A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
resumão Direito do Trabalho II

Pré-visualização | Página 3 de 3

um padrão setorial de direitos superior ao padrão geral orindo da legislação heterônoma aplicáveis; quando as normas autônomas transacionam, setorialmente, parcelas justrabalhistas de indisponibilidade apenas relativa.
Entes Coletivos – Sindicatos
São entidades associativas permanentes que representam os trabalhadores vinculados por laços profissionais e laborativos comuns, visando tratar de problemas coletivos das respectivas bases representadas, defendendo seus interesses trabalhistas e conexos, com o objetivo de lhes alcançar melhores condições de labor. Conceito legal arts.511 + 512 CLT.
Reconhecimento e investidura sindical (formação) art. 515 requisitos para a nova entidade sindical. § único do 515 referente ao numero para pelo menos formar a diretoria sindical. Art. 516 principio da unicidade sindical – visa assegurar a existência de um único sindicato representativo dos trabalhadores ou empresas, seja por empresa, profissão ou categoria profissional. Mínimo de abragencia é um município; o principal é a força do sindicato.
Art. 548 CLT: contribuição sindical (imposto sindical): é devida por todos os empregados; será descontada obrigatoriamente de uma só vez no mês de março de cada ano e correspondera à remuneração de um dia de trabalho. É também devida pelos profissionais liberais lei define.
Contribuição confederativa: possui como objetivo o custeio do sistema confederativo, podendo ser fixada em assembleia geral do sindicato. Repassa para a federação e para a confederação.
Contribuição assistencial é estabelecida por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho, com intuito de sanear gastos do sindicato da categoria representativa. Fica só para o sindicato. art. 513
Mensalidade sindical contribuição que o sócio sindicalizado faz a partir do momento em que opta a filiar-se ao sindicato representativo. Esta contribuição normalmente é feita através de desconto mensal na folha de pagamento, com valor estipuladoem assembleia.
Art. 589 clt: sindicato 60%, federação 15%, central sindical 10%, confederação 5% e ministério do trabalho e emprego 10%.
Ler o artigo que o profe postol no portal 
482 e 483