	I e II apenas
�
Questão 5/5
A Estratégia é conceituada também como criação de ajuste entre as atividades de uma empresa, criando diferenciação e sustentabilidade, quando temos que a eficácia operacional é necessária, mas não suficiente para garantir os resultados organizacionais.Com os conceitos sobre estratégia, indique qual das alternativas abaixo melhor define o que é eficácia operacional.
	
	A
	Desempenhar bem as atividades da organização.
	
	B
	Desempenhar atividades melhor do que os rivais.
Você acertou!
Justificativa da resposta: Alternativa “b”. A eficácia operacional (EO) significa desempenhar as atividades similares melhor do que os rivais. As alternativas “d” e “e” correspondem ao posicionamento estratégico. As demais não foram descritas nos materiais teóricos (MINTZBERG et al., 2006).
	
	C
	Desempenhar as atividades com foco nos objetivos.
	
	D
	Desempenhar atividades diferentes dos rivais.
	
	E
	Desempenhar atividades similares de maneira diferente.
_1537600927.unknown
_1537600932.unknown
_1537600934.unknown
_1537600935.unknown
_1537600933.unknown
_1537600930.unknown
_1537600931.unknown
_1537600928.unknown
_1537600919.unknown
_1537600923.unknown
_1537600925.unknown
_1537600926.unknown
_1537600924.unknown
_1537600921.unknown
_1537600922.unknown
_1537600920.unknown
_1537600915.unknown
_1537600917.unknown
_1537600918.unknown
_1537600916.unknown
_1537600913.unknown
_1537600914.unknown
_1537600911.unknown
_1537600912.unknown
_1537600910.unknown

Outros materiais