Apol Avaliação escolar nota 100
12 pág.

Apol Avaliação escolar nota 100

Disciplina:Pedagogia24.604 materiais252.994 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Apol de Avaliação Escolar Nota 100
uestão 1/10
Leia o texto a seguir:
Durante muito tempo, o objetivo da educação estava relacionado com a transmissão de conhecimento e saberes produzidos pelo ser humano de geração para geração, ao longo de sua existência. Com o passar do tempo, a educação sofreu várias mudanças, especialmente no que se refere ao papel do professor.
Analise as afirmativas abaixo sobre as causas que influenciaram as mudanças no papel do professor.

I.( ) O crescente avanço das novas tecnologias de comunicação e informação.II.( ) As novas tecnologias proporcionam o surgimento de novas formas de interação entre as pessoas.
III.( ) As tecnologia causam um equilíbrio, principalmente na área da educação.
IV.( ) As mudanças causam um desequilíbrio na área da educação, onde os tradicionais paradigmas do ensino-aprendizagem são mais difíceis de serem modificados.

Agora, marque a sequencia correta:
	
	A
	V, V, F, F

	
	B
	F, V, F, V

	
	C
	V, V, F, V

Você acertou!
As afirmativas I, II, e IV são verdadeiras. O crescente avanço das novas tecnologias de comunicação e informação, presentes em todas as áreas do conhecimento, disponíveis em várias instâncias, proporcionam o surgimento de novas formas de interação entre as pessoas, capazes de provocar mudanças nos velhos paradigmas. Estas mudanças causam um desequilíbrio, principalmente na área da educação, onde os tradicionais paradigmas do ensino-aprendizagem são mais difíceis de serem modificados e “as estratégias educacionais precisam mudar para atender à solicitação da sociedade do ‘saber’ ou da ‘informação’” (Behrens, 1996). A afirmativa III é falsa. O crescente avanço das novas tecnologias de comunicação e informação, presentes em todas as áreas do conhecimento, disponíveis em várias instâncias, proporcionam o surgimento de novas formas de interação entre as pessoas, capazes de provocar mudanças nos velhos paradigmas. Estas mudanças causam um desequilíbrio, principalmente na área da educação, onde os tradicionais paradigmas do ensino-aprendizagem são mais difíceis de serem modificados. (p. 73)
 

	
	D
	F, F, F, V

	
	E
	V, F, V, F

Questão 2/10
Leia o texto:
A avaliação é resultado de uma soma de fatores: a forma que o professor escolheu para avaliar, as ideias pedagógicas que permeiam essa escolha, as considerações acerca dos instrumentos utilizados, as datas de aplicação destes, a relação do aplicador com os educandos, entre outros fatores.
Fonte: DALLA VALLE, L. R. L; LUCA, N, L, R. Avaliação Educacional. Curitiba: Opet, 2012, p. 69.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro da disciplina, quais os critérios para a formulação de questões de avaliação?

I. ( ) Apontamento dos objetivos que nortearão a avaliação.
II. ( ) Identificação dos conteúdos mais relevantes e significativos tema da ementa.
III. ( ) Ineditismo da avaliação garante o potencial para atender às exigências avaliativas.
IV. ( ) Variação dos valores a serem atribuídos às notas de prova e outros componentes.
 
 Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V, F, V, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois são considerados critérios para a formulação de questões de avaliação: Apontamento dos objetivos que nortearão a avaliação. Identificação dos conteúdos mais relevantes e significativos tema da ementa que comporão as questões de avaliação. Variação dos valores a serem atribuídos às notas de prova e outros componentes (Livro-base, 101).
A afirmativa III é falsa, pois os recursos para promover a avaliação por si não encerram o ineditismo em sua constituição, mas sim, em seu potencial positivo para dar respostas às exigências avaliativas. Livro-base, p. 106. (Livro-base, p. 80)

	
	D
	V, F, V, F

	
	E
	F, F, V, V

Questão 3/10
Leia o texto:
Desde a concepção até os 6 anos, a criança desperta para a percepção de um mundo ainda por desvelar, quando a curiosidade se utiliza da observação para a paulatina formação de ainda tênues ideias a respeito do mundo.
Fonte: BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. ampl. Curitiba: Ibpex, 2008, p. 149.   
 
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro da disciplina, sobre a educação infantil, segundo Both (2008) leia as sentenças a seguir, analisando-as:

I. ( ) A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer.
II. ( ) A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental.
III. ( ) A etapa educacional da crianças, dos 0 aos 3 anos, é denominada, pela legislação educacional brasileira como educação básica, pois, considera-se como uma educação que se basta em si mesma.
IV. ( ) A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções.
 
Agora, marque a sequência correta:
 
	
	A
	V, F, V, V

	
	B
	F, V, V, V

	
	C
	V, V, F, V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois A relação da criança da educação infantil com o mundo, se intensifica à medida que a percepção dos acontecimentos vai se tornando realidade concreta por meio do tato, olfato, audição, degustação, visão, prazer e desprazer. A avaliação desse nível de ensino escolar, constitui-se de acompanhamento da criança em seu dia-a-dia, observando-a, percebendo-a, orientando seu comportamento e suas reações e percepções. (Livro-base, p. 149)
A afirmativa III é falsa, porque, A legislação educacional brasileira trata a etapa pré escolar da criança, denominando-a carinhosamente de educação infantil, sem considerá-la como uma educação que se basta em si mesma, mas sim, como caminho ao ensino fundamental. (Livro-base, p. 149).

	
	D
	V, F, V, F

	
	E
	F, F, V, V

Questão 4/10
Leia o texto a seguir:
As teorias nos ensinam os conhecimentos das: filosofias, sociologias, psicologias, histórias, metodologias, tecnologias, apresentando os conhecimentos específicos e ao mesmo tempo, buscando integrá-las, para que seja possível aplicá-las em situações práticas. A prática pedagógica se configura pela interação entre as atividades teóricas e as atividades práticas, assim, a práxis é uma atividade teórico prática.
Com base nos estudos do livro base, analise as afirmativas a seguir sobre a condução e aplicação dessas teorias à prática cotidiana para aprendizagem.

I. ( ) A didática é um dos fundamentos que não influenciam na relação professor e aluno, e consequentemente, no processo ensino-aprendizagem
II. ( ) A didática conduz a aplicação destas teorias à prática cotidiana.
III. ( ) A didática é um dos pilares mais importantes da prática pedagógica.
IV. ( ) A didática um dos fundamentos que influenciam diretamente na relação professor e aluno.

São corretas as afirmativas:
	
	A
	Afirmativa I, II e IV são verdadeiras apenas

	
	B
	Afirmativa I, II, III são verdadeiras apenas

	
	C
	Afirmativa II, III e IV são verdadeiras apenas (Correta)
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras. A didática é considerada a ciência, a técnica que orienta o processo ensino aprendizagem, na busca da melhor forma para despertar no aluno o interesse pelo aprender. Ela é uma ciência, pois está fundamentada em princípios científicos, e também é técnica, pois procura aplicar esses princípios na ação docente. A afirmativa I é falsa. A prática pedagógica tem como pilares: a didática, a metodologia e a pesquisa. A didática é um dos pilares mais importantes da prática pedagógica, pois propicia subsídios necessários