Buscar

Alterações dermatológicas na gravidez

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Alterações dermatológicas na gravidez

As alterações cutâneas e de anexos durante a gravidez comumente se apresentam desde o início deste período e são em grande parte moduladas por fatores imunológicos, metabólicos e hormonais. É importante saber distinguir as alterações normais da pele durante a gestação de suas dermatoses para se evitar tratamentos desnecessários e que podem ser prejudiciais.
Hiperpigmentação
É a alteração fisiológica mais encontrada na gestação (90%);
Mais comum em mulheres de pele mais escura; 
A hiperpigmentação caracteristicamente aumenta de intensidade ao longo da gravidez e decresce no pós-parto, à exceção das áreas que normalmente já são hiperpigmentadas, as quais não voltam a apresentar a tonalidade pré-gravídica. 
A explicação deste processo não é muito clara, mas pode ser atribuída ao aumento dos níveis de hormônios estimuladores de melanócitos (células que produzem a melanina – pigmento da pele), estradiol e progesterona.

Melasma – causada por alteração hormonal;
Lentiginose – manchas senis causada pelos raios UV;
Pós inflamatória – lesões na pele (psoríase, queimaduras, acne, tratamentos cutâneos).
3 tipos

Hirsutismo:
Hirsutismo significa aumento dos pêlos do corpo e está presente em praticamente todas as mulheres na gravidez, em diferentes graus. É mais frequente na face, mas também ocorre nos braços, pernas e dorso. Acredita-se que o fenômeno esteja relacionado às alterações hormonais próprias da gravidez e em geral regride dentro de 6 meses pós-parto.
Pêlos e gravidez

Cabelos:
O ciclo do pêlo envolve fases de crescimento e repouso. A fase anágena corresponde ao período de crescimento e tem duração de 2 a 4 anos no couro cabeludo. Segue-se uma fase catágena, em que há interrupção da proliferação celular, com duração de cerca de 3 semanas. Por fim, na fase telógena se dá o desprendimento do cabelo da papila dérmica, com duração de 3 a 4 meses. 

Estrias
Mulheres brancas são mais propensas que negras e orientais, com uma incidência de 90%. Diversos fatores favorecem o desenvolvimento das estrias, como grau de distensão abdominal e ganho de peso materno, predisposição genética e mudanças hormonais. As estrias comumente representam um problema cosmético para as mulheres, permanecendo no pós-parto, embora se tornem menos evidentes.

As alterações vasculares são bem descritas durante a gestação e são devidas a dois fatores principais: hormonais e aumento o volume de sangue.
Alterações vasculares e hematológicas

Alterações mucosas
Gengivas: alterações nas gengivas comumente ocorrem na gravidez. A mais comum é o edema, mudando a cor da gengiva do vermelho escuro ao azulado. Também há uma tendência aumentada de sangramento gengival.
 Normalmente estas alterações ocorrem durante o quarto mês de gravidez e persistem por semanas após o parto. Outras alterações gengivais: hiperemia (vermelhidão) gengival, gengivites, aftas, periodontite, cáries (devido à alteração de composição salivar).
Mucosa vaginal: ocorre escurecimento da vagina e da vulva.

Ocasionalmente as seguintes alterações ungueais podem ser notadas:
Sulcos transversais (pequenos “afundamentos” no sentido transversal da unha);
Manchas brancas; Espessamento da lâmina;
Descolamento da unha.
Não existe explicação para a ocorrência destas alterações na gravidez.
Unhas

-hidroquinase , hidroxiácidos e retinoides; 
Cuidados profissionais- peelings cutâneos
Ácidos salicílico
Ressuperficialização cutânea a lazer .
Tratamento dermoabrasivo. 
Tratamento
hiperpigmentação

Hirsutismo 
Depilação a lazer
Cloridrato de Metformina .
Depilação a linha
Descoloração 

DermaRoller, skin roller ou microagulhamento: 
Carboxiterapia
Laser de CO2
Peelings de ácido retinóico
Dermoabrasão
Galvanoterapia
Micro Needling

Cardiovascular e dermatologista
Durante e após a gravidez 
Tratamento vascular e dermatologico


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais