Buscar

Equilíbrio ácido base - Cátia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Equilíbrio ácido base
• Para manter o pH sanguíneo na faixa de normalidade (7,35 - 7,45), ou seja, manter o equilíbrio entre ácidos (liberam H+) e bases (liberam OH-) no sangue, existem os tampões. Eles podem ser plasmáticos (ação em segundos), sistema respiratório (ação em minutos) ou sistema renal (ação em horas/dias). 
	- Tampões plasmáticos: 
		- Bicarbonato (no excesso de H+ funciona como base fraca, removendo esse excesso e tornando-se ácido fraco; na ausência de H+ dissocia-se e fornece esse H+) - extracelular
		- Fosfato ( Quando o PH está alto, o H2PO4 tampona o OH-, formando HPO4- e H2O. Quando o PH está baixo, o HPO4- tampona o H+, formando H2PO4) - liq. intracelular
		- Proteico ( Hemoglobina, presente no eritrócito, que quando a presença de H+ aumenta, separa-se do O2 e liga-se ao H+ ; albumina presente no plasma, que quando o pH está alto, libera H+ do seu grupo carboxila e quando ele está baixo, agrega H+ ao seu grupo amino)
	- Sistema Respiratório: 
		- A asfixia (hipoventilação) leva a uma acidose, pois há produção de gás carbônico pelas células e consequentemente muito H+ + HCO3-, o que acidifica o sangue. Portanto, para controlar uma ACIDOSE METABÓLICA, o sistema respiratório vai HIPERVENTILAR para "provocar uma alcalose" que vá balancear esse pH sanguíneo. 
		- A hiperventilação leva a uma alcalose, pois está a se expelir muito gás carbônico, o que eleva o pH sanguíneo. Portanto, em uma ALCALOSE METABÓLICA, o sistema respiratório vai HIPOVENTILAR, para "provocar uma acidose" que vá balancear esse pH sanguíneo.
 
	- Sistema Renal:
		- Responsável pela filtração de bicarbonato de sódio, de fosfato bi-sódico e cloreto de sódio, além da excreção de bicarbonato de sódio (na alcalose). 
		- Para corrigir uma ACIDOSE RESPIRATÓRIA, os rins vão promover uma ALCALOSE METABÓLICA, ou seja, vão aumentar o pH sanguíneo por meio da excreção de urina ácida e preservação do bicarbonato. 
		- Para corrigir uma ALCALOSE RESPIRATÓRIA, os rins vão promover uma ACIDOSE METABÓLICA, ou seja, vão diminuir o pH sanguíneo por meio da excreção de uma urina básica, ou seja, vão excretar o bicarbonato.
OBS : uma acidose metabólica pode se dar em virtude do aumento na produção de ácidos orgânicos (ácido lático ou corpos cetônicos) ou perda de HCO3- do corpo. Esse excesso na produção de ácidos pode ocorrer em diabetes e hipoxemia, por exemplo, e a perda do HCO3- em diarreia severa, uremia e doenças renais crônicas. Uma acidose respiratória ocorre quando há retenção de CO2 ( asfixia, líquido nos pulmões, enfisema, asma, traumas, obesidade severa). Alcalose metabólica ocorre por ingestão de bases e acúmulo de HCO3- e uma alcalose respiratória ocorre por hiperventilação (histernia, overdose de algumas drogas e febre).