Buscar

Aula 07

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Política de Saúde
Luis Draque
Aula 7
Aula 07
Gestão Estratégica em Saúde
De acordo com Vecina Neto (2011, p.113) a gestão estratégica envolve as seguintes etapas:
Análise do ambiente: neste momento deve-se avaliar as necessidades externas e internas (endógenas e exógenas), com a proposta de extrair oportunidades a serem exploradas e ameaças que podem ser minimizadas.
Formulação estratégica: mediante as necessidades diagnosticadas e os problemas detectados é preciso elaborar as formas de entrada no mercado de maneira inteligente e identificar o posicionamento adequado a organização.
Execução estratégica: nesta fase é hora de pensar em colocar em prática as estratégias que foram elaboradas para a entrada no mercado de trabalho e na concorrência, ou seja, transformar os ideais em ações e pensar na adequada implantação de projetos e dos planos de ação.
Gerenciamento das estratégias: nesta última etapa da gestão estratégica faz-se necessário garantir adequados resultados de planejamento e avaliar a tendência de resultados da estratégia a médio e longo prazo. É preciso fiscalizar o que se planejou e como isto está se procedendo na prática, para que os pontos positivos possam ser aperfeiçoados e os negativos reformulados.
Correntes teóricas que agregam as principais teorias explicativas da gestão estratégica e da performance organizacional.
Teoria da nova organização industrial
Porter (1980 apud Vecina Neto, 2011) afirmava que, em primeiro lugar, era preciso avaliar a necessidade de análise da indústria do mercado e não somente da firma na qual o problema está presente. É preciso focar no todo e não apenas na unidade. Em segundo lugar, era preciso avaliar o comportamento dos agentes econômicos no mercado de trabalho e não somente dentro da indústria onde ele atua.
Árvores de problemas
Nesta situação é preciso identificar o verdadeiro problema da situação e suas possíveis causas para que assim possam ser apresentadas as medidas de intervenção de forma eficaz, não exigindo testes e retestes. 
Por exemplo: Alto índice de doenças sexualmente transmissíveis. Quais são as queixas da sociedade? Falta de esclarecimentos nas escolas; falta de campanhas e divulgação dos prejuízos dessas doenças; falta de divulgação dos mecanismos para prevenção; falta de disponibilidade de preservativos suficientes para atender a população; vergonha por falta de conscientização na obtenção e uso dos preservativos, entre outras possibilidades sobre o acontecimento do problema.
Árvore de objetivos e soluções
Neste momento é preciso rever aonde se quer chegar com a solução do presente problema apresentado e a partir daí enumerá-los; sempre usando os verbos no infinitivo, como: gerir; realizar, fazer, produzir, entre outros.
Teoria dos recursos
Nesta teoria era preciso utilizar uma heterogeneidade de recursos para que as empresas competitivas tivessem de identificar suas estratégias e a sua organização pudesse sempre apresentar um diferencial surpreendedor ao mercado de trabalho.
Segundo Barney (in 2011, p.115) existem quatro atributos utilizados para avaliar o potencial dos recursos como fonte de vantagem competitiva sustentável:
Ter valor, ou seja, ser capaz de potencializar oportunidades e neutralizar ameaças;
Ser raro entre os concorrentes atuais e potenciais;
Não ser imitável ou ser imitável de forma imperfeita;
Não ser substituível por equivalentes, principalmente para os recursos de valor.
Escola Austríaca
Outro grupo de contribuições às teorias de estratégia engloba: a dinâmica da empresa, dos mercados e da concorrência, enfatizando mais os processos de mudança e inovação do que as estruturas das indústrias ou os arranjos estáveis de recursos. 
Teoria das capacidades dinâmicas
Além dos recursos propostos por Barney (1991) era preciso criar outros que sustentassem vantagem competitiva, sempre aperfeiçoando-os e criando novos produtos e mercados e ainda gerar novas competências e habilidades para avaliar as necessidades constantemente e ter pensamento inteligente para propor recursos que venham atender a concorrência.
AULA 07
São propostos três modelos para análise do ambiente no âmbito da saúde:
 
1º SWOT
O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, sendo o S (Strengths-Forças) o W (Weaknesses-Fraquezas), o O (Opportunities-Oportunidades) e o T (Threats-Ameaças). 
Na parte da análise do ambiente externo estão incluídas as avaliações:
Do desenvolvimento tecnológico, 
Legislação, 
Comportamento do consumidor, 
Mudanças nas relações comerciais 
Tendências socieconômicas-culturais.
Na parte análise do ambiente interno é possível verificar:
As forças e fraquezas dos indivíduos que compõem uma organização;
As capacidades individuais integradas no trabalho coletivo;
A qualidade da coordenação dos esforços da equipe.
2º Análise situacional
Nesta proposta não é preciso fazer uma análise de acordo com o cumprimento de uma lista de fatores, mas tentar explicar o que ocorre em uma dada situação, utilizando alguns elementos explicativos e valorativos. Neste momento “não se trata dizer o que ocorre, mas como o que ocorre levou a situação vivida pela organização e como esta compreensão pode ser utilizada para o modificação o status quo”. 
(Vecina Neto, 2011, p.118).
Execução da estratégia e comunicação
É preciso saber executar, não basta apenas planejar muito bem. Se não souber usar as ferramentas e os métodos que foram preparados para a solução do problema, nada adianta ter um bom planejamento.
O processo estruturado de execução da estratégia passa por duas etapas, segundo Vecina Neto (2011, p.121):
Desdobramento das estratégias formuladas e definição de seus mecanismos de controle.
Realização de projetos e ações nos diversos níveis organizacionais.
Gerenciamento da estratégia
A última etapa do planejamento estratégico consiste em mensurar os resultados alcançados, compará-los aos objetivos esperados, identificar as funcionalidades e as razões para o desvio e estabelecer ações corretivas, se necessário 
(VECINA NETO, 2011, p.123).
Política de Saúde
Luis Draque
Ativdade 7
Atividade
Assista o vídeo a seguir:
Reflexão sobre formulação de politicas públicas. Semelhanças com o que se discute em outros países.
22

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando