adriano
3 pág.

adriano


DisciplinaLudicidade Infantojuvenil29 materiais315 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10
Considere o exerto de texto a seguir:
''Para que o convívio de leitor com a literatura resulte efetivo, nessa aventura espirital que é a leitura, muitos são os fatores em jogo. Entre os mais importantes está a necessária adequação dos textos às díversas etapas do desenvolvimento infantil/juvenil''. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COELHO, N. N. Literatura infantil: Teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000. p.32.
Após a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as fases da leitura ao longo do ensino fundamental, relacione corretamente as fases às suas respectivas características:

1. Primeira fase.
2. Segunda fase.
3. (  ) Fase da leitura compreensiva.
(  ) Terceira fase.

Fase da Pré-leitura.
(  ) Fase da leitura interpretativa.

Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3 \u2013 1 \u2013 2

	
	B
	2 \u2013 1 \u2013 3

	
	C
	1 \u2013 2 \u2013 3

	
	D
	3 \u2013 2 \u2013 1

	
	E
	2 \u2013 3 \u2013 1

	

Questão 2/10
Atente para a seguinte afirmação:
\u201cO texto literário é polissêmico, pois sua leitura provoca no leitor reações diversas, que vão do prazer emocional ao intelectual. Além de simplesmente fornecer informações sobre diferentes temas \u2013 históricos, sociais, existenciais e éticos, por exemplo \u2013, eles também oferecem vários outros tipos de satisfação ao leitor: adquirir conhecimentos variados, viver situações existenciais, entrar em contato com novas ideias etc.\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, M. A. Como usar a literatura infantil em sala de aula. São Paulo: Contexto, 2005. p. 12.
Tendo em vista o texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as finalidades de uma metodologia para o ensino da literatura infantil, analise as seguintes afirmações:
I. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve tornar acessível ao leitor infantil a orientação para que este aprenda a encontrar sentido no texto, promovendo assim uma leitura de qualidade.
II. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve possibilitar que, diante dos avanços do processo de aquisição da leitura, o leitor se sinta recompensado por ter aprendido e vencido os obstáculos em seu processo de aprendizagem.
III. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve intervir de forma enérgica sobre as dificuldades dos alunos no processo de aquisição da leitura para que este não se torne lento e ineficiente.
IV. Uma metodologia para o ensino da literatura infantil deve orientar o aluno sobre o domínio de suas emoções, uma vez que o processo de leitura demanda uma percepção racional das informações contidas no texto, o que garante uma aprendizagem eficaz e mais rápida.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	II, III e IV apenas.

	
	B
	I, II apenas.

	
	C
	III e IV apenas.

	
	D
	I e IV apenas.

	
	E
	II e III apenas.

Questão 3/10
Leia a passagem de texto a seguir:
\u201cComo procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2003. p. 25.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações:

I. É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários.
II. É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade.
III. É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
IV. É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV apenas.

	
	B
	II, III e IV apenas.

	
	C
	III e IV apenas.

	
	D
	I e III apenas.

	
	E
	I, II e III apenas.

Questão 4/10
Leia atentamente a seguinte afirmação:
\u201cPiaget e Vygotsky, autores que pesquisaram o desenvolvimento humano, nascidos no mesmo ano, os autores têm muito em comum em suas pesquisas. Piaget morreu muito depois de Vygotsky, que faleceu aos 36 anos de idade de tuberculose, logo, Piaget só teve acesso às ideias de Vygotsky após sua morte\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0220.pdf>. Acesso em: 17 ago. 2016.
A respeito das diferenças de pensamentos entre Piaget e Vygotsky, e de acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. Vygotsky privilegia a maturação biológica e aceita os fatores internos sobre os externos.
II. Piaget acredita que o fator social interfere nas situações criadas pela imaginação da criança.
III. Para Vygotsky, a ideia de brincar origina-se na imaginação criada pela criança.
IV. Para Piaget cada ato de inteligência é definido pelo equilíbrio entre assimilação e acomodação.
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta.

	
	B
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

	
	C
	Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

	
	D
	Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

	
	E
	Apenas as afirmativas II e III estão corretas.

	

Questão 5/10
Leia atentamente a seguinte afirmação:
\u201cToda conduta humana é uma assimilação do dado a esquemas anteriores (assimilações a esquemas hereditários em graus diversos de profundidade) e toda conduta é, ao mesmo tempo, acomodação destes esquemas à situação atual\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. Forense: Rio de Janeiro, 1972. p. 95.
De acordo com o livro-base A Ludicidade na Educação: uma atitude pedagógica, assinale a alternativa correta a respeito do pensamento de Piaget sobre os jogos:
	
	A
	O jogo propicia interações e por isso atua na zona de desenvolvimento proximal.

	
	B
	Os jogos contribuem para o desenvolvimento cognitivo da criança, na medida em que ocorre o processo chamado de assimilação.

	
	C
	O jogo é a ação colocada em prática, na medida em que a criança consegue desenvolver as atividades individualmente.

	
	D
	Os jogos propiciam o desenvolvimento motor das crianças a partir dos 4 anos de idade.

	
	E
	O jogo é o nível mais alto do desenvolvimento da criança, e expressa-se quando a criança começa a explorar o mundo material ao seu redor, por volta dos 2 anos de idade.

Questão 6/10
Leia a seguinte afirmação:
\u201cApesar de as crianças menos favorecidas economicamente viverem em situações de estresse e risco constantes, o lúdico pode vir a ser um instrumento de promoção de resiliência, conforme o seu emprego\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: POLETTO, Raquel Conte. A ludicidade da criança e sua relação com o contexto familiar. Psicol. estud., Maringá, 2005. p. 67.
De acordo com o livro-base
Lucimara
Lucimara fez um comentário
É prova ou apol ?
0 aprovações
Carregar mais