Buscar

SM2 GESTÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina: CEL0372 - GESTÃO ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA 	Período Acad.: 2016.3 EAD (G) / SM
1.Leia as afirmativas abaixo sobre o processo de organização educacional. Em seguida, assinale a alternativa correta.
O processo de organização educacional dispõe de elementos constitutivos que são, na verdade, instrumentos de ação mobilizados para atingir os objetivos escolares. Tais elementos ou instrumentos de ação são:
 I - Planejamento - processo de explicitação de objetivos e antecipação de decisões para orientar a instituição, prevendo-se o que se deve fazer para atingi-los.
 II - Organização é a atividade através da qual se dá a racionalização dos recursos, criando e viabilizando as condições e modos para se realizar o que foi planejado.
 III - Direção/Coordenação é a atividade de coordenação do esforço coletivo do pessoal da escola.
	Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas
2.Segundo Vasconcellos (2002) "O movimento de democratização e qualificação da educação é um amplo e complexo processo que tem como meta a mudança na prática em sala de aula." Neste sentido entendemos que a gestão da escola (considerando, direção, supervisão, coordenação pedagógica, orientação educacional) passa a ter um importante papel, dada a sua influência na criação de um clima organizacional que atenda aos pressupostos de uma gestão democrática. Assinale a afirmativa que não atende aos preceitos de uma Gestão Democrática.	
Evitar a iniciativa de mudanças do professor com o objetivo de manter a ordem e a qualidade do ensino oferecido
3.A escola tem que estar no mesmo tempo cronológico da sociedade onde está inserida, cabendo à gestão desvendar os desafios desse tempo. Uma gestão democrática é aquela que tem como principal objetivo:	
Preocupar-se com o oferecimento de um ensino-aprendizagem de qualidade para todos os seus alunos;
4.Os pedidos de mudanças nos paradigmas de administração tiveram início por meio de parte do manifesto de 1932, porém não podemos esquecer que a administração de nossas escolas teve como modelo a administração científica e clássica de Taylor e Fayol, respectivamente. A respeito da administração Taylorista, podemos afirmar EXCETO QUE :
O Gestor gerencia o grupo dentro de ações coletivas , onde todos são responsáveis pelos resultados.
5.Paro (1988) discute o conceito de administração em geral, afirmando que alguns autores defendem a transposição de princípios gerais da administração para a escola. Nessa perspectiva, podemos afirmar que:
I. A administração é a utilização racional de recursos para a realização de fins determinados.
II. O trabalho como "atividade orientada a um fim".
III. É um processo pelo qual o homem se apropria da natureza para produzir sua existência material III. O processo de administração reflete o contexto politico, econômico e social em que estamos inseridos
Estão corretas as afirmativas:
	Todas estão corretas
6.Um aluno de 12 anos de idade tem a sua transferência requerida por seu responsável, no meio do ano, para a quarta série do ensino fundamental de uma escola pública. A documentação evidencia que, realmente, o aluno estudou até a quarta série em outro Estado, mas numa escola que não foi reconhecida pelo respectivo sistema de ensino. Segundo a LDB, a conduta correta do estabelecimento que recebe o requerimento de transferência é:	
avaliar o aluno, para reclassificá-lo segundo as normas curriculares gerais existentes.
7.Um modelo de gestão democrática será necessário para atender as demandas da escola a caminho da educação para todos e de qualidade.. O Artigo 3 da LDB 9394/96 garante: I - I gualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas; IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância; V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino; Assinale a alternativa correta:	
	I,II,III,IV e V
8.Diante do contexto das orientações legais da educação brasileira, percebemos que o antigo modelo de "administração" não satisfaz as concepções vigentes, sendo o modelo de gestão democrática o necessário para atender as demandas da escola a caminho da educação para todos e de qualidade. Concomitante às legislações, foram implementados Programas e Projetos Oficiais de formação de gestores das escolas públicas. Dentre os programas criados e implementados, está o PROGESTÃO. Assinale a opção que apresenta, corretamente, as diretrizes deste programa.
A meta principal do PROGESTÃO é o desenvolvimento de uma gestão democrática focado no sucesso escolar do aluno.
9.Paro (1988, p. 102) define transformação social como "processo pelo qual a classe fundamental dominada busca arrebatar a hegemonia social das mãos da classe dominante, construindo um novo bloco histórico sob sua direção". Nesse sentido, podemos compreender que:
II. A educação pode contribuir para a transformação social na medida em que for capaz de servir de instrumento de poder dos grupos sociais dominados no esforço de superação da atual sociedade.
IV. A apropriação do conhecimento é de fundamental importância para que a classe trabalhadora desenvolva a consciência critica. Estão corretas as afirmativas:
	Apenas II e IV
10.Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/95, a Educação escolar compõe-se de:	
Educação básica formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e Educação Superior.

Outros materiais